A educação é que molda o caráter, dizem leitores do Blox

blog abreEm mais uma enquete promovida pelo blox, nossos leitores responderam a pergunta “Quadrinhos e filmes violentos moldam o caráter de crianças e jovens?”. Cerca de 1\3 dos votantes (33,5%) acredita que sim, sendo que 12% afirma que é por isso que a programação possui uma classificação etária enquanto que 21,5% acha que as pessoas se deixam levar por aquilo que vêem na TV ou cinema.

Educação se aprende em casa!

Educação se aprende em casa!

Já para 23,6% dos nosso leitores, o caráter é algo inato ao ser humano e não é um filme ou HQ violenta que vai construir isso na mente em formação. Por fim, quase metade dos votantes (43%) acredita que o que molda o caráter das crianças e jovens não são os filmes e sim a educação que recebem dos pais. Se uma criança for bem educada e receber valores sólidos, uma cena violenta ou uma HQ de teor mais pesado não vai transformar ninguém num maníaco homicida.

Eu não sou maluco! (Foto: AP/Denver Post, RJ Sangosti, Pool)

Eu não sou maluco! (Foto: AP/Denver Post, RJ Sangosti, Pool)

Infelizmente, somos surpreendidos por notícias de jovens que provocam verdadeiros massacres inspirados por personagens da cultura pop. Caso recente é o do estudante de medicina americano que matou diversas pessoas na estreia do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em 2012.  Autoproclamando-se como o Coringa, o jovem entrou no cinema com um colete à prova de balas e armas de grosso calibre e atirou nos espectadores, matando mais 12 pessoas e ferindo outras 58.

Outro caso aconteceu no Brasil, durante a exibição do filme O Clube da Luta, em 1999, quando outro estudante, armado com uma submetralhadora, invadiu a sala de projeção e disparou nos presentes, deixando um saldo de seis mortos e três feridos. A discussão, claro, gira em torno da influência que as HQs ou filmes violentos tiveram sobre essas pessoas, mas uma pessoa que já vai para o cinema armada, já tinha suas ações premeditadas e, obviamente, não foi o filme que a motivou a isso. Chama a atenção o fato dos dois serem estudantes universitários, ou seja, pessoas que, teoricamente, possuem um nível cultural elevado.

Já estamos com outra enquete no ar. Não deixe de votar ao lado qual a HQ mais aguardada de 2013. A votação se encerra no início de abril.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s