Saído do Forno: Bidu – Caminhos

blog abreFinalmente, após nove meses de espera – praticamente um parto! – nasceu mais um filhote da série Graphic MSP, o selo de álbuns de luxo adultos de Mauricio de Sousa. E quando dizemos filhote, é no sentido literal da palavra, porque quem inaugura a Season 2 do selo é ninguém menos que o cãozinho Bidu, primeira criação de Mauricio de Sousa, que recebe uma interpretação livre dos mineiros Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, mostrando como foi o primeiro encontro entre o cão e seu dono Franjinha.

Diálogos são visuais e lúdicos - e Bugu, pra variar, leva seu chute no traseiro.

Diálogos são visuais e lúdicos – e Bugu, pra variar, leva seu chute no traseiro.

Em Bidu – Caminhos, a trama é mostrada sob o ponto de vista do protagonista e, por isso, a história traz poucos diálogos e abusa das onomatopeias – diferentemente das HQs publicadas nas revistas tradicionais, onde o Bidu conversa com a Dona Pedra e outros coadjuvantes. Quando os cães falam, os diálogos são mostrados por meio de imagens e um diferenciado sistema de balões, que dá um ar mais lúdico à HQ. A ideia dos autores foi mostrar os caminhos percorridos pelo cãozinho azul antes dele ser adotado pelo Franjinha, caminhos estes nem sempre muito agradáveis, fazendo valer a expressão “vida de cão”.

Vida de cão é cheia de percalços

Vida de cão é cheia de percalços

Entre fugas da carrocinha, brigas desiguais com cães maiores, fome, frio e chuva, Damasceno e Garrocho criaram uma obra praticamente visual, onde o leitor interpreta os acontecimentos só olhando as imagens. O traço cativante é cheio de ternura e tem o dom de transmitir as emoções pelo olhar dos personagens, algo raro numa obra de quadrinhos, onde as figuras são estáticas.

Referências se resumem a algumas participações especiais.

Referências se resumem a algumas participações especiais.

O único defeito – se é que se pode chamar assim – é a pouca quantidade de referências nerds espalhadas pela história, algo que era bem mais evidente nas outras obras e que tornam a leitura bem mais divertida para quem consegue identificá-las. Mas, como isso não é uma obrigatoriedade, talvez os autores optaram por focar seus esforços no desenvolvimento da história e da arte do que em ficar escondendo easter eggs nos quadrinhos. Assim, as referências fizeram falta, mas não prejudicam em nada a qualidade do álbum.

Imagem teaser que anunciou a graphic novel do Bidu no final do ano passado.

Imagem teaser que anunciou a graphic novel do Bidu no final do ano passado.

A obra é completada com uma sessão de extras mostrando os bastidores da criação. Nem é preciso dizer que este é mais um trabalho de excelente nível da coleção, juntando-se aos já consagrados Astronauta – Magnetar, Turma da Mônica – Laços, Chico Bento – Pavor Espaciar e Piteco – Ingá, lançados entre 2012 e 2013.  O editor Sidney Gusman já anunciou as proximas Graphic MSP, entre elas o segundo álbum do Astronauta (previsto para dezembro deste ano) e da Turma da Mônica, além dos inéditos Turma da Mata, Penadinho e Papa-Capim. A novidade é o anúncio de uma graphic surpresa para março de 2015.

Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho autografam na Bienal de SP (e o Bugu querendo aparecer, como sempre!) - Foto: Júnior Batson

Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho autografam na Bienal de SP (e o Bugu querendo aparecer, como sempre!) – Foto: Júnior Batson

Bidu – Caminhos foi lançado na Bienal do Livro de São Paulo, evento que aconteceu entre 22 e 31 de Agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na ocasião, os autores estiveram presentes para tardes de autógrafos e puderam sentir desde já o carinho do público, a maioria antes mesmo da leitura do álbum. Depois da leitura, certamente, os nomes de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho serão muito mais conhecidos no meio quadrinhístico, como os autores de mais esta obra-prima dos estúdios Mauricio de Sousa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s