Preview 2013

blog-abreDepois de merecidas férias, estamos de volta com nossa programação normal no blox, destacando os principais lançamentos em filmes e HQs de 2013. Este ano será um ano muito promissor para o universo dos super-heróis, visto que serão seis produções no cinema voltadas para este gênero. É fato que Hollywood se rendeu os personagens com superpoderes e cueca por cima da calça – muito embora este último quesito venha sendo abandonado em nome do realismo e da contemporaneidade. Enfim… Vamos à lista! (Vale lembrar que as datas são apenas previsões e podem sofrer alteração ao longo do ano).

As crianças cresceram.

As crianças cresceram.

João e Maria: Caçadores de Bruxas (Estreia: 25 de janeiro) – Depois da versão sombria de Branca de Neve, os produtores encontraram uma nova mina de ouro nas releituras dos contos de fada. Nesse longa, João e Maria não são mais as crianças indefesas que vão parar numa casa de guloseimas. A dupla é interpretada por Jeremy Renner (o Gavião Arqueiro de Os Vingadores) e Gemma Arterton (a bond girl Strawberry Fields, de 007 – Quantum of Solace) e, depois dos eventos que todos conhecemos – ou seja, quase virarem o almoço de uma impiedosa bruxa -, eles se tornaram implacáveis caçadores das feiticeiras. O filme promete muita ação e efeitos especiais.

Expectativa: 001

Siga a estrada dos tijolos amarelos

Siga a estrada dos tijolos amarelos

Oz – Mágico e Poderoso (Estreia: 8 de março) – não se trata de uma nova versão do clássico O Mágico de Oz, mas uma história que serve de prelúdio para a conhecida história. Nela, um mágico circense de caráter duvidoso (James Franco) vai parar no mundo mágico de Oz e precisa provar que é um grande mago para salvar o reino das maldades das bruxas Glinda (Michelle Willians), Evanora (Rachel Weisz) e Theodora (Mila Kunis). O que não vai ser muito fácil, já que magia de verdade não é bem uma habilidade de mágicos de circo… Com direção de Sam Raimi, tem boas chances de ser um bom filme.

Expectativa: 002

Divulgação fraca pro que parece uma boa animação

Divulgação fraca pro que parece uma boa animação

Uma História de Amor e Fúria (Estreia: 22 de março) – filmes brasileiros geralmente pecam pela falta de recursos e fraca divulgação, o que atrapalha o bom desempenho nas bilheterias. Esta animação é um caso desses: pouco se ouviu falar dela e já estamos há exatos dois meses de sua estreia. Pesa o fato de que o Brasil também não tem tradição em desenhos animados que não sejam produções fofinhas, do porte de Rio, por exemplo. Não é o caso deste, que mistura lendas indígenas com história do Brasil e conta com nomes como Selton Mello, Rodrigo Santoro e Camila Pitanga no elenco de dublagem. A sinopse: um guerreiro indígena se apaixona pela bela Janaína e, ao morrer, assume a forma de um pássaro. A história de amor do casal sobrevive durante seis séculos, perpassando os períodos de colonização, escravidão, regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água.

Expectativa: 001

"Viemos dar uma força nessa equipe. Será que rola?"

“Viemos dar uma força nessa equipe. Será que rola?”

G.I. Joe 2: Retaliação (Estreia: 29 de março) – Continuação da franquia dos soldados de elite conhecidos no Brasil como Comandos em Ação. O longa anterior, A Origem de Cobra, teve uma recepção morna e este promete não ser diferente, apesar do reforço dos astros do cinema-porrada Bruce Willis e Dwayne Johnson.

Expectativa: 003

blog Iron-Man-3Homem de Ferro 3 (Estreia: 26 de abril) – Terceira aventura do Vingador Dourado, tem a vantagem de trazer um histórico excelente nos longas anteriores. Porém, a saída do diretor Jon Favreau pode descaracterizar um pouco a franquia, principalmente porque o novo diretor, Shane Black, prometeu trazer um “roteiro mais sombrio”. A boa notícia é que o herói finalmente irá enfrentar seu arqui-inimigo dos quadrinhos, o Mandarim (Ben Kingsley), numa trama que é baseada na HQ Extremis. Ah, sim: Robert Downey Jr. continua no papel de Tony Stark, o que, por si só, já é garantia de boa diversão.

Expectativa: 004

Onde nenhum homem jamais esteve

Onde nenhum homem jamais esteve

Star Trek – Além da Escuridão (Estreia: 14 de junho) – Segundo filme da nova franquia Star Trek, o longa mostra uma crise interna na Enterprise que coloca em risco não apenas o futuro da organização, mas a própria segurança mundial. Capitão Kirk (Chris Pine) lidera uma missão para resgatar uma arma de destruição em massa de um vilão misterioso que os trekkers de plantão juram se tratar de Khan (o vilão do segundo filme da franquia clássica). De qualquer forma, o diretor J. J. Abrams promete mexer com a adrenalina do público.

Expectativa: 002

estreia monstruosa

Retorno monstruoso

Universidade Monstros (Estreia: 21 de junho) – Segunda aventura dos simpáticos monstrinhos Mike e Sully, que se passa anos antes do filme anterior, Monstros S. A., e mostra como eles se conheceram, nos tempos de universidade. A assinatura da Pixar já garante a obrigatoriedade do ingresso.

Expectativa: 004

Os Minions também estão de volta... para noooooooossa alegria!

Os Minions também estão de volta… para noooooooossa alegria!

Meu Malvado Favorito 2 (Estreia: 5 de julho) – Poucos dias após Universidade Monstros, chega aos cinemas outra continuação que promete agradar crianças e adultos. A sinopse do filme não foi divulgada e pouco se sabe a respeito, exceto que os mesmos personagens do filme anterior voltarão na sequência. Diversão garantida.

Expectativa: 001

Não é um pássaro, nem um avião... nem o Superman que conhecemos.

Não é um pássaro, nem um avião… nem o Superman que conhecemos.

Superman: O Homem de Aço (Estreia: 12 de julho) – a tentativa de reiniciar a franquia do Superman, depois da fraca bilheteria de Superman – O Retorno inclui novo ator, um novo uniforme sem a tradicional cueca vermelha e um roteiro mais realista, que mostra como seria a reação do mundo a alguém com os poderes do Homem de Aço. Ao mesmo tempo, também mostra Clark Kent (Henry Cavill) numa busca interior, para encontrar sua razão de ser num mundo que não é seu. O bom elenco inclui Kevin Costner e Russel Crowe e, na equipe técnica, a direção do competente Zac Snyder e roteiro de Christopher Nolan e David Goyer. Contudo, nem isso parece salvar o filme do fiasco. Pelo que já foi mostrado em fotos e trailers, esta será uma superbomba. A esperança é que estejam escondendo o jogo e o filme seja um grande sucesso, pois um ícone como o Superman merece.

Expectativa: 005

Índio quer apito. E boa bilheteria também.

Índio quer apito. E boa bilheteria também.

Cavaleiro Solitário (Estreia: 12 de julho) – no mesmo dia do Superman, outro herói das antigas volta às telas. O herói mascarado (Armie Hammer) e seu parceiro, o índio Tonto (Johnny Depp) defendem o Velho Oeste dos bandidos que querem aterrorizar a região. A narrativa da história é dada pelo ponto de vista de Tonto, que conta os fatos que levaram o ranger John Reid a se tornar o Cavaleiro Solitário. Especula-se que o filme será uma tentativa frustrada de revitalizar o herói – que, no Brasil, também é conhecido como Zorro, embora nada tenha a ver com o herói latino da capa e espada, exceto a máscara preta. Nem a presença de Johnny Depp como o índio Tonto parece chamar a atenção. O visual dark e a presença de Depp dão a impressão de que se trata de mais uma produção de Tim Burton, mas o diretor não está envolvido nesse filme.

Expectativa: 003

Garras e músculos, muitos músculos

Garras e músculos, muitos músculos

The Wolverine ou Wolverine: Imortal (Estreia: 26 de julho) – Ignorando a produção anterior (X-Men Origens: Wolverine), o novo longa traz de volta Hugh Jackman (com o corpo exageradamente bombado) no papel do mutante canadense dos ossos de adamantium. A trama foca na minissérie Eu, Wolverine, que se passa no Japão e mostra Wolverine às voltas com a máfia Yakuza. O roteiro do filme insere essa viagem ao Oriente após os eventos de X-Men – O Confronto Final (2006), que culminaram na morte de Jean Grey pelas mãos de Wolverine. A premissa é interessante e o filme tem tudo para dar certo.

Expectativa: 006

Um é pouco, dois é ótimo!

Um é pouco, dois é ótimo!

Os Smurfs 2 (Estreia: 2 de agosto) – Continuação da aventura lançada em 2011, desta vez os pequenos seres azuis da floresta vão retornar ao mundo dos humanos para pedir ajuda no resgate (de novo!) da Smurfete, que foi raptada por Gargamel (Hank Azaria). Apesar do roteiro previsível, a perfeita caracterização de Hank Azaria como o bruxo Gargamel e do gato Cruel feito em CGI são garantia de boas risadas. A divulgação de outros seres não azuis na floresta causou burburinho na Internet e alguns fãs mais radicais estão achando que os personagens foram descaracterizados em live action, mesma crítica que fizeram ao filme anterior.

Expectativa: 002

Rodrigo Santoro volta ao papel do afetado Rei Xerxes

Rodrigo Santoro volta ao papel do afetado Rei Xerxes

300 – Rise of an Empire (Estreia: agosto) – Nesta continuação de 300 ( 2006), os eventos do filme se passam simultaneamente à batalha do Rei Leônidas em Termópilas. A história mostra o general Themistocles (Sullivan Stapleton) liderando seu exército marítimo na guerra conhecida como Batalha de Artemísio. O passado do rei Xerxes (Rodrigo Santoro) também será revelado na trama. Embora tenha esta data de estreia prevista, é pouco provável que o filme vá, de fato, chegar aos cinemas no prazo.

Expectativa: 003

Pra que um bastão tão grande?

Pra que um bastão tão grande?

Kick-Ass 2 (Estreia: 13 de setembro) – mais uma continuação baseada num herói dos quadrinhos. Nesta aventura, Kick-Ass (Aaron Taylor Johnson) e Hit-Girl (Chloë Grace Moretz) estão trabalhando juntos e têm que lidar com os justiceiros mascarados que, inspirados por suas ações no longa anterior, também decidiram sair pela cidade fantasiados de super-heróis. Entre os novos vigilantes, estão Battle Guy (algo como Cara Guerreiro), Night Bitch (Vadia Noturna) e Doctor Gravity (Dr. Gravidade). Quem retorna também é Red Mist (Christopher Mintz-Plasse) com outra identidade, a do vilão Mother Fucker (hã… melhor deixar esse sem tradução) e promete dar muito trabalho para os jovens heróis. Esse promete!

Expectativa: 004

Mais mitologia, menos realidade

Mais mitologia, menos realidade

Thor: The Dark World (Estreia: 22 de novembro) – a segunda aventura do Deus do Trovão (Chris Hemsworth) promete explorar muito mais os mundos míticos da mitologia nórdica do que se prender à Terra – muito embora os personagens de Jane Foster (Natalie Portman), Darcy (Kat Dennings) e o Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgård) façam parte do elenco. A trama é baseada na saga A Caixa dos Invernos Antigos, escrita e desenhada por Walt Simonson em 1984, que lançou o vilão Malekith e se tornou uma das mais marcantes do Deus do Trovão. No filme, o vilão será interpretado por Christopher Eccleston.

Expectativa: 004

Isso sim é precioso!!

Isso sim é precioso!!

O Hobbit – A Desolação de Smaug (Estreia: 13 de dezembro) – na segunda parte a aventura de Bilbo Bolseiro, os treze anões e Gandalf continuam sua jornada rumo à Montanha Solitária para recuperar os tesouros que foram roubados dos anões pelo dragão Smaug. Pela prévia mostrada na última cena do longa anterior, dá para esperar um dragão gigantesco e combates épicos, como somente o diretor Peter Jackson sabe fazer. Dificilmente, o filme decepcionará.

Expectativa: 004

Outros filmes que podem causar burburinho: Sin City 2 – A Dama Fatal (baseado nos quadrinhos de Frank Miller), Aviões (animação da Pixar, no estilo de Carros), Jogos Vorazes – Em Chamas (adaptação do segundo livro da série), Os Croods (animação da Dreamworks que conta a história de uma típica família americana… da pré-história), A Maldição de Chucky (a volta do sanguinário boneco da franquia Brinquedo Assassino).

teaser do Ano da Dentuça

teaser do Ano da Dentuça

Nos quadrinhos, a comemoração gira em torno dos 50 anos da baixinha dentuça mais amada do Brasil. Mônica comemora meio século de sua criação e a Mauricio de Sousa Produções promete uma grande festa, embora não revele detalhes. As revistas de linha já trazem um selo comemorativo na capa e, para março, está previsto o segundo volume da Graphic MSP, cujo destaque é a Turma da Mônica, desenhada e escrita por Victor e Lu Cafaggi. Também em março deve chegar a edição especial Cascão 50 anos (sim, o sujinho também completa meio século) e, para maio, o encadernado da Mônica. Estão na fila a estreia de Chico Moço, nos mesmos moldes da Turma da Mônica Jovem, a volta da revista da Tina e o lançamento de Neymarzinho. O espetáculo Turma da Mônica no Mundo de Romeu e Julieta, que fez grande sucesso no final dos anos 70, também ganha nova versão.

O pau vai comer feio!

O pau vai comer feio!

Dos lados da Marvel, a ordem é revolucionar. Para o mês de abril, a Panini reserva a épica minissérie Vingadores vs. X-Men – o teaser da série já está sendo veiculado nas revistas de linha de janeiro. A boa notícia é que a mini será publicada em apenas seis capítulos, no qual cada edição será equivalente a dois capítulos americanos. Fazendo as contas, até o final do ano (provavelmente em dezembro), a cronologia já permite a publicação de Marvel Now!, a nova série em quadrinhos que renova todo o Universo Marvel e zerou as publicações nos Estados Unidos. Por aqui, a promessa é manter os títulos e numerações, mas por enquanto, ainda é cedo para afirmar qualquer coisa.

Superamigos? Quase isso...

Superamigos? Quase isso…

Já a DC dá continuidade aos Novos 52 sem muitas novidades, exceto a republicação da série Justiça, escrita e desenhada por Alex Ross. A HQ será publicada completa, em formato gigante (o mesmo do álbum Os Maiores Super-Heróis do Mundo). A série é excelente, mas o preço deve ser um bocado salgado, portanto, economize desde já. Outra promessa é o terceiro volume de Superman Crônicas, que republica, em ordem cronológica, as primeiras histórias do Homem de Aço. Este lançamento, provavelmente chegará às comic shops e livrarias próximo ao lançamento do filme do Superman.

Quarenta anos de trapalhadas

Quarenta anos de trapalhadas

A Disney pretende comemorar os 40 anos do Morcego Vermelho com uma edição especial do Almanaque dos Super-Heróis, com histórias raras do atrapalhado personagem (em março). Na linha de especiais, mas sem data definida para lançamento, a Abril lançará Epic Mickey, que traz a versão em quadrinhos do game homônimo, O País dos Metralhas (associando os clássicos bandidões da Disney com os… hã… personagens do Mensalão), um novo volume dos Escoteiros Mirins, Viagem ao Fundo do Mar, Aventuras do Tempo e do Espaço e Super-Heróis Disney. Informações mais detalhadas desses lançamentos e muitas outras – incluindo as revistas de linha, você pode ler no site Planeta Gibi.

Ufa… o ano está apenas começando. Ao longo dos próximos meses, muitas outras novidades vão chegar. E, certamente, nosso blox trará informações fresquinhas, conforme elas forem acontecendo. Fique conosco em 2013!!

Anúncios

2 comentários

  1. Você é loko mano? Da onde o filme do Super promete ser um fiasco? O.o
    Promete ser o maior filme de 2013! É só dar uma olhada naquele site (esqueci o nome) que faz previsões para o provável sucesso e fracasso de 2013. Superman promete ser a maior bilheteria e maior aceitação da crítica e dos fãs, e Loney Ranger promete ser o maior fracasso de público e crítica.
    Praticamente em todo canto, tá todo mundo ansioso pra esse filme ser lançado.
    Esse foi o primeiro site que vi ter esse pessimismo á cerca do filme ou não ter gostado do trailer, é muito estranho O.o
    E o trailer? Putz! O trailer é fenomenal! Sério que você nao curtiu? Sei lá..primeira pessoa que vi com todo esse pessimismo e achando ruim. Mas gosto é algo indiscutível.

    • Você disse tudo, Erickson. Gosto é algo discutível. Você tem todo o direito de ter sua opinião e sua empolgação pelo novo filme do Superman. Mas eu, pelo que vi, considero que será uma bomba. Talvez esteja enganado e depois, faço questão de voltar aqui e me retratar. No entanto, vários motivos me levam a acreditar nisso e explico quais são: leio quadrinhos há mais de 30 anos e tenho o Superman como meu herói favorito. Este, que está sendo mostrado no filme, nem de longe é o personagem que eu conheço. Já começa com o uniforme escuro, num tom sombrio, que não condiz com o personagem. Roupa escura é do Batman. Superman representa a luz. Ele é o símbolo de todas as virtudes que o ser humano almeja ter, algo que esse não é.
      O trailer, por outro lado, não mostra nada. Mostra um cara barbudo (???), pescando (Clark Kent foi fazendeiro, não pescador), em busca de uma “verdade interior”. Essa tendência de humanizar os personagens tem o seu mérito, mas não podemos esquecer que o Superman NÃO É humano. E ademais, o próprio diretor afirmou que o filme não será uma obra de quadrinhos. Só por isso já é motivo para preocupação, já que o Superman saiu de lá.
      Para quem cresceu vendo Superman eternizado por Christopher Reeve, é triste pensar que estão fazendo isso com o herói. Por outro lado, Zack Snyder é um bom diretor e pode sair coisa boa. Por enquanto, reservo-me no direito de duvidar. Assim como duvidei do Espetacular Homem-Aranha e não me enganei: o filme, realmente, acabou com a essência do personagem. É um bom filme de ação, mas não é o Homem-Aranha!
      Outra coisa: quem te disse que o site que faz previsões sobre o provável sucesso e fracasso é dono da verdade? Previsão por previsão, fico com a minha. hehehehehe… E eu assumo que posso estar errado. Quero muito voltar aqui daqui alguns meses e dizer: “O filme do Superman é fantástico!” Por enquanto, não é isso que estou vendo.
      Abração e volte sempre! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s