Na última quarta-feira, dia 9 de junho, estreou na Netflix o longa-metragem Awake (idem, 2021), ficção científica de baixo orçamento (cerca de US$ 10 milhões) que mostra as consequências de um evento inexplicado que tira das pessoas a capacidade de dormir e provoca uma verdadeira paranoia na população. O filme tem uma rápida participação do ator Finn Jones (protagonista da série Punho de Ferro, também na Netflix).

Jill e seus filhos. Família feliz que será vítima de um evento misterioso.

Jill (Gina Rodriguez) é uma agente de segurança que tem dois filhos adolescentes, Noah (Lucius Hoyos) e Matilda (Ariana Greenblatt), que ficam com a avó Doris (Frances Fisher). Num fim de semana, quando Jill pega seus filhos para um passeio, acontece um apagão na cidade que atinge todos os equipamentos elétricos, incluindo automóveis, provocando vários acidentes e tumulto nos hospitais. A partir daí, pacientes despertam de seus comas e as pessoas percebem que ninguém mais consegue dormir.

Finn Jones faz participação pequena, mas marcante. E nem precisou das artes marciais.

Aparentemente, apenas duas pessoas mantêm-se normais: a pequena Matilda e uma mulher de idade, que está sendo estudada pela Dra. Murphy (Jennifer Jason Leigh), uma especialista em doenças do sono que é colega de trabalho de Jill. As duas podem ser a resposta para descobrir o que aconteceu e, a partir de seus DNAs, encontrar uma cura, mas Jill não está disposta a permitir que sua filha se torne uma cobaia do Governo.

Clima tenso o filme inteiro.

É motivo para que a família se torne fugitiva e toda cidade comece a sofrer os efeitos da falta de sono: primeiramente, a desorientação. Depois, seguem-se as alucinações e, por fim, a  histeria coletiva. Jill e seus filhos precisam lidar com uma população paranoica que começa a enxergar tudo e todos como inimigos, criando um clima de tensão e desespero que permeia toda trama até o clímax.

Fugitivos

É um filme envolvente e tem uma boa atuação dos protagonistas, que realmente conseguem passar a pressão sofrida por seus personagens, mas peca na conclusão da trama. É aquele tipo de filme que agrada, mas cujo final deixa uma sensação de frustração por ter uma conclusão insatisfatória. Talvez o objetivo do diretor seja deixar um final aberto para uma possível continuação, mas como não fica clara essa intenção (principalmente porque, até agora, as produções originais da Netflix nunca tiveram sequências), resta mesmo a decepção final. Mas no contexto geral, é um filme bem interessante que proporciona bons momentos, principalmente para quem gosta do gênero ficção científica.

Awake (96 minutos)
Elenco: Gina Rodriguez, Ariana Greenglatt, Lucius Hoyos, Finn Jones, Jennifer Jason Leigh.
Exibição: Netflix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s