Dica Literária: Os Filhos de Odin

Lançado em 2015, o livro Os Filhos de Odin (Única Editora, 224 páginas) embarca no sucesso dos filmes da Marvel e da série de TV Vikings (History Channel) para apresentar as lendas da mitologia nórdica que narram as aventuras dos deuses cultuados pelos antigos vikings. O autor, Padraic Colum, narra, em diversos contos, a saga dos deuses mitológicos desde a sua origem até o final dos tempos, chamado de Ragnarök.

O autor Padraic Colum

O livro é dividido em quatro grandes capítulos – Os habitantes de Asgard, O coração da bruxa, Odin, o andarilho e A espada flamejante e o crepúsculo dos deuses – trazendo, em cada um deles, diversos contos que podem ser lidos isoladamente, mas que, lidos em sequência, fazem uma grande narrativa da história dos deuses nórdicos.

Livro vem no embalo das produções da Marvel e série de TV dos Vikings

A obra tem uma linguagem que lembra as histórias contadas pelos vikings ao pé da fogueira e que passaram de geração em geração, com suas narrativas fantásticas e exageradas – conta-se que tentaram enganar Thor dando-lhe um chifre para beber contendo as águas do mar. E tanto ele bebeu que chegou a baixar as marés) – e textos cheios de apostos (“Odin, o mais velho dos deuses”; “Loki, o trapaceiro”; “Baldur, o bem- amado” e por aí vai), repetidos à exaustão, para fazer o interlocutor gravar  na memória as características dos personagens.

A mitologia nórdica tem muito mais do que apenas Thor e Loki.

Ideal para quem quer conhecer um pouco mais dos mitos narrados nos quadrinhos do Poderoso Thor (muitas histórias foram adaptadas na série Contos de Asgard, lançada recentemente pela Salvat), o livro é uma leitura deliciosa que amplia o conhecimento sobre nossos antepassados e mostra que os mitos são uma maneira dos nórdicos encontrarem, no espírito guerreiro dos seus deuses, o mesmo vigor e força para vencer suas batalhas. Interessante conhecer um mundo que vai muito além das aventuras de Thor e das maldades de Loki.

Os Filhos de Odin é da Única Editora, um selo da Editora Gente e pode ser encontrado nas livrarias ou no site da editora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s