Crítica: Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme

blog abreProduzido pela Blue Sky, o mesmo estúdios de A Era do Gelo e Rio, chega hoje ao cinemas brasileiros o longa Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, o Filme, depois de uma longa espera. O filme havia sido prometido para o ano passado (ele estreou nos Estados Unidos em 6 de novembro), mas por razões estratégicas não divulgadas, foi adiado em mais um mês. A expectativa tem fundamento: é a primeira vez que os personagens criados na década de 1950 por Charles M. Schulz chegam aos cinemas em computação gráfica e 3D.

Charlie Brown e Snoopy ganham profundidade em suas formas. Porque nos roteiros, era comum.

Charlie Brown e Snoopy ganham profundidade em suas formas. Porque nos roteiros, era comum.

Astro das tiras de jornal, Snoopy e seus amigos já tiveram vários longa-metragens feitos para TV. Houve até uma série animada que foi exibida no SBT nos anos 80 e reprisada em canais como Globo, Record, Cartoon Network e Nickelodeon. No cinema, no entanto, é a estreia desta turminha, que chega com uma novidade: o filme é totalmente feito por computador, o que dá maior tridimensionalidade e fluência de movimentos aos personagens.

Snoopy vai à escola em estilo Missão Impossível.

Snoopy vai à escola em estilo Missão Impossível.

A trama é focada em duas histórias paralelas: de um lado, Charlie Brown e seus amigos estão às voltas com a chegada de uma nova vizinha – “aquela garotinha ruiva” – e o impopular garoto tenta provar que é bom o bastante para ela; do outro, Snoopy, sempre com a imaginação à mil, descobre uma máquina de escrever no lixão da escola e a leva para sua casinha para escrever uma história de amor passada no tempo da Primeira Guerra Mundial, onde ele é o Ás da Aviação e deve salvar a cadelinha Fifi do ameaçador Barão Vermelho.

Para conquistar a garotinha ruiva, Charlie conta com a ajuda dos amigos

Para conquistar a garotinha ruiva, Charlie conta com a ajuda dos amigos

Em ambas as histórias de paixão platônica, muitas confusões estão reservadas. Charlie, sempre atrapalhado, nunca consegue fazer nada direito até que, por acidente, ele vira o centro das atenções, ganhando a oportunidade para conquistar a Garotinha Ruiva. Para isso, porém, ele precisa vencer sua timidez. Snoopy, por sua vez, é bem mais pró-ativo e enfrenta o Barão Vermelho com muita coragem em sua imaginação – o que garante momentos cômicos – mas  para resgatar Fifi e terminar sua história de amor, ele busca inspiração nas experiências que tem com Charlie Brown e seus amigos.

Em sua fértil imaginação, Snoopy persegue o temível Barão Vermelho até Paris.

Em sua fértil imaginação, Snoopy persegue o temível Barão Vermelho até Paris.

O longa recicla todas as velhas piadas já apresentadas nos antigos desenhos animados da turma, mas dá a elas um novo frescor, como se fossem contadas pela primeira vez, numa prova de que o clássico se mantém sempre jovem. Por conta disso, o filme promete agradar crianças de todas as idades e também os adultos, que vão se sentir como se estivessem reencontrando velhos amigos, com as mesmas características que fizeram deles tão memoráveis e eternos.

Garotinha Ruiva e Fifi: as duas que vão mexer com o coração dos protagonistas

Garotinha Ruiva e Fifi: as duas que vão mexer com o coração dos protagonistas

A diversão já começa logo na introdução, com o tema de abertura da Fox, cuja característica é personalizar o logotipo de acordo com o filme a ser exibido. É uma surpresa boa e divertida pra já nos colocar no clima. A história também traz uma importante mensagem de otimismo e motivação (a despeito do baixo astral constante de Charlie Brown) além da importância da amizade como ponto de apoio nas dificuldades do dia a dia. Mensagem que permanece viva há mais de 60 anos e continua cativando gerações com simplicidade e sentimento.

É muito amor!

É muito amor!

P.S.: Só a título de esclarecimento, para quem não sabe: Peanuts (amendoim, em inglês) é o nome da tira de jornal criada por Charles M. Schulz em 1950 e refere-se ao apelido de Charlie Brown, Minduim, dado a ele por Patty Pimentinha na tradução brasileira.

Cotação: blog cotaçãosnoopy

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s