Em Primeira Mão: Batman Vs. Superman Ultimate Edition

blog abreTornou-se uma prática comum as edições estendidas de filmes de sucesso quando do seu lançamento para o mercado doméstico. Estas edições, geralmente, incluem cenas extras que foram deletadas na versão do cinema – na maior parte das vezes, por mera questão comercial – e que complementam a trama, tornando-a mais rica e grandiosa. Foi assim com X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido (com sua Edição Vampira – fizemos a crítica aqui), Demolidor (aquele do Ben Affleck) e os filmes da saga O Senhor dos Anéis (2001-2003), com suas muitas horas de exibição.

Você tem bafo de morcego!

Você tem bafo de morcego!

O polêmico filme Batman Vs Superman – A Origem da Justiça também ganhou uma edição estendida com três horas e dois minutos de duração. O lançamento veio na tentativa de acalmar a fúria dos fãs e críticos, que detonaram as crateras (buraco é elogio) no roteiro  do longa e tentar consertar essas falhas, mostrando que, se o filme saísse com as cenas deletadas, ele seria muito mais coerente e as coisas fariam mais sentido.

Momento Merchan (porque alguém tem que pagar por essa bomba.)

Momento Merchan (porque alguém tem que pagar por essa bomba.)

Após assistir a essa versão com cenas adicionais, a sensação que fica é que a Ultimate Edition deveria se chamar Caça-Níqueis Edition, pois é isso que ela é: só uma forma de ganhar mais dinheiro em cima dos fãs, que vão gastar uma grana a mais para descobrir que o material extra nada mais é do que encheção de saco. As cenas extras tornam o filme mais completo? Óbvio que tornam, mas nada que a versão oficial não deixe subentendido – e que, aliás, teve meia hora a menos de tortura.

"Você me acorda a essa hora pra dizer que o filme não tem nada de relevante?"

“Você me acorda a essa hora pra dizer que o filme não tem nada de relevante?”

Enumeramos a seguir algumas dessas cenas para você perceber o quanto elas acrescentaram à trama (só que não). Ou seja: a partir daqui, teremos spoilers adoidado. Se você não viu o filme ainda e quiser ver, compre a edição normal. Se quiser ver a edição estendida, tudo bem, mas saiba que o filme não melhorou absolutamente nada. E se você já viu o filme e está ansioso para ver as melhorias da edição estendida… bem… melhor esperar o reboot, porque nesse, não deu. Eis alguns extras:

1 – A cena inicial, da morte dos pais de Bruce Wayne, ganharam uns segundos a mais. A queda de Bruce na caverna é mais demorada e podemos apreciar – em câmera lenta – o bandido apontando a arma pra cara da Martha, provando que ele atirou de propósito e não um disparo provocado pelo calor do momento. É extremamente importante saber disso, pois foi o que definiu o restante da história. Ah, sim! As bolinhas do colar também demoram mais para cair e caem em maior quantidade.

2 – Não tenho bem certeza disso, mas pareceu-me que a cena em que Bruce Wayne dirige por Metrópolis durante a batalha do Superman contra Zod e os prédios vão caindo também tem alguns segundos a mais. Aparentemente, para mostrar como Batman é bom ao volante ao fugir dos destroços. Cena fundamental para a cena posterior, em que ele coloca um rastreador no caminhão e pega o Batmóvel para destruir o caminhão.

"Oi, eu tenho nome."

“Oi, eu tenho nome.”

3 – O fotógrafo se apresenta a Lois Lane e diz que se chama Jimmy Olsen. A importância desta cena está no fato de que sabemos que aquele fotógrafo era mesmo o Jimmy.

4 – Na África, também podemos acompanhar os soldados americanos acompanhando os terroristas por meio de drones e autorizando um ataque que vai causar várias mortes e responsabilizar o Superman. Antes, Superman impede um foguete de atingir o alvo.

5 – Na cena da banheira, podemos ver Clark tirando a camisa. Afinal, um corpo nu e sarado sempre ganha uns pontinhos de audiência.

6 – Na primeira aparição do Batman, na casa abandonada, é mostrado o momento em que os policiais foram chamados para cobrir o caso. Eles estavam vendo futebol. Fundamental para a trama.

A africana tem várias cenas extras. Mais até do que o Superman.

A africana tem várias cenas extras. Mais até do que o Superman.

7 – Ainda descamisado, Superman vê pela TV a africana falando mal de suas atitudes. Uma crueldade com a já baixa autoestima do herói.

8 – Antes de pichar a estátua do Superman, o ex-funcionário de Wayne é visto preparando o equipamento. Num painel de recortes, podemos ver a imagem da capa de Action Comics 1 (a edição de estreia do Superman) desenhada por Alex Ross. Olha o Fan Service!!!

9 – Lembram que o Clark é mandado por Perry White para Gotham pra cobrir um jogo de futebol e ele quer cobrir a história do vigilante vestido de morcego? Há uma cena que mostra Clark indo a Gotham para cobrir o jogo de futebol, mas ao invés disso, ele vai investigar a história do vigilante vestido de morcego!

10 – A bunda do Batman é mostrada durante um banho. Afinal, um corpo nu e sarado mostrando a bunda sempre ganha uns pontinhos de audiência.

Essa foto vai atrair muitas buscas. Mas a gente censurou as partes porque nosso blox é de família.

Essa foto vai atrair muitas buscas. Mas a gente censurou as partes porque nosso blox é de família.

11 – O discurso de Lex Luthor na festa pareceu-me um pouco maior. Porque as coisas que ele falou naquele discurso merecem uma análise mais profunda pela sua relevância.

12 – Clark liga pra mãe de madrugada pra pedir conselhos pelo fato de estarem falando mal dele. “Manhê! Aqueles jornalistas estão falando mal de mim, ó!” (mal sabia ele o que iam dizer depois de ver o filme).

13 – O capanga russo de Luthor combina com um presidiário a morte do bandido que foi marcado com a Marca da Caveira… digo… do Morcego. Ainda quero descobrir por qual motivo os “marcados” são assassinados em seguida.

14 – Lois Lane tem uma amiga que a ajuda a investigar o paradeiro da bala. O que significa que essa investigação ainda dá muito o que falar na versão estendida.

Personagem nova auxilia Lois na investigação sobre a bala (aquela, que ela passa o filme todo fazendo)

Personagem nova auxilia Lois na investigação sobre a bala (aquela, que ela passa o filme todo fazendo)

15 – Na segunda festa que encontramos Diana Prince, há uma cena que mostra o garçom assistindo TV antes de servir as champagnes aos convidados.

16 – Clark Kent entrevista a esposa do bandido que foi assassinado na prisão por ter sido marcado pelo Batman. Isso ajuda a definir os motivos que vão levar o Superman a enfrentar o Homem-Morcego (não que faça qualquer diferença, obviamente!).

17 – A africana confessa que foi induzida a depor contra o Superman. E depois sofre as consequências dessa confissão. Consideremos que ela era uma personagem fundamental na história.

18 – Depois da explosão do capitólio, Superman ajuda a resgatar os sobreviventes. Veja bem: o local teve uma bruta explosão que demoliu o local e deixou tudo em chamas. Mas haviam sobreviventes.

Tem um desenho na mesa da delegacia onde Clark faz uma investigação. Olha que importante!

Tem um desenho na mesa da delegacia onde Clark faz uma investigação. Olha que importante!

19 – Antes de Clark dar um passeio no gelo e encontrar seu pai, algumas pessoas veem ele chegando.  Enquanto isso, Lois descobre que o Superman não podia impedir a explosão do Capitólio.

20 – A cena do sonho do Batman no deserto é mais extensa e sua luta com os soldados e parademônios é bem mais acirrada.

21 – A luta entre o Superman e o Batman é maior, o que garante mais porrada, que é o que a gente quer ver nesse filme. E na cena da revelação do nome da mãe do Superman, Batman tem uns flashbacks com todas as vezes em que o nome Martha foi pronunciado ou apareceu na tela. Porque, claro, o espectador é burro e não sabe ligar as coisas.

22 – Apocalypse está mais explosivo. A cada novo ataque, ele absorve energia ao redor em explosões elétricas para evoluir e se adaptar. E, na cena em que a Mulher-Maravilha o amarra com o laço mágico, não é mostrado ela jogando o laço, mas é visto o momento em que o laço prende o monstro. (E, PINDAROLAS!, essa cena foi CORTADA!! Pô, Zack Snyder!!!)

Um monte de fan service e aquele que a gente gostaria de ver foi CORTADO! Hunf...

Um monte de fan service e aquele que a gente gostaria de ver foi CORTADO! Hunf…

23 – A Mulher-Maravilha apanha muito mais – e bate também. Ela é a única coisa que vale a pena ver nesse filme.

24 – Antes de ser preso, Luthor é visto na nave de Zod com um monstro de Apokolips e várias caixas maternas. Mas isso você já tinha visto pela Internet.

25 – Perry White vai ao velório de Clark Kent em Smallville, com direito à presença de Lana Lang e Pete Ross e cenas de Metrópolis e do Planeta Diário totalmente abandonados. Mas você só sabe que Lana e Pete estavam lá se for daqueles que gostam de ler os créditos finais.

esta imagem só está aqui pra incrementar as buscas do blox. :-)

esta imagem só está aqui pra incrementar as buscas do blox.🙂

Basicamente são essas cenas, mas posso ter deixado passar algo, afinal são detalhes tão importantes e que fazem tanta diferença que a gente acaba esquecendo. De qualquer forma, esta versão estendida cabe bem na frase que a senadora disse a Lex Luthor: “Você pode me chamar do que quiser. Pode pegar um copo de urina e chamar de chá de pêssego da vovó. Tanto faz, eu não vou beber.” Zack Snyder pode chamar este filme de “épico” e esta versão de “definitiva”. Não faz diferença: ele continua sendo ruim. O diretor devia pedir desculpas ao público por ter cometido essa bomba.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s