Fantomas, o anime, chega em DVD

blog abreConforme já havia antecipado na postagem sobre o lançamento do filme live-action do herói japonês Fantomas em DVD (clique aqui para ler), chega às lojas o desenho animado do personagem. Fantomas, o Guerreiro da Justiça – Volume 1 é o lançamento de julho da Cult Classic – distribuidora que resgata filmes e séries clássicas e que também foi responsável pelo lançamento da série do Robô Gigante, que fez muito sucesso nos anos 70.

O herói e o morceguinho dourado que precede suas aparições.

O herói e o morceguinho dourado que precede suas aparições.

O box é o primeiro volume de quatro que serão lançados futuramente, segundo promessa da Cult Classic. O primeiro volume traz três discos contendo 13 episódios do anime, com cerca de 23 minutos cada um e mostra a origem do herói com aparência de esqueleto e seus primeiros confrontos contra o maligno cientista Dr. Zero, um estranho alienígena de quatro olhos, cada um de uma cor diferente e um poder específico.

Dr. Miller e sua filha Marie

Dr. Miller e sua filha Marie

Um pouco modificada em relação à versão live-action, mas mantendo a essência do personagem, a série começa com uma expedição do Dr. Miller, um pesquisador que estava atrás da civilização perdida da Atlântida e viajava pelo Oceano Antártico juntamente com sua filha Marie e acabou se desviando da rota original. O navio é atacado pela Mão Gigante, um monstro criado pelo Dr. Zero para dominar o mundo e é destruído. Antes de naufragar, o Dr. Miller entrega seu diário a Marie, pedindo-lhe que guarde com cuidado aquelas anotações.

Dr. Steel, Marie e Gaby na tumba de Fantomas

Dr. Steel, Marie e Gaby na tumba de Fantomas

A garota sobrevive num bote salva-vidas e é encontrada pelo Dr. Steel, um cientista que passava pelo lugar para testar seu Super Carro, um veículo com formato de disco voador, juntamente com seu filho Terry e o assistente atrapalhado e comilão Gaby. Depois de resgatar Marie e ser atacado pela Mão Gigante, o Super Carro é obrigado a pousar numa misteriosa ilha que emergiu no meio do oceano. Lá, eles encontram a tumba de Fantomas e, com a ajuda das anotações do Dr. Miller, descobrem que o herói esteve hibernando por cinco mil anos e retornará para combater um grande mal que assola o mundo.

Calças curtas e chapeuzinho combinando era moda nos anos 60, certo, Terry?

Calças curtas e chapeuzinho combinando era moda nos anos 60, certo, Terry?

Com um pouco de água fresca, Marie desperta Fantomas e este passa a aparecer sempre que a garota o invoca, sempre precedido por um morceguinho dourado – o título do anime, em japonês, é Ogon Batto, que quer dizer justamente “Morcego Dourado”. Diferente do longa-metragem, Fantomas não fala, apenas dá uma gargalhada macabra. Já o Dr. Zero grita o seu bordão antes e depois de cada fala: Zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero!

Embalagem caprichada: maior valor agregado e respeito aos fãs colecionadores

Embalagem caprichada: maior valor agregado e respeito aos fãs colecionadores

A embalagem do box é um exemplo de como o respeito com o público consumidor valoriza o produto: os discos são acondicionados em berços de acrílico transparente e a caixa tem uma uma aba interna com informações sobre o personagem e a série. Além disso, entre os extras, estão oito episódios com a dublagem original feita pela Cinecastro. A distribuidora informou que, infelizmente, não foi possível recuperar a dublagem de todos os episódios e, para manter a qualidade do material, a opção foi manter o áudio original em japonês com legendas em português. Mesmo assim, os episódios extras são um presente para os fãs.

Aba interna traz informações sobre a produção.

Aba interna traz informações sobre a produção.

Outros extras do box são: ficha técnica do desenho, galeria de fotos e lançamentos da produtora – um padrão entre os discos da Cult Classic. A distribuidora apenas deveria considerar um nome diferente para o produto, visto que manter o mesmo título tanto para o filme como para o desenho pode gerar confusão aos consumidores que não conhecem o personagem e nem que havia um filme longa-metragem anterior ao anime. Nada que um subtítulo não resolvesse – algo como Fantomas – O Filme, ao invés de manter O Guerreiro da Justiça.

Fantomas voa para um novo salvamento

Fantomas voa para um novo salvamento

Outro ponto negativo está na ficha técnica que, dependendo do tamanho da TV em que será exibida, é totalmente ilegível, com letras minúsculas para inserir todas as informações sobre a produção – algo que, no fim das contas, nem são tão essenciais e que poderiam estar incluídas no verso da embalagem ou num pequeno encarte interno. Pequenos detalhes que não diminuem a qualidade do produto, imperdível tanto para colecionadores e fãs como para o público que terá o primeiro contato com o herói. Uma iniciativa louvável da Cult Classic, que merece os parabéns pelo lançamento de filmes e séries que marcaram a infância de muita gente e, principalmente, pelo respeito ao consumidor no zelo com a apresentação do produto.

Zeeeeeeeeeeeeeeero é só o meu nome. O DVD merece nota 10!

Zeeeeeeeeeeeeeeero é só o meu nome. O DVD merece nota 10!

A série animada foi produzida pela empresa Daichi Doga em 1967 e transmitida em diversos países, incluindo a Austrália, Itália e Brasil.  No nosso país, o desenho teve uma abertura exclusiva, diferente da original, feita pela Transglobal, que distribuiu a série. Embora a música-tema do herói tenha sido mantida no desenho, a abertura tocava outra música, que seguia o estilo da canção-tema de Jonny Quest, desenho dos estúdios Hanna-Barbera. Veja abaixo a abertura brasileira, diretamente do canal silviocesar04, do You Tube (a qualidade do áudio está bem ruim, mas vale a curiosidade).

Anúncios

5 comentários

    • Oi, Moacir. De fato, é um pouco difícil achar o box da primeira temporada. Com sorte, você consegue achar nos sites Submarino, Americanas.com, Fnac, Livraria Saraiva… Uma pesquisa rápida e vi que o Submarino tem três temporadas a um preço médio de 80 reais cada um. Mas sei que existe um box único, com todas as temporadas juntas. Esse sai por uns 200 reais, mas é bem mais raro. Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s