Fantomas: DVD traz herói macabro em live action

blog abreUm dos primeiros desenhos animados japoneses – os chamados animes – exibidos no Brasil, Fantomas, o Guerreiro da Justiça contava as aventuras de um super-herói com aparência de esqueleto, risada fantasmagórica e que aparecia sempre precedido por um morcego dourado (daí o nome original da série em japonês, Ogon Batto, ou “morcego dourado”). Foi exibido nas TVs Tupi e Record na década de 1970 e deixou muitas saudades em quem viveu naquela época.

Anime fez tremendo sucesso nos anos 1970.

Anime fez tremendo sucesso nos anos 1970.

Porém, pouca gente sabe que antes do anime existiu um filme live-action do personagem. A produtora Cult Classic, a mesma que lançou recentemente em DVD a série do Robô Gigante (leia resenha aqui), acaba de lançar esse longa-metragem para o mercado home vídeo. A série animada estreou em 1967, mas um ano antes, a produtora Toei Company lançou o longa contando a origem do personagem. O filme começa com um jovem chamado Akira, que descobre um cometa em rota de colisão com a terra. Ele é ridicularizado quando vai avisar um grupo de astrônomos e, quando sai do observatório, é sequestrado por uma organização secreta que presta serviços à ONU.

Akira conhece arma capaz de destruir o cometa no espaço.

Akira conhece arma capaz de destruir o cometa no espaço.

Convidado a se unir ao grupo e, junto com eles, ajudar a evitar a catástrofe que a colisão com o cometa causaria no planeta Terra, Akira é apresentado ao Dr. Yamatone, cientista que desenvolveu uma arma capaz de explodir o corpo celeste no espaço. Porém, a máquina só funcionará se tiver uma lente feita a partir de um raro minério. Dessa forma, um grupo de agentes parte em busca desse mineral e chega a uma ilha que emergiu misteriosamente do oceano e que não consta dos mapas.

"Efeitos especiais" no momento em que Fantomas desperta de seu sono milenar.

“Efeitos especiais” no momento em que Fantomas desperta de seu sono milenar.

Os cientistas descobrem que a ilha pertence ao reino submerso da Atlântida mas, antes que possam explorar seus segredos, são atacados pelo Dr. Zero, um alienígena que se revela o responsável por mudar a rota do cometa para destruir a Terra. Ao fugir do ataque dos capangas de Zero, o grupo é encurralado numa catacumba, onde encontram um sarcófago com a inscrição que a criatura dentro dele voltaria à vida após 10 mil anos para salvar o planeta. A filha do Dr. Yamatone, Emilie, joga água no peito do cadáver, que ressuscita e se apresenta como Fantomas, o guerreiro da justiça (sim, no filme ele fala, diferente da animação, onde só dá sua gargalhada macabra).

Zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero pra essa máscara.

Zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero pra essa máscara.

O herói passa então a defender a Terra contra a ameaça de Zero e seus capangas. Emilie é quem tem o poder de invocar Fantomas quando necessário, por meio de um broche que se transforma num morcego dourado. Na época em que foi produzido, o filme não contava com muitos recursos tecnológicos, o que transparece na visão de fios suspendendo o “morcego” falso e veículos de brinquedo claramente perceptíveis. Há também situações que, vistas hoje, são totalmente absurdas, como o raio disparado na Terra que atinge o espaço no mesmo instante, subvertendo todas as leis da Física.

Fantomas cruza o céu em defesa do planeta

Fantomas cruza o céu em defesa do planeta

Mesmo assim, o filme surpreende com um roteiro dinâmico e envolvente para a época em que foi feito. O DVD teve uma excelente remasterização de som e imagem, de modo que nem parece se tratar de uma produção dos anos 1960, embora seja em preto-e-branco. Também chama atenção o fato do formato de tela do filme ser widescreen ao invés de letterbox, como é comum em programas antigos. Isso se deve, provavelmente, ao fato do filme ter sido exibido nos cinemas japoneses e não feito diretamente para TV. Ótima notícia para quem tem uma TV com tela larga e pode usufruir melhor da produção.

É hora do meu sono de beleza. Me acordem daqui a 10 mil anos.

É hora do meu sono de beleza. Me acordem daqui a 10 mil anos.

Outra boa notícia é que, diferente de Robô Gigante, este disco tem o áudio original em japonês e legendas em inglês, português e espanhol. A única coisa que os fãs vão sentir falta é do tradicional bordão do Dr. Zero, que sempre surgia gritando seu nome: “Zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero!”. Mas os saudosistas não precisam se preocupar: para breve, a Cult Classic promete o lançamento em DVD da série animada com os 52 episódios divididos em quatro boxes. Os bons tempos voltaram!

Antes do MMA existiu o Telecatch

Antes do MMA existiu o Telecatch

Curiosidade: Também chamado de Phantaman em outros países, no Brasil o herói Fantomas teve seu nome inspirado num famoso lutador de telecatch (luta livre) que era muito popular no programa Gigantes do Ringue, exibido pela TV Record. Ainda bem, porque Phantaman parece nome de garoto propaganda de refrigerante de laranja…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s