Existe um universo super-heróico além da Marvel e da DC. A prova disso é a série espanhola O Vizinho (El Vecino), cuja segunda e última temporada estreou no final de maio pela Netflix. Estrelada por Quim Gutiérrez no papel do super-herói Titan, personagem criado em 2004 por Santiago Garcia e Pepo Pérez para os quadrinhos espanhóis. A primeira temporada da série estreou em 31 de dezembro de 2019 no canal streaming e trouxe uma divertida aventura do personagem que, de certa forma, chega a lembrar o Chapolim, criado e imortalizado por Roberto Gomes Bolaños.

quadrinhos inspiraram a série.

A exemplo do Lanterna Verde, Javier é um rapaz comum que é escolhido por um extraterrestre para se tornar o defensor do planeta e recebe dele um uniforme especial e um estoque de pílulas que lhe confere poderes especias – superforça, capacidade de voo, supervelocidade etc. Com apenas 10 episódios de cerca de meia hora cada, a primeira temporada mostra Javier lidando com a descoberta de como esses poderes funcionam, com a ajuda de seu vizinho José Ramón (Adrián Pino), de onde vem no nome da série.

Juan é o vizinho que ajuda Titan a descobrir seus poderes. Ou tenta.

O enredo é repleto de situações ridículas e inusitadas, como as desculpas inventadas pelo herói para justificar as ausências no trabalho e lidar com a ex-namorada Lola (Clara Lago), entre outras, que focam na vida cotidiana muito mais do que na vida heroica. A segunda temporada dá continuidade aos eventos, mas é mais curta – tem apenas 8 episódios de cerca de 30 minutos cada – e encerra a série, mesmo que haja um gancho para uma continuidade (aparentemente, a decisão da Netflix pegou a equipe de produção também de surpresa).

O mundo ganha uma nova heroína. E Titan vai ter que lidar com ela.

Nestes oito episódios, Javier tem que lutar pelo status de herói oficial da Espanha, visto que surge outra pessoa com superpoderes. Ao mesmo tempo, a prefeitura quer usar a imagem heroica de Titan para se autopromover e conseguir se tornar a sede das Olimpíadas. Como se não bastasse, a raça alienígena que o transformou em protetor do planeta resolve questionar essa decisão e promove um teste para saber se ele, de fato, é digno desse título.

Garoto-propaganda do Governo?

A segunda temporada perdeu um pouco do ritmo em relação com a anterior e acabou ficando um pouco mais séria (sem que isso signifique que perdeu o humor, apenas que houve uma queda na quantidade de trapalhadas). As relações interpessoais ganharam mais destaque, o que evidencia a veia cômica dos atores e a química que há entre o elenco. Uma pena que a série termine tão prematuramente, pois ela ainda prometia grandes possibilidades para uma terceira temporada.

O Vizinho – Segunda Temporada (oito episódios de aproximadamente 30 minutos cada).
Elenco: Quim Gutiérrez, Clara Lago, Adrián Pino, Catalina Sopelana, Javier Botet, Gracia Olayo.
Exibição: Netflix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s