Dica Literária: Incrível Fantástico Inacreditável

Incrível fantástico inacreditável_CAPA DURA.inddDas personalidades relacionadas ao universo nerd, talvez nenhuma seja tão popular quanto Stan Lee. Criador de heróis como Quarteto Fantástico, O Incrível Hulk, O Poderoso Thor, Homem-Aranha e X-Men, entre outros, Lee também é responsável por influenciar gerações com as histórias vibrantes de heróis tão humanos quanto qualquer um de nós e, indiretamente, contribuiu para a explosão de produções cinematográficas baseadas nesses personagens, que levam multidões aos cinemas. Por isso, nada mais justo que esse ícone da cultura pop inaugurar um novo selo editorial voltado ao universo geek.

TCHA-RAAAAAAAAM!! Lee inaugura novo selo geek

TCHA-RAAAAAAAAM!! Lee inaugura novo selo geek

O livro Incrível Fantástico Inacreditável conta a biografia do criador do Universo Marvel, com um texto dinâmico escrito pelo próprio Lee, em parceria com o roteirista Peter David e ilustrado por Collen Doran, com tradução de Maurício Muniz, editor da revista Mundo Nerd e do blog O Pastel Nerd. Esta é a primeira obra do selo Geektopia, da Editora Novo Século – responsável pela publicação de uma linha de livros dos super-heróis Marvel, como Guerra Civil, A Morte do Capitão América, Guerras Secretas e outros – que trará graphic novels e obras em quadrinhos de diversos gêneros a fim de atender a demanda do público geek por esse tipo de material.

Texto é bem humorado e imagens são descontraídas.

Texto é bem humorado e imagens são descontraídas.

Por ser em quadrinhos, a obra transforma a biografia do autor – algo costumeiramente chato de se ler – em algo agradável e divertido, numa linguagem bem acessível para os jovens leitores, mas que também agrada os leitores veteranos. O livro apresenta sua trajetória, desde a infância pobre nos anos da Grande Depressão americana, passando pelos primeiros empregos até o convite para trabalhar com Martin Goodman, executivo da Atlas Comics – que viria a se tornar a Marvel.

Desentendimentos com Jack Kirby foram amenizados no texto.

Desentendimentos com Jack Kirby foram amenizados no texto.

Como a história é narrada sob o ponto de vista do próprio autor, alguns fatos podem parecer tendenciosos – como os desentendimentos com os lendários Steve Ditko e Jack Kirby, cocriadores do Universo Marvel, os quais são “atenuados” na narrativa – mas apresentam uma outra visão sobre o assunto. A impressão que dá é que a biografia é uma resposta ao best-seller Marvel Comics – A História Secreta, de Sean Howe, que revela fatos obscuros dos bastidores da criação da Marvel, no qual Lee é apresentado como vilão em alguns trechos.

Brincadeira com a concorrente

Brincadeira com a concorrente

Independentemente dessas picuinhas editoriais, o livro é delicioso de se ler, tem um texto muito bem humorado – uma característica do autor – e conta, resumidamente, como nasceu o império Marvel nos quadrinhos, TV e cinema, inclusive com algumas alfinetadas na concorrência, mas sempre de forma divertida e não ofensiva. Leitores antigos entenderão as referências contidas no texto e nas ilustrações e os leitores mais novos encontrarão na obra uma referência para conhecer um pouco mais sobre a Marvel e seus fantásticos super-heróis.

"Compre meu livro, ou mando o Dr. Destino lhe fazer uma visita."

“Compre meu livro, ou mando o Dr. Destino lhe fazer uma visita.”

O livro tem 192 páginas, capa dura com acabamento especial e formato 17, 5cm X 26cm. Junto com outros livros biográficos como o já citado Marvel Comics – A História Secreta (Sean Lowe) e Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis (Roberto Guedes) e a edição especial da revista Mundo dos Super-Heróis, este é mais uma obra de referência que não pode faltar na estante dos fãs de quadrinhos.

Obras de referência que não podem faltar na estante do fã de quadrinhos

Obras de referência que não podem faltar na estante do fã de quadrinhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s