Em Primeira Mão: Gotham

blog abreComeçaram nesta semana as estreias de novas temporadas e séries nos Estados Unidos. Entre as novidades, a série Gotham abriu o pacote, com a premissa de narrar o cotidiano do Departamento de Polícia de Gotham City – representado pelo então iniciante detetive James Gordon – e os eventos que antecederam à chegada do Batman à cidade, bem como a criação de seus futuros antagonistas.

Sim, você já viu essa cena antes.

Sim, você já viu essa cena antes.

Como não poderia deixar de ser, a trama começa com o assassinato de Thomas e Martha Wayne na frente do pequeno Bruce (David Mazouz). O detetive James Gordon (Ben McKenzie) se solidariza com o sofrimento do garoto e lhe promete descobrir o assassino, apesar dos protestos do parceiro Harvey Bullock (Donal Logue), que considera o caso uma “bucha de canhão”, por se tratar de pessoas importantes na cidade.

Harvey Bullock não é um cara mau (mas está longe de ser honesto).

Harvey Bullock não é um cara mau (mas está longe de ser honesto).

A investigação coloca os policiais em contato com vários nomes conhecidos dos leitores de quadrinhos como a pequena Ivy (Hera Venenosa), Ed Nygma (o Charada), Oswald Cobblepot (o Pinguim), Rennee Montoya e até mesmo a namorada de Gordon, Bárbara, que serviria de inspiração para a futura filha do oficial. Ah, sim: há também um contador de piadas cujo nome não é revelado, mas dá pra deduzir de quem se trata. Esse excesso de referências constitui um ponto negativo neste primeiro episódio, pois passa a impressão que os produtores quiseram jogar na cara dos fãs uma lista de nomes conhecidos, mesmo que eles não tenham nenhuma função prática na trama.

Esta cidade é pequena demais para o seu nariz!

Esta cidade é pequena demais para o seu nariz!

Mesmo assim, o roteiro é muito bem desenvolvido e explora a corrupção dentro das linhas policiais e a luta de Gordon contra esse sistema, o que, invariavelmente, o colocará em risco. O final do episódio piloto demonstra que ele precisará usar toda sua astúcia para manter seus ideais sem confrontar diretamente os chefões do crime. Pelo menos enquanto um certo garoto não cresce para colocar ordem na casa.

É na dor que se conhecem os amigos de verdade.

É na dor que se conhecem os amigos de verdade.

A série também mostra que, a partir da promessa feita ao pequeno Bruce, nasce uma grande amizade, baseada na confiança mútua e que produzirá muitos frutos no futuro. Por ser o primeiro episódio, a série promete bastante, pois tem um universo muito rico a ser desenvolvido, uma vez que Batman tem a mais interessante galeria de personagens coadjuvantes dos quadrinhos, sejam eles vilões ou não. Gotham estreia no Brasil em 29 de setembro na Warner Channel.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s