Páscoa 2017 – Recessão e memória

blog-abreEsqueça aquela enxurrada de novidades e ovos cheios de brinquedos dos anos anteriores. Este ano, a Páscoa será bem mais pobre, fruto da recessão econômica do País e reflexo das baixas vendas do ano passado (queda em torno de 10% em relação a 2015, segundo dados da Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). Embora menor, o número de lançamentos é bem expressivo (120), mas os investimentos em licenciamento é que deixaram a desejar.

Ovo resgata marca clássica dos anos 1980 - mas o sabor do chocolate é diferente!

Ovo resgata marca clássica dos anos 1980 – mas o sabor do chocolate é diferente!

Ao invés de ovos com temática de super-heróis ou dos filmes blockbusters da temporada, as empresas optaram por reforçar as marcas já conhecidas e até mesmo pegar os papais pela memória afetiva, quando eles é que eram o público-alvo dos ovos de chocolate. É o caso da Nestlé, que lança o ovo Surpresa, com álbum e 10 cards colecionáveis de brinde. A marca não é familiar aos pequenos, mas os pais lembram muito bem da barra de chocolate e das várias coleções de cards que viraram febre entre a garotada nos anos 1980.

Cada ovo vem com 10 cards. Mas a coleção tem bem mais que isso.

Cada ovo vem com 10 cards. Mas a coleção tem bem mais que isso.

Vale dizer que, quem quiser ter todos os cards, terão que comprar mais de um ovo (que custará, em média, R$ 50). A vantagem é que a embalagem diz a numeração dos itens, o que evita a decepção de encontrar imagens repetidas. Na mesma linha histórica, a empresa lança ovo em lata com estilo vintage, apostando nas mamães, que podem reaproveitar a embalagem para usos domésticos. Além disso, ovos tradicionais como Prestígio, Alpino, Galak e Kit Kat continuam no portfólio.

Também acha o preço do ovo abusivo? Tudo bem, a Lacta lança embalagem de barras. (Imagem: Débora Klempous/UOL)

Também acha o preço do ovo abusivo? Tudo bem, a Lacta lança embalagem de barras. (Imagem: Débora Klempous/UOL)

A Lacta, outra gigante do mercado de chocolates, também aposta nas marcas tradicionais como Sonho de Valsa, Diamante Negro, Laka e Oreo, mas não desistiu dos personagens infantis (embora tenha diminuído de 11 para apenas 4 licenciamentos): Barbie, Batman, Hot Wheels e Ever After High são os principais nomes, cujos brindes ainda não foram divulgados. Outra novidade vem de encontro ao público que faz campanha na Internet para trocar ovos, que são caros, por barras de chocolate, mais acessíveis: a empresa lançou uma embalagem a preço amigável (R$ 15) com várias barrinhas de chocolate.

Na Garoto, o brinquedo vem fora do ovo, não dentro. (Imagem: Marta Cavallini/G1)

Na Garoto, o brinquedo vem fora do ovo, não dentro. (Imagem: Marta Cavallini/G1)

Na linha da Garoto, a brincadeira está na embalagem: são miniovinhos que vêm em latas, cestas e uma fazendinha, que estimulam a criança a comer o chocolate e brincar com a embalagem.  A Arcor, por sua vez, tem ovo Moana, com copo que tem líquido na parte interna; ovo Simpson, com caneca com alça de donut (e o Homer querendo comê-lo) e ovo Turma da Mônica, com toy art de brinde. Além disso, as tradicionais Tortuguitas também ganham suas versões e copos tridimensionais de brinde.

Ovos de uma galáxia muito, muito distante.

Ovos de uma galáxia muito, muito distante.

A marca Kinder alia seus lançamentos de Páscoa à tradicional linha de ovos com brinquedo e lança várias versões exclusivas nos ovos grandes. É o caso da franquia Star Wars, que traz naves X-Wing R2D2 e T-Fighter Darth Vader nos ovos de Páscoa e naves menores, de outros personagens nos ovinhos tradicionais. O mesmo vale para as linhas Velox (carrinhos), Reino das Fadas (bonecas) e Meu Pequeno Pônei. Como lançamento exclusivo para ovo de Páscoa, a Kinder tem a linha Natoons e Meu Malvado Favorito.

Tá cheio da nota? Então vá de Kopenhagen!

Tá cheio da nota? Então vá de Kopenhagen!

E, para quem acha que ovos de Páscoa é só para crianças, a Kopenhagen mostra que não é bem assim. A empresa lança ovos Premium, com kits que trazem chaveiros, nécessaires e bolsas a preços nada infantis (entre R$ 389 a R$ 690). Mas o ovo mais condizente com a festa este ano é da Chocolates Brasil Cacau: com o tema da série A Hora da Aventura, os ovos vêm com um cofrinho de brinde, pra ensinar a criançada a economizar. Dica preciosa, para se colocar em prática desde já. Veja abaixo a galeria com vários lançamentos e novidades (clicando na foto, você visualiza maior).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s