Dica Literária: Era uma vez: Urgente!

blog abreRecontar contos de fada já não é mais novidade. Cinema, TV e, principalmente, literatura, que é sua fonte primária, estão cheios de exemplos de versões e “re-versões” das histórias que encantam crianças e adultos há vários séculos. Difícil fazer uma nova versão que seja, de fato, interessante. Mas os autores Anvimar Gasparello, Deyse Campos, Isabel Lombardi e Marcos Meier conseguiram criar uma obra divertida e extremamente criativa em Era uma vez: Urgente!, lançado pelo sele Minisaberes da editora Ibpex.

Os autores, da esquerda para a direita: Anvimar, Deyse, Marcos e Isabel   no lançamento do livro.

Os autores, da esquerda para a direita: Anvimar, Deyse, Marcos e Isabel no lançamento do livro.

O livro imita o estilo dos grandes jornais e transforma os contos de fada em notícias, devidamente separadas em cadernos (Policial, Comportamento, Atualidades, Saúde, Social, Ciências e Tecnologia, Economia, Cultura e Esportes). Assim, os autores mesclam os contos numa notícia (às vezes, entram também canções folclóricas), destacando suas principais características e frases marcantes para criar uma estrutura que ensina ao leitor os diversos estilos narrativos presentes nos jornais – notícia, reportagem, manchete, entrevista e crônica).

Em estilo de texto jornalístico, contos de fada e canções folclóricas criam um novo jeito de contar histórias.

Em estilo de texto jornalístico, contos de fada e canções folclóricas criam um novo jeito de contar histórias.

O caderno de Saúde, por exemplo, traz uma “reportagem” sobre os perigos de contaminação em moças solteiras que beijam sapos. Com bom humor, o texto brinca com a história O Príncipe Sapo e a canção O Sapo Não Lava o Pé, dizendo que os sapos beijados podem transmitir doenças por causa dos pés sujos. A coluna Social traz a notícia de um “Baile Beneficente” para arrecadar fundos para a ONG Encontre um Marido com Apenas uma Valsa, referência à clássica história da Cinderela, enquanto que o caderno de Esportes relata a vitória de Dona Tartaruga na corrida contra a Lebre.

Este "jornal" também tem espaço para os anunciantes - saídos do faz-de-conta, claro!

Este “jornal” também tem espaço para os anunciantes – saídos do faz-de-conta, claro!

O “livro-jornal” também tem espaço para anúncios, que seguem o mesmo esquema bem humorado e apresentam produtos e empresas fictícias, inspirados nas histórias. Encerra o livro uma coluna de “Classificados” divertidos e o caderno Diversão, com passatempos – já respondidos – e até um horóscopo. O livro tem 72 páginas, formato magazine (25cm X 17cm) e conta com ilustrações de André Figueiredo Müller.

"É verdade que a senhora anda comendo vovós pela floresta? Senhora? Senhora!

“É verdade que a senhora anda comendo vovós pela floresta? Senhora? Senhora!!”

A obra foi lançada em 2013, mas só agora tivemos a oportunidade de lê-la. Não importa: assim como os contos de fada nunca envelhecem, Era Uma Vez: Urgente! também é atemporal e, como os noticiários, traz o sabor de novidade. Não existe “notícia velha” quando uma boa ideia inventa uma nova maneira de contar histórias. Adquira o livro diretamente pelo site da editora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s