Marvel cria herói para incentivar criança a usar aparelho auditivo

blog abre“Grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Se não usarmos nossas habilidades para ajudar os outros, o que estamos fazendo aqui na Marvel?” Essas foram as palavras do editor Bill Rosemann, ao explicar os motivos que o levaram a criar o personagem Blue Ear (Orelha Azul, em tradução livre). O novo personagem é um deficiente auditivo, cujo nome é inspirado no modelo de um aparelho de surdez. O herói foi criado para motivar um garoto de quatro anos, que se recusava a usar o seu aparelho, a mudar seu comportamento.

Anthony é deficiente auditivo e se recusava a usar seu aparelho

Anthony é deficiente auditivo e se recusava a usar seu aparelho

Segundo o site da Marvel, dentre as inúmeras mensagens que a editora recebe diariamente, uma delas chamou a atenção: o pedido de uma mãe, Christina D’Alessandro, que contava que seu filho, Anthony Smith, nascido com uma deficiência auditiva, reclamou que nunca tinha visto nenhum super-herói usando aparelhos de surdez e que, por isso, ele também não ia usar mais o dele.

blog gavião arqueiro

O Gavião Arqueiro já precisou usar um aparelho auditivo.

Sensibilizado pelo pedido da mãe, Rosemann primeiramente, tentou incentivar o garoto, dizendo que o Gavião Arqueiro, em um momento de sua carreira, perdeu sua audição e precisou usar um aparelho para que pudesse continuar sendo vingador. Depois, juntamente com o editor Lauren Sankovitch e o desenhista Nelson Ribeiro, criaram o herói Blue Ear, que usa seu aparelho para ouvir os pedidos de socorro e ajudar as pessoas em perigo.

Desenho feito pelo artista Manny Mederos

Desenho feito pelo artista Manny Mederos

O melhor de tudo é que o personagem também repercutiu na entidade HEAR, especializada na educação de deficientes auditivos, onde Anthony estuda e todas as crianças gostaram do novo herói. Quanto à Anthony, ele não apenas passou a usar seu aparelho como ganhou de sua mãe um uniforme do novo herói.

Agora sim, Anthony é um verdadeiro super-herói!

Agora sim, Anthony é um verdadeiro super-herói!

Com isso, a editora cumpre uma importantíssima função social que vai além da diversão: a de fazer os super-herói serem inspiração para comportamentos exemplares e de cidadania.

blog blue ear

“Graças a meu aparelho auditivo, ouço alguém em apuros”.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s