A volta da Caverna do Dragão (1)

Um dos maiores clássicos animados dos anos 80 está voltando com força ao mercado brasileiro. O desenho animado Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons, no original) baseado no jogo de RPG homônimo foi um grande sucesso na TV no final dos anos 80, quando era exibido como uma das atrações do programa Xou da Xuxa.

Uma montanha russa leva a um mundo de aventuras

A animação criou uma geração de fãs que torciam diariamente pelos jovens Hank, Sheila, Bobby, Diana, Presto e Eric, na jornada pelo reino dos dragões e a busca pelo caminho de volta para casa. Para isso, faziam uso de armas mágicas dadas pelo misterioso Mestre dos Magos e lutavam para que elas não caíssem nas mãos do diabólico Vingador.

O inexistente final da série já virou até peça de teatro

A série contou com 27 episódios e, para desespero dos fãs, o final da série – os jovens voltando para casa – nunca foi mostrado. Isso gerou uma série de especulações e versões alternativas (uma delas em formato de um espetáculo teatral comentado por nós aqui), incluindo um boato que o episódio final revelaria que o grupo nunca voltou pra casa porque estavam mortos e o reino era o próprio inferno. Essa versão foi desmentida pelo produtor e roteirista da série, Michael Reaves, que divulgou o roteiro original do episódio final, nunca produzido.

Pelo roteiro original, Vingador seria o filho do Mestre dos Magos

Segundo Reaves, o episódio começa com uma discussão amigável entre o Vingador e o Mestre dos Magos, onde o vilão afirma que os jovens em quem o Mestre tanto confia não são capazes de realizar a missão pela qual eles vieram parar no Reino. O Mestre, por sua vez, deposita sua confiança no sexteto e na habilidade deles em utilizar suas armas mágicas. São essas armas que terminam por libertar o Vingador, que era, na verdade, o filho do Mestre dos Magos, corrompido pelo poder do Mal e aprisionado num corpo diabólico. Com a redenção do vilão, o portal se abre e os jovens encontram o caminho de volta. No entanto, o roteiro não deixa claro se eles passaram pelo portal, deixando um gancho para uma nova temporada do desenho, que não só não aconteceu como o episódio – entitulado como Réquiem – nunca chegou a ser filmado.

Box com quadro discos traz os 27 episódios da série

Agora, dois sonhos dos fãs órfãos da série foram realizados: o primeiro é o lançamento da série completa em DVD, que acaba de chegar ao Brasil pela World Classics (nome fantasia para a RGM Editora de Arte). A distribuidora reuniu, em quatro discos e um box caprichadinho todos os episódios da animação, incluindo sua abertura e fechamento, ambos cortados pela Rede Globo.

Primeira versão tinha aparência fajuta e pouco confiável

Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, o box não tem a aparência amadora da outra versão lançada no mercado pela mesma empresa e encontrado principalmente em bancas de jornal – muito embora a nova versão também não seja licenciada. O original americano foi lançado pelo estúdio Mill Creek Entertainment e pode ser encontrado no site Amazon.com.

box original vendido nos EUA

Apesar disso, a qualidade de som e imagem é perfeita, com a dublagem original e sem a marca d’água das emissoras de TV nas quais o desenho foi exibido, o que descarta a hipótese de ter sido gravada da TV. Porém, a abertura é exibida em seu áudio original (com legendas em português). Como a Rede Globo não a exibia, provavelmente, esse trecho nunca foi dublado. Certamente para evitar problemas com direitos autorais, o box pode ser encontrado em poucas lojas, entre elas a Comix Book Shop (no momento, o produto encontra-se esgotado) e a Livraria Saraiva.

Aventura pra ver em casa, sempre que quiser

Os fãs da série não precisam temer pela qualidade do material, pois ele é bem profissional e não tem cara de pirata – mas, infelizmente, é. Levando em consideração que a distribuidora oficial parece não ter interesse em lançar o produto aqui no Brasil, esta parece ser a única forma de ter a série completa para ver em casa, quantas vezes quiser.

Quanto ao segundo sonho dos fãs… fica pra amanhã! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s