Em Primeira Mão: Antboy (Garoto-Formiga)

blog abreEnquanto a Marvel não lança o filme do Homem-Formiga (previsto para 2015), a produtora dinamarquesa Nimbus Film, em co-produção com a produtora Ghost VFX, passou na frente e lançou, no final de 2013, o filme Antboy (idem, 2013). A trama é bastante original: picado por uma formiga geneticamente modificada, um adolescente nerd adquire poderes semelhantes aos do inseto e decide se tornar o super-herói que dá título ao filme. Já viu isso em algum lugar? Calma que a coisa não é bem assim…

É o fim da picada!

É o fim da picada!

Apesar da óbvia referência, o filme não é uma comédia escrachada como Super-Herói: O Filme (Superhero Movie, 2008), que segue a linha da franquia Todo Mundo em Pânico e satiriza vários filmes de sucesso, muitas vezes com um humor duvidoso. Pelo contrário, Antboy é um filme bem sério (na medida do possível), baseado nas histórias em quadrinhos de Kenneth B. Andersen – sim, você não leu errado: existe uma HQ do personagem! – e traz uma aventura divertida com várias citações a personagens clássicos e uma cara de produção dos anos 1980.

Pelle luta para ser notado por Amanda

Pelle luta para ser notado por Amanda

A história começa a ser contada já nos créditos iniciais: enquanto os nomes do elenco vão sendo exibidos, uma animação mostra um cientista estudando e alterando geneticamente uma formiga que, por acidente, acaba escapando. Então, somos apresentados a Pelle Nøhrmann (Oscar Dietz, em seu primeiro trabalho), um garoto tímido e absolutamente comum, sem sorte com as garotas mas que tem uma paixão secreta por sua colega de classe Amanda (Cecilie Alstrup Tarp).

Wilhelm é fã de quadrinhos de super-heróis

Wilhelm é fã de quadrinhos de super-heróis

Pelle sonha em ser popular algum dia para, com isso, chamar a atenção de Amanda. Sua chance vem quando ele salva o garoto nerd Wilhelm (Samuel Ting Graf) de um bando de valentões e se torna o novo alvo deles. Escondendo-se dos grandalhões no quintal de uma casa abandonada, o garoto é mordido pela formiga. Não tarda e ele logo descobre estranhas mudanças em seu corpo como uma súbita e exagerada vontade de consumir açúcar ou uma força fora do comum.

Hmmm... esse traje não é muito intimidador...

Hmmm… esse traje não é muito intimidador…

Durante a aula de Educação Física, esses poderes se manifestam de forma descontrolada e isso chama a atenção de Wilhelm, fã de quadrinhos de super-heróis. O garoto logo percebe que Pelle possui superpoderes e o convida para descobrir a extensão deles. Pesquisando um vídeo na Internet sobre a vida das formigas, Wilhelm passa a testar todas as habilidades do inseto no amigo e descobre que ele é capaz de aderir a superfícies sólidas, carregar centenas de vezes o próprio peso, possui uma supermordida, um faro apuradíssimo e – contenham as risadas – faz xixi ácido.

Rápido, Wilhelm! Para a Ant-Caverna!

Rápido, Wilhelm! Para a Ant-Caverna!

Obviamente, eles decidem explorar esses novos poderes e fazem um traje de super-herói (“mas sem cueca por cima das calças”, segundo reclamação de Pelle) para combater o crime. O problema é quando o vilão Pulga (Nicolas Bro) – que possui o poder de saltar longas distâncias – sequestra Amanda para se vingar do pai dela. O pequeno herói, com a ajuda de Wilhelm e da nova aliada Ida (Amalie Kruse Jensen), a irmã de Amanda, partem em busca do vilão para resgatar a amiga.

Que tamanduá que nada! O inimigo do Garoto-Formiga é uma pulga (e nem queira saber o que é esse tubo no pescoço dele!)

Que tamanduá que nada! O inimigo do Garoto-Formiga é uma pulga (e nem queira saber o que é esse tubo no pescoço dele!)

O filme tem bons momentos e é recheado de clichês ao universo dos super-heróis, principalmente na figura de Wilhelm. O garoto tem a cara de Clark Kent, o jeito de Peter Parker e funciona na trama como Robin, o parceiro-mirim do herói. Nos bastidores, conta-se que as action figures da estante do garoto são personagens famosos que foram modificados para evitar problemas legais – há até um boneco do He-Man com oito olhos. Mesmo assim, permaneceram inalterados um busto de Hellboy, um poster de Abe Sapien na parede do quarto e Wilhelm também aparece lendo uma HQ de Savage Dragon, personagem da Image Comics. Isso, sem contar as inúmeras citações a heróis, que vão de Superman ao próprio Homem-Formiga, da Marvel. Hilário!

Antboy é um personagem que existe nos quadrinhos da Dinamarca

Antboy é um personagem que existe nos quadrinhos da Dinamarca

Este é o trabalho de estreia do diretor Ask Hasselbalch e também é o primeiro filme de super-heróis filmado na Dinamarca. A história engloba os três primeiros livros da série, sendo que o segundo foi bem pouco utilizado por tratar de divórcio, um tema pouco relevante para a trama. O roteirista Anders Ølholm revelou em seu twitter que já está escrevendo uma sequência, mas ainda não há data prevista para o início das filmagens.

Quem disse que tamanho é documento?

Quem disse que tamanho é documento?

Leve, divertido e descompromissado, Antboy lembra bastante o clássico Os Goonies (The Goonies, 1985), no qual um grupo de crianças se junta para encontrar um tesouro. É uma paródia aos filmes de super-herói que invadiram Hollywood na última década, que consegue ser engraçado sem cair no ridículo. Dificilmente se tornará um clássico ou um blockbuster, mas é perfeito para assistir numa tarde chuvosa de sábado.

Cotação: blog cotação antboy

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s