Saído do Forno: O Império dos Gibis

(Foto: Manoel de Souza)

Com um atraso de um ano, o livro O Império dos Gibis – A Incrível História dos Quadrinhos da Editora Abril finalmente começa a chegar aos colaboradores que financiaram o projeto pelo Catarse. Primeiro lançamento da Editora Heroica, o livro é de autoria de Manoel de Souza e do jornalista Mauricio Muniz, respectivamente o ex-editor e ex-colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis e editores da finada revista Mundo Nerd. A obra foi colocada para financiamento coletivo entre 19 de dezembro de 2018 e 17 de fevereiro de 2019, com lançamento previsto para abril do mesmo ano, durante o Festival Guia dos Quadrinhos.

Os pais da “criança”. (Foto: Arquivo Maurício Muniz)

No entanto, durante o processo de pesquisa, os autores foram descobrindo tantas informações relevantes e tantas curiosidades que o livro, que devia ter 240 páginas passou para 544, aumentando o tempo para escrita e edição dos textos. Ao todo, foram dezenas de horas de entrevistas com profissionais do mercado que, em algum momento, prestaram serviço para a cultuada editora, além de leitura de milhares de quadrinhos e pesquisa em várias publicações impressas e sites. Com isso, o lançamento foi adiado por vários meses.

Tijolão: 3cm de grossura

Mas o que poderia ter causado reclamações e problemas para a editora recém-criada foi resolvido com transparência e honestidade: o editor usou as redes sociais para ir postando o progresso da obra, explicando aos apoiadores o andamento do processo. garantindo assim a credibilidade do projeto. Da meta de R$ 25 mil para confecção do livro e brindes, o valor captado foi de R$ 58,4 mil (montante 233% superior) o que proporcionou o aumento das páginas, acréscimo de novos brindes (os cards informativos com capas de revistas subiram de 20 para 30) e a inclusão de dois cadernos coloridos de 32 páginas cada, com várias curiosidades das edições. Tudo isso sem custo para o colaborador que, com o mesmo valor investido, passou a receber um material muito maior e de mais qualidade.

64 páginas coloridas.

E que qualidade! Ao pegar a obra nas mãos, dá pra sentir uma grande satisfação em ter adquirido um excelente produto. Tanto pela qualidade gráfica como pela quantidade das informações, algo inédito no mercado brasileiro em se tratando da Editora Abril. Nunca antes uma pesquisa tão profunda foi feita sobre a editora, com tantas fontes que estiveram lá dentro e, portanto, têm muita história para contar – algumas até polêmicas e controversas. Com certeza, o livro entrará para a lista das leituras obrigatórias nas faculdades de Comunicação, como literatura essencial para formação de novos profissionais da área.

Dossiês com histórico das grandes revistas: de brinde para publicação regular.

Quem não foi colaborador do Catarse também pode adquirir o livro pelo recém-lançado site da Editora Heroica, com uma promoção bastante amigável, que inclui também outra publicação da empresa: os dois primeiros números do Dossiê Grandes Revistas, contando a trajetória das primeiras HQs de super-heróis Marvel lançadas pela Abril – Capitão América e Heróis da TV, com direito a infopôster de ambas as edições. Os dossiês (em formato 16cm X 25cm), criados como brindes para os apoiadores do Catarse, ficaram tão bons que se tornaram a segunda publicação regular da Heroica, que pretende lançar novas edições futuramente – o da revista Superaventuras Marvel já está escrito, em processo de edição.

O kit inclui 30 cards com capas das publicações da Abril com informações no verso.

Infelizmente, por conta da crise com o Covid-19, a noite de autógrafos que estava prevista para o lançamento do livro foi cancelada e, dessa forma, as vendas avulsas estão sendo feitas apenas pela Internet. Quem tiver interesse no kit, deve entrar até sexta-feira no site da Editora Heroica e efetuar a compra pelo preço promocional, pagando via cartão de crédito/débito ou boleto bancário. Após essa data, o preço aplicado será o normal. A entrega será feita pelos Correios. Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para conhecer a história da editora que, como diz o título do livro, se tornou um verdadeiro império e revolucionou o mercado, influenciando a vida de muitas pessoas. Inclusive este que vos escreve, que cresceu lendo os quadrinhos da Editora Abril.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s