Dez coisas que você (provavelmente) não sabia sobre Godzilla

blog abreTalvez você não tenha visto ainda o novo filme do Godzilla nos cinemas (leia nossa crítica aqui), mas com certeza já ouviu falar dele. Godzilla é um dos ícones da cultura pop, conhecido mundialmente, possuidor de uma legião de fãs. Para animar suas discussões na roda de amigos, trazemos dez curiosidades a respeito da carreira do lagartão.

Cartaz original do filme Gojira (1954)

Cartaz original do filme Gojira (1954)

1 – O monstro surgiu em 1954, como uma resposta dos japoneses à ameaça nuclear que devastou Hiroshima e Nagasaki em 1945. O nome original do monstro, Gojira, é uma fusão das palavras japonesas gorilla e kujira, gorila e baleia, respectivamente. O nome transmite a força do personagem, mas ele nada tem de gorila nem de baleia, sendo baseado mesmo é nos dinossauros: tem corpo de tiranossauro, braços longos de um iguanodonte e barbatanas nas costas semelhantes ao estegossauro.

Godzilla versão ocidental

Godzilla versão ocidental

2 – O sucesso do filme Gojira no Japão chegou ao Ocidente e foi adaptado nos EUA. O filme Godzilla, King of Monsters estreou em 1956 e, para dar um ar mais local, o longa foi editado e teve a inclusão de atores americanos. A nova versão foi estrelada por Raymond Burr, que interpreta um jornalista americano que acompanha a destruição provocada pelo monstro no Japão. No total, foram cortados 40 minutos do original e incluídos 20 minutos de cenas adicionais, o que fez com que se perdessem importantes elementos da história. Mesmo assim, esta versão foi a que tornou o monstro famoso.

"Você vai defender a Terra contra o ataque dos monstros. Menos o Godzilla!"

“Você vai defender a Terra contra o ataque dos monstros. Menos o Godzilla!”

3 – Os efeitos especiais do filme original foram produzidos por Eiji Tsuburaya, que, na década seguinte, criaria o maior herói do Japão: Ultraman.

Meu nome é Zilla. God Zilla!

Meu nome é Zilla. God Zilla!

4 – Godzilla tem mais filmes do que James Bond, o agente 007. No total, foram feitas 29 produções do monstro, contra 23 do agente secreto.

"Então é você que anda me imitando? Vou te mostrar quem é o Rei dos Monstros por aqui!"

“Então é você que anda me imitando? Vou te mostrar quem é o Rei dos Monstros por aqui!”

5 – O sucesso do filme-catástrofe Independence Day (1996), dirigido por Roland Emmerich, motivou a Toho Company (produtora que detém os direitos do Godzilla no Japão) a ceder os direitos do personagem para a realização de um longa-metragem totalmente feito nos EUA. Godzilla (1998) ficou tão aquém do esperado que os japoneses ignoram o longa na filmografia do monstro. Para os orientais, aquele monstro é chamado apenas de Zilla. O ódio é tanto que o filme Godzilla: Final Wars, produção de 2003, mostra o Godzilla original encontrando Zilla e dando-lhe uma tremenda surra. A luta dura menos de um minuto. Veja aqui:

Isso não é pra qualquer um, tá?

Isso não é pra qualquer um, tá?

6 – Gozilla tem uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

7 – A Toho Company cedeu o áudio do rugido original do Godzilla de 1954 para a Warner. O técnico de som Erik Aadahl atualizou o som tornando-o mais orgânico e contemporâneo, mas a “voz” do monstro continua a mesma. Já os cabelos…

Uau! Isso é MUITO grande!

Uau! Isso é MUITO grande!

8 – Para quem gosta de números e estatísticas: quando foi criado, Godzilla tinha 50 metros de altura. A versão de 2014 tem o dobro: 100 metros, o equivalente a um edifício de 26 andares. O novo longa-metragem possui 960 efeitos visuais, dos quais 327 pertencem ao lagartão. Se apenas um computador fosse usado para renderizar todos os efeitos, o filme só ficaria pronto em 450 anos.

Godzooky deixou saudades. Já o outro desenho, ninguém lembra.

Godzooky deixou saudades. Já o outro desenho, ninguém lembra.

9 – Foram feitas duas animações do monstro japonês. A primeira, feita pelos estúdios Hanna-Barbera, teve 26 episódios e durou entre 1978 e 1979. Nela, Godzilla ajudava um grupo de cientistas a prevenir desastres ecológicos e interagia com uma versão menor dele, Godzooky. A segunda série, que quase ninguém lembra, serviu como uma continuação ao filme de 1998 e teve 40 episódios, seguindo a mesma temática ecológica, onde Godzilla ajudava o Dr. Nick Tatopoulos a defender a humanidade contra monstros mutantes.

Três editoras já publicaram o monstro em quadrinhos

Três editoras já publicaram o monstro em quadrinhos

10 – O monstro já teve várias séries em quadrinhos. A primeira foi lançada pela Marvel, em 1977, escrita por Doug Moench (Mestre do Kung Fu) e desenhada por Herb Trimpe (O Incrível Hulk). Durou 24 edições. Anos depois, foi a vez da Dark Horse, editora com a tradição de quadrinizar personagens do cinema, lançar uma série do Godzilla. Depois de publicar várias minisséries com o personagem, a editora investiu numa publicação regular em 1995 e rendeu 16 edições. Em 2011, a IDW adquiriu os direitos e vêm publicando o Rei dos Monstros em arcos fechados, no formato de minisséries. Para 2014, na cola do novo filme, a Legendary Comics, uma subsidiária da produtora cinematográfica, vai lançar o encadernado Godzilla: Awakening, com a origem do lagartão. A HQ tem roteiro de Greg Borenstein e Max Borenstein (este último, o mesmo que escreveu o roteiro do filme).

Encadernado do monstro acaba de sair nos EUA pela Legendary

Encadernado do monstro acaba de sair nos EUA pela Legendary

3 comentários

  1. Adorei ” Meu nome é Zilla, GodZilla” kkkkk Sério que tem uma estrelinha na calçada da fama pra ele??? Senhorrrrr e pra Mimi nada né??? Hummpf Eu assistia o desenho que tinha os dois God’s achava bem bacana. Que filminho de lita mixuruca =P kkkkkk

  2. Sou fã do lagartao desde criança, não consegui ver todos os 29 filmes mas vi vários, inclusive a versão de 54,a original japonesa,muito boa e seria. A versão 2014 ficou ótima e fez justiça ao rei dos monstros. Espero que façam outros desse nível.
    Valeu pessoal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s