Cascão Jovem em edição colorida (e com muita água)

blog abreChegou às bancas esta semana mais uma edição especial da Turma da Mônica Jovem. Anualmente (geralmente em outubro), a equipe de Mauricio de Sousa presenteia o público com uma edição em formato maior do que o de costume (19 cm X 27,5 cm), papel couché e totalmente em cores. Cascão Jovem Especial é focada, obviamente, no personagem sujinho da turma e brinca como a ojeriza de Cascão pela água.

Cascão Jovem enfrenta seu medo de água

Cascão Jovem enfrenta seu medo de água

Na história O Monstro do Mar, uma das invenções do Franja se descontrola (pra variar!) e traz do passado remoto da Terra uma criatura aquática há muito extinta. O animal (que se parece um camarão) se afeiçoa ao Cascão sem que ele saiba que está levando pra casa um perigoso predador marinho. Obviamente, o “bichinho de estimação” do Cascão vai causar muita confusão antes que ele descubra sua origem.

Divertido, sem deixar de ser didático!

Divertido, sem deixar de ser didático!

A HQ lembra o enredo de filmes de ficção científica como Godzilla e King Kong e lendas como O monstro do Lago Ness. Aliás, é comum as histórias da Turma da Mônica revisitarem clássicos da literatura ou do cinema. No entanto, embora seja uma obra de ficção, Mauricio não perde a oportunidade para ser didático e ensinar as crianças sobre um período real da história chamado cambriano, quando a vida começou a surgir das águas. Um apêndice no final da edição mostra um pouco dos animais desse período histórico e ensina a garotada, mostrando que quadrinhos podem ser muito mais do que mera diversão.

Faltou o inseparável guarda-chuva!

Faltou o inseparável guarda-chuva!

O que fez falta na edição são as tradicionais “gags” dos mangás. Não que eles não existam, mas o tom sério da aventura, voltada para o tema da preservação ambiental não dá muito espaço para piadinhas e expressões exageradas dos personagens. No entanto, isso não prejudica o brilho da revista, apenas a torna diferente.

Edições coloridas da TMJ. Qual será a próxima?

Edições coloridas da TMJ. Qual será a próxima?

A pergunta que não quer calar é: agora que todos os personagens principais já tiveram o seu especial colorido – em 2009 saiu Turma da Mônica Jovem em Cores; em 2010 foi a vez de Cebola Jovem (leia post aqui) e no ano passado a personagem da vez foi a Magali Jovem (leia post desta edição aqui) – no ano que vem quem será o destaque? A Mônica ganhará um exemplar só dela? Os personagens secundários também terão um especial (Xaveco Jovem em Cores?) ou o ciclo vai recomeçar? Em se tratando de Mauricio de Sousa e sua equipe, surpresas sempre virão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s