Leituras da Semana – Maio (4)

Para encerrar o mês de maio, muitas leituras, incluindo os segundos números de Renascimento, da DC. Mas tem muita coisa da Marvel também, como a inesquecível saga do Capitão Marvel contra Thanos, pelas mãos do cósmico Jim Starlin. E, pra rir um pouco, a Turma da Mônica também entra no clima de super-heróis e faz uma paródia de Vingadores – Era de Ultron.

“Meu horóscopo me diz que hoje é um bom dia para enfrentar supervilões.”

O Espetacular Homem-Aranha 6 (abr/2017) – Na conclusão da saga do Escorpião (do Zodíaco, não o velho inimigo rabudo do Cabeça-de-Teia), nosso Amigão da Vizinhança vai usar toda sua tecnologia e influência mundial para se antecipar ao vilão. A terceira HQ da revista deixou de lado o Aranha Ultimate e trouxe uma história extra do Aranha tradicional resolvendo um misterioso caso sobrenatural. São boas histórias, mas a sensação é de que o Homem-Aranha não é mais o mesmo herói carismático de antes.

Sátira aos heróis da Marvel

Clássicos do Cinema Turma da Mônica 56 – Os Vingadoidos: A Era de Sanson (mai/2017) – Mais uma paródia super-heróica cheia de referências a diversos filmes da Marvel – e, creiam, o roteirista Flávio Teixeira de Jesus vai além do filme em questão e inclui personagens nada a ver para não perder a piada. E não perde, pois a trama é hilária. As principais cenas do segundo longa dos Vingadores estão lá – como a briga do Hulk contra o Homem de Ferro usando a armadura Hulkbuster, por exemplo – mas a história segue por outro rumo, como só a Turma da Mônica poderia fazer.

Histórias épicas de Jim Starlin

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel – A vida e a Morte do Capitão Marvel – Parte 1 (abr/2017) – Para os leitores mais antigos, as histórias deste encadernado fazem parte do primeiro volume de A Saga de Thanos, coleção em cinco edições em formatinho publicada pela Editora Abril em 1992. Metade dele também foi republicado na Coleção Histórica Marvel Os Vingadores 1. No entanto, nada como (re) ler essas histórias em formato original e papel de qualidade, sem os tradicionais cortes que a editora fazia – muito embora há que se elogiar a louvável iniciativa de publicar toda a história de Thanos até aquele momento em uma coleção inédita. Um grande serviço da Editora Abril, prestado aos leitores, que a Panini poderia copiar. A capa dura também é uma vantagem em comparação à Coleção Histórica. E convenhamos: sempre é bom ver Jim Starlin em início de carreira, dando ao Capitão Marvel uma relevância como ele nunca teve até então, que culminaria na melhor história do personagem já escrita. Mas isso é assunto para o outro volume.

Um recomeço para a Liga da Justiça.

Liga da Justiça 1 (abr/2017) – No renascimento da Liga da Justiça, histórias rotineiras na vida da equipe, como defesa do planeta de ameaças interplanetárias. A primeira HQ desta edição mostra os heróis contra um alien capaz de dominar mentes – referência a Starro, talvez? – e tem um final inspirador. Na segunda história, de temática semelhante, a Liga ainda se adapta à morte do “Superman Novos 52” e ainda desconfia do outro Superman que surgiu na cidade. Não há, de fato, uma grande mudança editorial nas HQs da equipe, que justifiquem o título “renascimento”, mas as histórias são de qualidade, o que já significa muito.

Ajuda maravilhosa

Action Comics 2 (mai/2017) – Para lutar contra o Apocalypse, Superman conta com uma ajuda de peso: Mulher-Maravilha. A dinâmica com o novo Clark Kent (de onde ele veio?), Luthor (novo herói?) e o pequeno Jonathan, filho do Superman, é bem interessante e torna a leitura bastante envolvente.

Ameaça ou aliado?

Superman 2 (mai/2017) – Enquanto o Superman salva um submarino encalhado com a ajuda de Jon, o garoto deixa uma gota de sangue no solo. É o suficiente para que o Erradicador se desenvolva a partir do DNA kryptoniano e se torne uma nova ameaça a ser enfrentada pelo Homem de Aço. Duas HQs de ótima qualidade, com muita ação e mistério.

A origem da Mulher-Maravilha recontada

Mulher-Maravilha 2 (mai/2017) – Esta edição revisita a origem da Princesa Amazona, no arco Mulher-Maravilha Ano Um, cuja história alterna com a busca de Diana pelo seu passado na história que se passa nos dias atuais. Nesta HQ, ela pede ajuda à sua maior inimiga, a Mulher-Leopardo.

Os campeões de Gotham

Batman 2 (mai/2017) – Batman investiga a vida dos novos heróis de Gotham City: Gotham e Gotham Girl – que têm parte de suas origens reveladas e estão intimamente ligadas à própria origem do Homem Morcego. Tramas bem escritas, recheadas de mistério, suspense e aquele clima detetivesco que só o Batman tem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s