Crítica: Sing – Quem canta seus males espanta

blog-abreVésperas de Natal é sempre um bom período para estrear animações. Com as crianças em casa e as empresas em férias, é um convite para um passatempo em família. Uma boa opção é Sing – Quem canta seus males espanta, a nova animação da Illumination Entertainment, que estreia esta semana. O filme vai na carona de Zootopia, a animação da Disney lançada no início deste ano, e mostra uma cidade com todas as espécies de animais convivendo em harmonia.

Dona Kiki enlouquece Moon, mas é uma boa secretária.

Dona Kiki enlouquece Moon, mas é uma boa secretária.

O foco é no coala Buster Moon (dublado por Matthew McConaughey no original e Marcelo Garcia na versão nacional), que herdou um império de comunicação do pai, mas não teve muito espírito empreendedor e não consegue emplacar um bom espetáculo. Atolado em dívidas e prestes a perder o único resquício de sua herança – o teatro principal da cidade – Moon decide criar um concurso musical amador para descobrir novos talentos. Ele só não esperava que sua secretária, a hilária e atrapalhada camaleoa Dona Kiki (voz de Garth Jennings, que também é o diretor do longa) fizesse um panfleto com o valor do prêmio superfaturado (por acidente, claro), o que cria um verdadeiro frisson em toda cidade.

Dona Kiki se engana e o prêmio ganha uns zeros a mais.

Dona Kiki se engana e o prêmio ganha uns zeros a mais.

As audições são o ponto alto do filme, com interpretações hilárias dos animais e sucessos que vão desde a década de 1940 até os dias atuais, de Frank Sinatra e a banda Queen a Elton John e Lady Gaga. São mais de 80 músicas, fazendo uma trilha sonora eclética e bem divertida – mas não se assuste: todas essas músicas são tocadas ao longo do filme e não apenas nas audições, que são até bem rápidas. Ao mesmo tempo, os candidatos também têm sua vida particular explorada no desenho.

O estiloso Gunter é um dos candidatos que dá um show na interpretação.

O estiloso Gunter é um dos candidatos que dá um show na interpretação.

A porquinha Rosita (voz de Reese Whiterspoon e Mariana Ximenes na versão nacional), por exemplo, precisa driblar sua vida doméstica e o cuidado com os 25 filhos para participar dos ensaios. Já a porco-espinho fêmea Ash (Scarlet Johanssen no original e Wanessa Camargo na dublagem brasileira) tem que lidar com o namorado machista e egocêntrico, enquanto que o gorila adolescente Johnny (Taron Egerton/Fiuk) luta para ganhar a aceitação do pai, que é um gangster. Há também a elefanta Meena (Tory Kelly/Sandy), com uma belíssima voz, mas tímida ao extremo e, claro, o coala Moon, que usa todos os seus recursos (ou a falta deles) para gerenciar o concurso.

Acreditem: apesar da voz inconfundível, Sandy disfarça bem ao dublar a elefanta Meena.

Acreditem: apesar da voz inconfundível, Sandy disfarça bem ao dublar a elefanta Meena.

Talvez esse seja a grande falha do roteiro, que, por lidar com várias histórias paralelas, acaba se tornando um pouco massante, principalmente para crianças. Faltou um pouco de dinamismo na trama que, em certo momento, chega a ser arrastada e dar a impressão de que o filme é mais longo do que realmente é (tem 110 minutos, sendo o mais extenso produzido pela Illumination, a mesma que fez Meu Malvado Favorito e Pets: A vida Secreta dos Bichos). Outro problema é que tudo conduz para um final clichê e totalmente aguardado, tirando qualquer surpresa do enredo.

É hora do show, Energia!

É hora do show, Energia!

Apesar disso, o filme tem boas piadas e momentos musicais que garantem a diversão. Tanto que o filme mal estreou e já foi indicado ao Globo de Ouro em duas categorias – Melhor Canção Original e Melhor Longa Animado – e também recebeu indicações em outros prêmios cinematográficos. É para terminar 2016 com leveza e uma fórmula dançante, mas não tenha muitas expectativas: o trailer dá impressão que o filme seria melhor do que realmente é.

Cotação: blog-cotacaosing

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s