Dica Literária: O Chamado dos Bisões

Terceiro livro da série Fábulas da Terra, o livro O Chamado dos Bisões é mais um belíssimo conto da autora Paola Giometti, que narra a história da pequena Mika, uma filhote de bisão que se perde da família durante a migração anual da sua espécie e precisa caminhar sozinha para reencontrar seus rebanho, enfrentando inúmeros perigos comuns à espécie, como lobos, coiotes e o mais perigoso de todos os animais, conhecido como Nukpana.

Série Fábulas da Terra possui outras duas obras

O livro completa uma trilogia iniciada com O Destino do Lobo (2015) e O Código das Águias (2016), com os personagens Biso e seu bisneto, a quem ele transmite as lições que aprendeu dos animais em sua evolução e luta pela sobrevivência. De forma lúdica, a narrativa de Biso invade o pensamento dos animais e os humanizam, fazendo seu bisneto (e todos os leitores) compreender os preciosos ensinamentos trazidos pelos antepassados, que permanecem pelas gerações.

Bovinos migram para atender ao chamado de seus antepassados.

O fio condutor da história é a migração e o porquê da necessidade dos bisões ficarem mudando de lugar ano a ano para fugir do fustigante frio de inverno da região montanhosa, mas com isso colocando sua própria integridade em risco ao se exporem aos predadores e à incerteza da chegada. Ao mesmo tempo em que resgata uma consciência histórica – os bisões já foram abundantes nas pradarias da América do Norte, mas a caça acabou por ameaçar a espécie de extinção – a história traça um paralelo com a trajetória humana em busca de seu próprio crescimento interior.

A autora apresenta, com sensibilidade, toda sabedoria da Mãe Natureza

Não bastasse a sensibilidade com que conduz a história, a autora também é responsável pelas ilustrações do livro, que são poucas, mas sempre surgem em momentos-chave da leitura, transmitindo ainda mais o clima tocante da narrativa. Embora sejam obras independentes e uma não dependa da outra para ser compreendida, os três livros da autora se interligam por meio de sutis referências que os leitores mais atentos percebem com facilidade. Por tratar do reino animal, lobos, águias e bisões são coadjuvantes na história uns dos outros e isso torna tudo muito mais completo ao deixar claro que, na natureza, ninguém está sozinho e somos todos parte de um todo.

Ilustrações da autora são tocantes

O Chamado dos Bisões é uma publicação da Andross Editora, sob o selo Engrenagem. Tem 144 páginas e pode ser adquirido nas livrarias e pelo site da autora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s