Saído do Forno: Turma da Mônica – Lições

blog abreOitava produção do selo Graphic MSP, focado em versões mais adultas da Turma da Mônica, o álbum Lições é o segundo escrito e desenhado por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi e protagonizado pela turminha mais amada do Brasil. O primeiro foi Laços, lançado em 2013  (leia a crítica aqui), que ganhou quatro troféus HQ Mix (melhor Edição Especial Nacional, Publicação Infanto-juvenil, Roteirista Nacional para os dois irmãos e Novo Talento – Desenhista para Lu Cafaggi).

Quem nunca fez algo parecido, que atire o primeiro coelhinho.

Quem nunca fez algo parecido, que atire o primeiro coelhinho.

Em Lições, os laços de amizade estreitados pela Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali no álbum anterior são colocados à prova quando uma travessura comum à quase toda criança faz com que eles tenham que lidar com as consequências não tão agradáveis resultantes daquela peraltice. Tudo começa quando Cebolinha, ocupado com seus planos infalíveis contra a Mônica, percebe que deixou de fazer sua lição de casa. O garoto, então, tenta copiar a lição dos amigos, mas a situação só piora até culminar na travessura citada acima (que não vamos dizer qual é para não estragar a surpresa) e envolve toda a turma.

O álbum quebra vários paradigmas. Inclusive de brincadeiras.

O álbum quebra vários paradigmas. Inclusive de brincadeiras.

Pais são chamados, castigos são infligidos, a responsabilidade é cobrada. O álbum quebra vários paradigmas da turma da Mônica, já estabelecidos ao longo dos mais de 50 anos de existência dos personagens e cria situações totalmente novas – algumas até surpreendentes. Vitor e Lu Cafaggi trabalham os personagens com total liberdade, mantendo suas características básicas, mas mostrando que atos têm consequências e o aprendizado, muitas vezes, pode ser doloroso. Quando a história acaba, ficamos com um gosto de “quero mais”, pois os autores conseguiram criar uma narrativa envolvente que foge do lugar-comum.

Mônica Cafaggi?

Mônica Cafaggi?

A arte dos irmãos evidencia dois tempos da história: Vitor desenha o tempo presente e, quando há algum flashback, é Lu quem assume os lápis, com seu traço delicado e terno. A dupla realiza o sonho de grande parte dos fãs mais antigos da Turma da Mônica, ao colocar as crianças no ambiente escolar e todas as situações que envolvem deste local, como o relacionamento com as outras crianças – oportunidade para a inserção de outros personagens conhecidos – a interação com os professores e as responsabilidades crescentes que vêm com a idade.

Cebolinha vai se meter em encrenca. E a gente se diverte com as referências pop.

Cebolinha vai se meter em encrenca. E a gente se diverte com as referências pop.

O álbum não esquece as referências, divertidíssimas de serem caçadas, algumas mais evidentes (como a letra de uma música nos diálogos de uma personagem) e outras mais discretas (como a semelhança de alguns garotos com famosos personagens da cultura pop. Para completar, os extras, além de detalhes da produção do álbum, trazem também “cenas pós-crédito” da história, que mostram o que acontece depois do fim, em ilustrações inseridas no meio do texto explicativo. Genial!

Disseram pro Cebolinha que ele nunca mais vai ler outro álbum Graphic MSP. Felizmente, era mentira! :-D

Disseram pro Cebolinha que ele nunca mais vai ler outro álbum Graphic MSP. Felizmente, era mentira! 😀

Turma da Mônica – Lições é mais uma edição impecável do selo Graphic MSP que, desde que foi criado, nunca decepcionou. A Turma da Mônica no traço de Vitor e Lu Cafaggi deu tão certo que o estúdio de Mauricio de Sousa deveria pensar na possibilidade de criar uma publicação regular para esta versão. O álbum é para crianças aprenderem normas de comportamento, mas também para os adultos recordarem da infância e reconhecerem ali sua própria história. São lições que a gente carrega para toda a vida e que não se aprende na escola, pois elas nascem com a maturidade.

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s