Luca, o novo longa-metragem da Pixar, estreou no dia 18 de junho, pelo canal streaming Disney+, trazendo as aventuras de um monstro marinho curioso que descobre o valor da amizade nas ruas da fitícia cidade italiana de Portorosso (uma analogia à verdadeira, chamada Camporosso). Esta é a 24ª. animação do estúdio e a terceira inédita consecutiva, seguida de Dois Irmãos (2019) e Soul (2020), após uma série de continuações.

Curioso e sonhador, Luca é um pastor de peixes.

Luca (voz de Jacob Tremblay, o Auggie, de Extraordinário, 2017) é um monstro marinho pastor que vive no fundo do mar levando os peixes para nadar em locais onde possam comer belas algas – o divertido é que os peixes balem como ovelhas. Cheio de curiosidade, o garoto sempre quis saber o que havia na superfície, algo que sua mãe o proíbe terminantemente, alertando sobre o perigo dos pescadores que caçam monstros marinhos.

Alberto e Luca sonham em explorar o mundo numa Vespa.

Um belo dia, Luca encontra o garoto Alberto (voz de Jack Dylan Grazer, o Fred Freeman de Shazam!, 2019), que ele descobre ser também um monstro marinho que vive entre os humanos. Por uma magia inexplicada, a aparência dos monstros muda sempre que saem da água e voltam ao normal quando se molham. Alberto passa, então, a ensinar Luca sobre o mundo dos humanos – informações que ele próprio enxerga à sua própria maneira, não como elas são – e alimentar o sonho de explorar o mundo inteiro sobre uma moto Vespa.

Giúlia, Luca e Alberto formam um time para competir na olimpíada anual de Portorosso.

Enquanto explora o mundo humano, Luca e Alberto conhecem Giúlia (voz de Emma Berman) e formam com ela um time para vencer o arrogante Ercole (voz de Saveiro Raimondo) numa competição de triatlo, que inclui uma prova de natação, comer um prato de massa italiana e uma corrida de bicicletas. O filme destaca o relacionamento entre os personagens ressaltando as diferenças entre Luca, mais ingênuo e precavido, e Alberto, atrevido e descolado, cujos nuances fortalecem a amizade, mas também enfatizam os desentendimentos.

Luca descobre as maravilhas do mundo humano com Giúlia.

Isso fica mais evidente com a chegada de Giúlia, com seu temperamento impulsivo e teimosia, logo estabelecendo uma relação de irmão com Luca, ajudando-o a descobrir mais sobre o mundo humano, com informações reais ao invés das fantasias de Alberto. Fantasias, aliás, que também são muito bem exploradas na história, com muita ludicidade, misturando a imaginação do garoto com os acontecimentos reais, criando um clima mágico e encantador.

Filme presta uma homenagem à cultura italiana.

Não falta humor, na figura do gato Machiavelli, que é o único que descobre a real imagem dos monstros marinhos disfarçados e passa a atacá-los sempre que possível, bem como nas trapalhadas dos garotos sempre que são molhados e precisam esconder suas verdadeiras aparências. Engraçados também são os bordões em italiano – que nem sempre correspondem ao que eles realmente significam. Além disso, elementos da cultura italiana fazem parte do enredo em citações referenciais, sempre divertidas de encontrar e na própria trilha sonora, com clássicos como Tintarella di Luna (Banho de Lua) e Viva la Pappa col Pomodoro, interpretado pela cantora Rita Pavone.

Um tributo à amizade

O final, como sempre acontece nas produções do estúdio, apela para a emoção do espectador e alguns corações mais sensíveis podem ir às lágrimas. Diferente da última produção, Soul, que apelou para temas transcedentais e conceitos de metafísica, Luca é uma produção simples, com uma trama encantadora, que fala para todos os públicos com humor, aventura e a magia como só a Pixar poderia proporcionar. Um tributo à amizade que pode não ser um dos melhores filmes do estúdio, mas faz bonito mais uma vez. Più Bello!

Luca (95 minutos)
Elenco: Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman, Saverio Raimondo, Maya Rudolph, Jim Gaffigan e Marco Barricelli.
Exibição: Disney+

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s