Saído do forno: Graphic MSP – Chico Bento: Pavor Espaciar

blog abreAproveitando a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 29 de agosto a 8 de setembro no Riocentro, chega às bancas e livrarias especializadas o terceiro volume da Graphic MSP: Chico Bento – Pavor Espaciar. O álbum foi escrito pelo paulistano Gustavo Duarte, cartunista que já tinha desenhado o personagem caipira de Mauricio de Sousa no especial MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas, o primeiro volume da coleção.

"Já chegou o disco voador!" E não é nenhum personagem barrigudo!

“Já chegou o disco voador!” E não é nenhum personagem barrigudo!

Nesta HQ, cujo traço está bem mais “cartunizado” do que na versão anterior, Chico Bento e seu primo Zé Lelé, juntamente com o porco Torresmo e a galinha Giselda (ou Giserda, no “caipirês” do garoto) se veem às voltas com extraterrestres. A HQ explora toda mítica que existe no interior, conforme afirma o próprio Mauricio de Sousa no texto que abre o álbum: basta conversar com os moradores e facilmente encontraremos alguém com uma história fantástica e assombrada pra contar, seja envolvendo personagens folclóricos como saci e mula-sem-cabeça como também visitantes estranhos de outros planetas.

A arte ágil fala por si só.

A arte ágil fala por si só.

Evidentemente, o “pavor” fica só no título do livro, porque a história apela mesmo é para o humor – sem, contudo, deixar de lado o suspense, mas um suspense divertido. Recheada de referências sobre personagens alienígenas – há até um certo cantor abduzido que sempre foi considerado um ET, tamanhas foram as mudanças que fez em seu próprio rosto com as inúmeras cirurgias plásticas – e elementos de filmes de ficção (logo de cara, já dá pra identificar Guerra dos Mundos, de H. G. Wells), o álbum prima pela simplicidade: o traço caricato de Duarte dispensa o texto e muitas sequências podem ser vistas como num filme.

Como num filme, é possível "ler" o movimento dos personagens

Como num filme, é possível “ler” o movimento dos personagens

Aliás, esta é uma característica do selo Graphic MSP: tanto Astronauta: Magnetar (cuja crítica fizemos aqui) como Turma da Mônica: Laços (que analisamos aqui), o prazer está não apenas na leitura, mas também na apreciação da arte. São álbum para serem vistos e admirados, como se admira um quadro numa exposição. No caso de Pavor Espaciar, vale procurar objetos escondidos ao longo da aventura – mas se não encontrar, não tem problema, pois é tudo revelado no encarte no final da obra, onde é descrito todo processo criativo.

Outros trabalhos de Gustavo Duarte

Outros trabalhos de Gustavo Duarte

Como os anteriores, o álbum tem duas versões: capa dura (R$ 29,90) e brochura (R$ 19,90). Roger, o vocalista do grupo Ultraje a Rigor, faz o editorial na quarta capa, falando sobre sua relação com autor e personagem, num tom descontraído como ele próprio. Uma delícia de ler. Embora Chico Bento: Pavor Espaciar seja a mais fraca das três edições do Graphic MSP, o selo mantém o altíssimo nível que vem apresentando desde sua estreia. Já é mais um sucesso de Gustavo Duarte, que vem se somar aos já consagrados Có! (que aparece nas mãos do Zé Lelé), Táxi, Birds e Monstros!.

É bom ser criança, né, Chico e Zé?

É bom ser criança, né, Chico e Zé?

Leitura altamente recomendável, Pavor Espaciar traz toda caipirice do Chico Bento e a delícia de ser criança, com a imaginação a todo vapor, a alegria não ter preocupações e a simplicidade de falar com os animais. Sem revelar spoilers, o final da história mostra por que essa é a melhor fase da vida: ao crescer, perde-se o precioso dom da fantasia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s