Os super-heróis e a religião

Heracles para os gregos, Hércules para os romanos (ou será o inverso?)

Aproveitando que o Vaticano declarou recentemente que Homer Simpson é um modelo de cristão católico, nosso blox resolveu fazer um levantamento sobre a religião de alguns super-heróis conhecidos. É bem verdade que o conceito de heroismo sempre esteve intimamente ligado com a religião. Basta estudar mais a fundo a mitologia greco-romana, por exemplo, onde os deuses possuem poderes que os assemelham aos super-heróis conhecidos. Hércules não tem superforça? Mercúrio não é superveloz? Netuno não é o Senhor dos Mares? Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Thor era cultuado pelos vikings

A mitologia nórdica também tem seus deuses-heróis que ajudavam e inspiravam os vikings em suas batalhas. É verdade que esses deuses foram adaptados para os quadrinhos e transformados em personagens coloridos, mas muito antes disso acontecer, eles já povoavam o imaginário e a devoção dos povos antigos. O próprio Jesus Cristo também é frequentemente comparado a um certo Homem de Aço, pela semelhança de suas histórias: um habitante do céu envia seu filho único para a Terra, onde ele é educado por pais adotivos bondosos e, ao crescer, inicia sua missão de salvar a humanidade.

Semelhanças à parte, alguns personagens de quadrinhos também exprimem sua fé. Alguns declaradamente, outros nem tanto, mas deixam pistas que podem nos levar à conclusão de suas crenças. Então, vamos à lista:

Demolidor, Noturno, Hellboy, Hulk e Adaga são católicos

Católicos: Noturno, dos X-Men, entrou no seminário por um período e tentou tornar-se padre. O Demolidor tem uma mãe freira, já foi coroinha quando criança e sempre aparece confessando-se com um padre nas HQs. Hellboy, o pequeno ser filho de um demônio com uma feiticeira, mas de boa índole, também professa o catolicismo e anda sempre com um terço entre as mãos. Adaga, da dupla com Manto, também vivia tomando conselhos com um padre de sua paróquia. O Hulk casou com Betty Ross numa igreja católica e sua versão do universo Ultimate também já foi vista com um terço nas mãos. Outros heróis: Daimon Hellstrom (filho de Satã), Víndix e Aurora (ambos da Tropa Alfa), Justiceiro, Flama (Novos Guerreiros), Demônio Azul (DC), Caçadora (DC), Besouro Azul (DC), Satana e os X-Men Gambit e Banshee. Interessante notar que grande parte dos personagens católicos são representados como demônios ou com aparência demoníaca.

Capitão América, Lanterna Verde e Homem-Aranha são protestantes

Protestantes: Religião predominante nos Estados Unidos, tem vários heróis seguidores. Entre eles, o Capitão América, o Homem-Aranha e o Lanterna Verde. Nenhum deles deu uma prova conclusiva de sua confissão religiosa, mas tudo leva a crer nessa suposição. O Capitão América, pelo fato de representar o estilo de vida americano e o Homem-Aranha, principalmente pelas cenas do seu casamento e da sua Tia May terem sido realizados por um pastor. Outros heróis: Flash, Robin, Homem de Gelo.

Super metodistas

Metodistas: Os principais seguidores desta religião nos quadrinhos pertencem à família Super: Superman, Superboy (Conner Kent) e Supergirl. Criado no interior do Kansas,  o jovem Clark Kent teria herdado esta religião de seus pais adotivos e frequentemente foi representado diante de uma dessas igrejas, inclusive na série “Quatro Estações”, onde toma conselhos com um pastor. Outros heróis: Amanda Waller.

Magneto, Lince Negra e Coisa: judeus da Marvel.

Judeus: Magneto é assumidamente judeu, pois foi revelado sua dura infância nos campos de concentração. O Coisa, do Quarteto Fantástico, também já professou essa religião em algumas histórias do grupo. Kitty Pryde, dos X-Men, é outra que pertence a este grupo religioso. Outros heróis: Sasquatch (Tropa Alfa), Coruja (Watchmen) e Dr. Samson.

Motoqueiro Fantasma e Vampira: Batistas

Batistas: Vampira, dos X-Men, já se declarou batista. Além disso, ela provém do sul dos Estados Unidos, uma região predominantemente batista. Outro que acredita-se pertencer a esta religião é o Motoqueiro Fantasma. Outros heróis: Míssil (Novos Mutantes), Vulcão Negro, Falcão e Raio Negro.

Punho de Ferro, Wolverine e Homem-Radioativo são budistas

Budistas: a galera zen dos quadrinhos é formada pelo Punho de Ferro, o Homem-Radioativo e Wolverine. Acredita-se que o Batman, como passou um tempo no Oriente treinando para ter o controle do corpo e da mente, tenha recebido ensinamentos budistas, mas também há provas que ele pertença à religião anglicana (abaixo). Outros: O Sombra, Arqueiro Verde II (Connor Hawke) e Homem-Múltiplo (X-Men).

Anglicanos: Mulher Invisível, Tocha Humana e, possivelmente, Batman

Anglicanos: A Mulher Invisível e seu irmão, o Tocha Humana, pertencem a esta religião. O Batman, como foi dito, recebeu ensinamentos budistas, mas as cruzes presentes nos túmulos de seus familiares são do estilo usado pelos anglicanos, daí a suspeita que o Homem-Morcego pertença a esta religião, embora ele não seja um frequentador ativo. Uma teoria interessante é que ele tenha sido educado nesta religião, mas depois do assassinato de seus pais, tenha desacreditado de tudo e se afastou. Outros heróis: os X-Men Fera, Jean Grey, Psylocke e Anjo também são personagens anglicanos.

Jimmy Olsen, seguidor de Lutero

Luteranos: O principal representante desta religião nos quadrinhos é Jimmy Olsen, parceiro do Superman.

os heróis egípcios: Ísis, Cavaleiro da Lua, Adão Negro, Gavião Negro e Mulher-Gavião

Egípcios: Ísis, Adão Negro, Cavaleiro da Lua, Gavião Negro e Mulher Gavião são heróis que cultuam divindades egípcias.

Representantes da Mitologia: Capitão Marvel, Mulher-Maravilha, Hércules (gregos) e Thor (nórdicos)

Mitológicos: a Mulher-Maravilha, o Capitão Marvel e Hércules são heróis baseados na mitologia greco-romana. Já Thor, Valkíria, Miragem (Novos Mutantes) e Gelo (Liga da Justiça) são heróis que provém da mitologia nórdica.

Os ateus: Lex Luthor, Arqueiro Verde, Vespa e Colossus

Há muitas outras denominações religiosas, mas com poucos personagens representando-as. Há também aqueles que não declaram abertamente sua religião ou são ateus, caso de Lex Luthor, o Vespa, Arqueiro Verde (Oliver Queen) e Colossus (X-Men).

O objetivo deste post não foi enaltecer nenhuma religião em particular, mas sim mostrar que a religiosidade está presente em todos os lugares, até mesmo nos quadrinhos, com toda sua diversidade de crenças. Independente da religião professada, o importante é seguir o maior preceito de todas elas: o amor ao próximo e a harmonia com o universo que nos cerca. O resto são apenas rótulos.

Para obter mais informações a respeito, inclusive de outras religiões não publicadas aqui, há um site muito interessante que tem uma lista bem grande de heróis que dá, inclusive, referências das revistas em que foram publicadas pistas sobre suas opções religiosas. Basta clicar aqui.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s