O canal streaming Disney+, em parceria com a Marvel Studios, estreou hoje sua terceira série baseada nos personagens da editora. Loki (idem, 2021) traz de volta o astro Tom Hiddleston no papel do Deus da Mentira, revelando o que aconteceu com ele após os eventos de Vingadores: Ultimato (2019). Por sinal, cabe aqui um aviso: embora este texto não tenha spoilers da série estreante, certamente terá dos acontecimentos anteriores a ela, já que a série repercute suas consequências.

Recapitulando a fuga em Ultimato.

Dito isto, vamos lá: o episódio começa recapitulando a cena em que Loki é capturado após a batalha de Nova York, mostrada em Os Vingadores (2012) e consegue recuperar o Tesseract e fugir de seu destino – cena mostrada em Vingadores: Ultimato (2019). O poder do cubo leva o trapaceiro até a Somália, onde ele é capturado pela AVT – Autoridade de Variância Temporal, uma agência encarregada de manter a linha do tempo correndo naturalmente e sem qualquer anomalia.

Pior castigo: ficar na fila de uma repartição pública.

Como Loki se tornou uma “variante” temporal – uma vez que, pelos acontecimentos conhecidos, ele foi levado a Asgard para julgamento e aprisionado, conforme vimos em Thor: O Mundo Sombrio (2013), de onde escapou para tomar o lugar de Odin, como mostrado em Thor: Ragnarok (2017) – ele é levado a julgamento pelos Homens-Minuto (os soldados da AVT) por distorcer a linha temporal. É quando Mobius (Owen Wilson), um oficial da AVT, o convoca para uma missão particular.

Mobius contrata Loki para uma missão.

Se, por um lado, a série era necessária para solucionar o gancho que ficou em aberto no último filme dos Vingadores, por outro, a solução dada parece pouco viável. Loki parece uma cópia deslavada de Legends of Tomorrow – série da DC que mostra os heróis viajando no tempo para corrigir anomalias, sendo que há uma agência encarregada de controlar esses fatos – com excesso de piadas forçadas que mostram a reação do deus da trapaça frente à entidade tão pouco convencional e suas atividades idem.

Eu me garanto. Sozinho!

Obviamente, estamos falando de apenas um episódio, mas a premissa da série já começou errada. Até aí, WandaVision (2021) também começou mal e foi crescendo nos episódios posteriores, explicando os acontecimentos e, com isso, guardando gratas surpresas. É o que se espera também de Loki, mas, diferente de sua antecessora, não há um grande mistério a ser resolvido, que motive o espectador a aguardar o próximo episódio com ansiedade.

Uma referência aos quadrinhos recentes?

Ao que tudo indica, nem mesmo referências aos quadrinhos com aparições de novos personagens haverá, pois a AVT é um conceito novo que não existe nas HQs. Por conta disso, o programa só se prenderá mesmo no enorme carisma de Tom Hiddleston, que consegue roubar as cenas sempre que aparece – coisa que já fazia no cinema, tornando-se o melhor vilão do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas será que só isso é suficiente para segurar uma série?

Relembrando fatos cinematográficos importantes.

Um ponto positivo é que o primeiro episódio faz uma boa recapitulação da “carreira” cinematográfica de Loki, mostrando seus principais momentos, fazendo com que aqueles que estão chegando agora e não viram os longa-metragens não fiquem tão perdidos no tempo, com o perdão do trocadilho. É uma pena que essa primeira amostra não tenha empolgado tanto quanto deveria e Loki tenha se mostrado apenas uma cópia piorada da concorrente. Um personagem tão rico merecia um programa de alto nível, para equiparar ao brilhantismo da interpretação de Hiddleston. O que consola é saber que tempo para corrigir os erros iniciais, ainda há de sobra.

Loki (seis episódios com aproximadamente 50 minutos cada)
Elenco: Tom Hiddleston, Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Eugene Cordero, Tara Strong, Wunmi Mosaku.
Exibição: Disney+

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s