Crítica: Muppets 2: Procurados e Amados

blog abreEstreia hoje (26) em todo o Brasil, o longa-metragem Muppets 2: Procurados e Amados (Muppets Most Wanted, 2014), que traz de volta toda a trupe de marionetes criadas por Jim Henson e lideradas pelo sapo Kermit (ex-Caco, cujo nome a Disney alterou para seu original, em mais uma daquelas estratégias visando licenciamento de produtos).

Muppets em sua sétima... ops!... segunda aventura.

Muppets em sua sétima… ops!… segunda aventura.

Embora traga o número 2 no título, este é o oitavo filme dos bonecos, que estrearam em 1979, com Muppets: O Filme, seguido por A Grande Farra dos Muppets (1981), Os Muppets Conquistam Nova York (1984), O Conto de Natal dos Muppets (1992), Os Muppets na Ilha do Tesouro (1996), Os Muppets no Espaço (1999) e o recente Os Muppets (2011), que recomeçou a franquia e cuja crítica fizemos aqui. O próprio roteiro do filme brinca com isso logo no início, numa piada feita pelos simpáticos velhinhos rabugentos Waldorf  e Statler.

Parece um show da Broadway, mas é um show dos Muppets. Só faltou a Liza Minelli

Parece um show da Broadway, mas é um show dos Muppets. Só faltou a Liza Minelli

Aliás, essa é a graça dos Muppets: um verdadeiro exercício de metalinguagem, onde eles fazem piadas de si próprios logo nas primeiras cenas. A música que abre o show (sim, o filme é recheado de músicas e isso sempre fez parte do espetáculo, desde os tempos do televisivo Muppet Show, portanto, se você não gosta de muita cantoria, melhor ficar em casa) já diz que o grupo está de volta em uma sequência e que continuações costumam não ser tão bons quanto o original. Pura piada! Neste caso, a sequência é bem melhor que o original e muito mais divertida também.

Constantine é o criminoso número 1 do mundo. Qualquer semelhança é mera gozação.

Constantine é o criminoso número 1 do mundo. Qualquer semelhança é mera gozação.

Na trama, o perigoso assassino russo Constantine (um sósia de Kermit, a não ser por uma pinta no lado direito do rosto) foge do gulag (a prisão russa onde ele se encontrava). Ao mesmo tempo, os Muppets, que voltaram a alcançar o sucesso após os eventos do filme anterior, estudam uma maneira de continuar na mídia. É quando eles conhecem o empresário Dominic Badguy (Rick Gervais), que se propõe a representá-los e levá-los numa turnê mundial.

Dominic Badguy se torna o agente do grupo. O sobrenome não é por acaso.

Dominic Badguy se torna o agente do grupo. O sobrenome não é por acaso.

Motivados pela fama e glória, os Muppets aceitam seguir as orientações de Dominic e ignoram a liderança de Kermit, que se sente excluído. Ele acaba sendo confundido com Constantine e vai parar no gulag, enquanto que Constantine assume seu lugar entre os Muppets. Tudo fazia parte de um plano do criminoso para levar o show a locais onde ele pudesse efetuar seus crimes, seguindo as pistas que o levassem a um misterioso tesouro.

Os Muppets viajam pelo mundo todo com seu show.

Os Muppets viajam pelo mundo todo com seu show.

Deslumbrados com a fama, os Muppets realizam seu show em cidades como Madri, Berlim, Dublin e Londres, sem desconfiar que estão sendo usados pelos bandidos. As viagens também são uma oportunidade para Miss Piggy se aproximar de Kermit (no caso, Constantine) e até sonhar com o casamento. O único que desconfia de que algo está errado é Walter, o novo muppet, que foi destaque no filme anterior. Enquanto isso, Kermit organiza um show de final de ano com os presidiários no Gulag, motivado pela cruel carcereira Nadya (Tina Fey).

Vamos fazerrrr uma show que vai abalarrr o Sibérria!

Vamos fazerrrr uma show que vai abalarrr o Sibérria!

Nessa interação entre humanos e bonecos é que reside a grande diversão do longa. Grandes astros de Hollywood e da música fazem aparições relâmpago durante todo o filme e torna-se um desafio encontrar todos eles. Entre os artistas convidados estão Salma Hayek, Lady Gaga, Tom Hiddleston, James McAvoy, Ray Liota, Frank Langela, Chloë Grace Moretz e uma hilária participação de Celine Dion, entre outros. Encontre-os e não ria, se for capaz.

Guerra de distintivos entre Sam e Jean Pierre (Ty Burrell) é uma das cenas mais divertidas.

Guerra de distintivos entre Sam e Jean Pierre (Ty Burrell) é uma das cenas mais divertidas.

A mudança na tradução do título do filme – que, ao pé da letra seria Muppets mais procurados – vem bem a calhar. Quanto mais o tempo passa e a tecnologia evolui, parece que as coisas mais simples continuam as mais fascinantes. Apesar dos efeitos digitais – e é notório que eles são utilizados no filme, principalmente porque os arames que dão sustentação e movimento aos bonecos, tão visíveis na série de TV, desapareceram completamente – a singeleza de uma marionete ainda mantem o mesmo frescor que antigamente e proporciona bons momentos no cinema. O tempo pode passar, mas os Muppets continuarão sendo amados por muito tempo ainda.

Oba! Tem curta dos Monstros S.A. antes dos Muppets!!!

Oba! Tem curta dos Monstros S.A. antes dos Muppets!!!

Ah, vale dizer: como sempre, o curta-metragem Central da Festa, da franquia Monstros S.A., exibido antes do início do filme, abrilhanta a exibição. Só ele já vale o ingresso. Depois do filme não tem cena extra, mas em se tratando de Muppets, o estilo dos créditos merece que se perca mais cinco minutinhos na sala do cinema. 

Cotação: blog cotaçãomuppets

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s