Dica Literária: Monstros Entre Nós

Em sua segunda antologia como organizador, Davi Paiva reúne 14 contos que descrevem a relação entre humanos e criaturas fantásticas. Com 100 páginas, o livro Monstros entre Nós – Contos sobre a Relação entre Humanoides e Monstros foi lançado pela Editora Darda no início deste ano e apresenta desde demônios ameaçadores, passando por alienígenas, criaturas lendárias e algumas até bem conhecidas.

Segunda antologia organizada por Davi Paiva

O próprio conto de Paiva, “A Busca”, leva o leitor de volta ao Reino de Raysh, citado na obra Cavaleiro Negro (leia nossa crítica aqui), muito embora o conto seja independente e não exija a leitura da obra anterior. Outros contos trazem os monstros para paisagens mais familiares, como a Avenida Tiradentes (“Perseguição”, de JP Tarcio Jr. ) e o bairro da Vila Guilherme (“O Carrasco das Bestas Elementais”, de Lucas Palhão), ambas em São Paulo.

Tenha muito medo! Não, espera…

Nem todos os monstros são vilões. Alguns são bem amigáveis, a despeito de suas aparências bestiais. É o caso de “Melhor Amigo”, de Wagner Weite Thomé ou “Herzog, o meio-orc, contra Zagull, de mil olhos”, de Rodrigo F. L. Gomes, que trazem monstros amigáveis ou nada ameaçadores. No mesmo raciocínio, o autor J. B. Alves destaca, em “O pior dos demônios”, que o verdadeiro monstro pode ter uma aparência mais familiar.

Mitologia e cotidiano se misturam em 14 contos fantásticos

A maioria dos autores também fez parte da antologia Poderes (leia nossa crítica aqui), a primeira obra organizada por Paiva. Com textos ágeis e envolventes, os textos fazem uso do realismo fantástico para destacar dois lados de uma mesma moeda: o heroísmo e a capacidade de superação do ser humano, além de sua tendência em temer aquilo que não entende. O título do livro deixa bem claro que os monstros estão entre nós desde os tempos mais remotos. Cabe ao leitor identificá-los.  Monstros entre Nós pode ser encontrado no site da Editora Darda.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s