Primeiro colocado na lista deste blog dos melhores livros lidos de 2023 (Veja a lista completa aqui), Antes que o Café Esfrie é uma franquia literária japonesa, escrita por Toshikazu Kawaguchi, que já tem cinco exemplares publicados na Terra do Sol Nascente e que acaba de lançar o terceiro volume no Brasil, pela Editora Valentina. Antes que o Café Esfrie 3 traz um subtítulo que norteia todo a obra: A Morte não precisa ser o fim da vida. Um tema pesado e delicado, que mexe com nosso sentimento de forma bastante profunda.

Gostaria de café com passado ou futuro?

De forma resumida, o livro trata do seguinte: uma cafeteria escondida em um beco no Japão tem a peculiaridade de permitir que as pessoas consigam viajar no tempo. No entanto, há uma série de regras a serem seguidas: a viagem no tempo acontece numa única e específica cadeira do local, que é ocupada por um fantasma e a pessoa só pode se sentar nela quando o fantasma se levanta para ir ao banheiro (não pergunte, é ficção!); o presente não se altera com a viagem temporal (se a pessoa quer mudar algo que ela fez, não vai dar resultado); a pessoa não pode sair da cadeira, sob pena de ficar presa no tempo e virar o próximo fantasma; consequentemente, a pessoa só pode se encontrar com alguém que já frequentou a cafeteria. Por último, e mais importante, ela deve retornar antes que o café servido a ela antes da viagem esfrie.

Os pés do Monte Hakodate é o novo cenário do livro.

Cada livro tem sempre a mesma estrutura: é dividido em quatro capítulos, cada um abordando uma história que começa e termina, como se fosse um seriado de televisão. Embora independentes, são interligadas pelo mesmo fio narrativo. No caso do volume 3, as histórias mudam de ambiente e, ao invés de acontecerem no café Funiculi Funiculá (o cenário dos outros dois livros), ele se passa no Donna Donna, localizado aos pés do Monte Hakodate e filial do primeiro.

Filme já virou série de TV no Japão.

A cada capítulo, temos personagens querendo reencontrar pessoas que já morreram, pelos mais diversos motivos: seja para reclamar, rever alguém ou descobrir segredos não revelados e dizer o que não foi dito. Para tornar tudo muito mais forte, o pano de fundo de cada história é guiado por uma personagem que lê um livro chamado O Que você Faria se o Mundo Acabasse Amanhã? – 100 Perguntas. São histórias tocantes, que poderiam ser a história de cada um de nós e, por isso mesmo, geram tanta identificação e fazem o livro ser o best seller que é, com mais de três milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo.

“Altamente ilógico!”

Como os dois anteriores, o livro é excelente e reúne momentos emocionantes e comoventes. Mas cabe dizer que este volume é inferior aos outros dois por conta de um ponto específico: a mudança de cenário. Não faz muito sentido ter duas cafeterias com as mesmas características, pois isso anularia a magia inexplicável que existe na primeira. Não bastasse a mudança de local, ambas possuem a tal cadeira exclusiva e o fantasma sentado nela, com a diferença que no Donna Donna este é um homem, enquanto que o Funiculi Funiculá tem uma mulher. Como diria Spock, da série Jornada nas Estrelas: “Altamente ilógico!”

O vazio e a dor da ausência é curado com uma carga de esperança.

A troca de cafeterias até possui uma explicação, mas é algo desnecessário, visto que a mudança de espaço não influencia em nada nas histórias, que poderiam muito bem ter acontecido na outra, constituindo-se em um elemento sem nenhuma função prática. Mesmo assim, o autor trata o tema da morte com bastante sensibilidade e atinge em cheio o coração dos leitores, com tramas comoventes e cheias de sentimento.

Café com um toque de amor.

Um detalhe interessante de cada volume é que, na sinopse da quarta capa, há sempre a pergunta “Quem você gostaria de encontrar uma única e última vez, se fosse possível viajar no tempo?” e conclui com uma frase de efeito impactante que resume o conceito de cada livro. No volume 3, a frase é: “Para que nossas lembranças jamais se apaguem”. Frase forte que define a dura jornada de quem fica após a morte de alguém querido. Antes que o Café Esfrie 3, assim como seus antecessores, são o tipo de livro que não pode faltar na estante de apreciadores de uma boa leitura.

Antes que o Café Esfrie 3
232 páginas
Autor: Toshikazu Kawaguchi
Editora: Valentina

 

Deixe um comentário