Leitores do Blox rejeitam Lanterna Verde gay

A DC Comics até que tentou. Sob a desculpa de “valorizar a diversidade”, a editora – que desde o ano passado zerou suas publicações e reiniciou seu universo, com novas origens e personalidades a todos os heróis – transformou um super-herói das antigas, o Lanterna Verde Alan Scott, em homossexual.

Eu NÃO SOU gay.

Além da polêmica que sempre envolve a questão da sexualidade, a iniciativa causou muita confusão na cabeça das pessoas, inclusive da própria mídia, que noticiou o fato utilizando a imagem de outro Lanterna Verde, Hal Jordan, que teve uma produção cinematográfica em 2011. Isso só enfureceu mais ainda os fãs do personagem. A enquete do nosso blox não deu outra: 64,17% dos leitores consideraram a iniciativa uma péssima decisão editorial e um tremendo oportunismo da DC, feita unicamente para aumentar a venda das HQs, aproveitando o burburinho gerado.

Edição que marcou a estreia do Lanterna Verde, publicada em 1940)

Prova da confusão é que 13,33% nem sabe quem é Alan Scott, guardando apenas o nome Lanterna Verde, sem associar os personagens. Explicando: Alan Scott é a identidade do primeiro Lanterna Verde, criado nos anos 40, criado por Bill Finger e Martin Nodell. O herói teve sua primeira aparição na revista All-American Comics e seu poder vem de um anel construído a partir de um meteorito verde e que não funciona em madeira.

Edição de estreia do novo Lanterna Verde, em 1959

Nos anos 50, o gênero super-herói perdeu popularidade e esses personagens ficaram apagados até o final da década e começo dos anos 1960, quando voltaram à moda. A DC pegou alguns personagens antigos (como Flash e Lanterna Verde) e reformulou-os. Só então surgiu o Lanterna Verde que conhecemos: Hal Jordan, que recebeu seu anel de um alienígena e que faz parte de uma tropa espacial de Lanternas Verdes. Sua estreia se deu na revista Showcase 22, de 1959.

Conversa de bar

Apesar dessa confusão, uma boa parte dos votantes (22,5%) é a favor da existência de personagens gays nos quadrinhos. No entanto, a opinião se divide neste caso específico: enquanto que 8,33% considerou uma ótima decisão da editora, pois é preciso promover a diversidade nos gibis, uma parcela maior (14,17%) também não vê problemas em promover a diversidade, mas discorda da utilização de um personagem clássico, preferindo que fosse criado um personagem novo que já tivesse a tendência homossexual desde o princípio do que um que “virasse” gay de uma hora pra outra.

Ah, tá… Alan Scott só é gay na terra alternativa, que faz parte de um novo universo, que, na verdade, continua com o Lanterna Verde hetero. Entendi tudinho!

Mas tudo bem: o Alan Scott que todos conhecem continua hetero, casado e com filhos (um deles, inclusive, é homossexual). O Lanterna Verde gay pertence à Terra 2, um universo paralelo da editora. Ok, DC Comics! Agora você forçou demais! Depois que os leitores fugirem, basta rebootar tudo e começar de novo, tudo do zero…

Rejeição total: não ao personagem gay, mas à iniciativa da editora.

Estamos com uma nova enquete fresquinha, baseada no novo filme do Homem-Aranha. Qual foi o melhor filme do Amigão da Vizinhança? Deixe seu voto ao lado!

Anúncios

6 comentários

  1. Sério, desnecessario, meu ainda nem saiu o lanterna verde da terra dois e temos criticas imbecis a esse respeito, a DC tem varios universos, ja até ouvimos falar da vez que o super homem de outra terra foi exposto a kriptonita rosa e deu encima do Jimmy, o que rende alguns risos só de imaginar a cena bizarra, sim foi mau divulgado, mais não creio que pela DC a midea é terrivel e tem profissionais que não se importam de ir a fundo numa historia, não se preocuparam em saber qual lanterna, afinal tinha saido um filme a pouco e só possuia um lanterna então acharam que obviamente era ele, a terra dois é nova demais pra ser julgada possui apenas duas edições e não ouvi nenhuma reclamação de como o Flash deles é diferente do conceito do original, e de por que dele ser um adolescente, sério é compreensivel o por que não de um Heroi novo, pelo simples fato de as pessoas serem preconceituosas de mais e ja virarem os olhos, Miguel o Bunker dos Novos Titans causou polêmica apenas por ser mencionado, antes mesmo de falar um “AH” ja estava sendo criticado por sua inclusão, aboradando um tema com um heroi conhecido eles levam o publico desse heroi, no caso “Alan Scott” a visualizarem essa questão a qual séria a quebra de paradigmas

    • Concordo com seus comentários, Cyber. O fato é que esse tema sempre causa uma tremenda polêmica. Mas vamos concordar que a DC vem forçando a barra ultimamente, né? Qualquer queda nas vendas, inventam uma “crise” pra balançar o mercado e “apresentar os heróis para novos leitores”, quando o problema não está nos heróis, mas sim nos fracos roteiros. De qualquer forma, vamos ver no que isso vai dar futuramente…

      • Creio que vai sair bem como todas as publicações dos novos 52, ao meu ver a DC deixou de ser uma publicação para criancinhas, nenhuma edição ta molenga, tenho meus favoritos entre os 52, mas quando olho um que eu não curtia muito antes do rebbot wow eu me surpreendo, Aquaman ta foda, Action Comics, meu o Clark me convenceu com seu disfarce, ele e o Super estão diferentes, s roteiros estão bem escritos bem pensados, talvez venha um reboot novamente, não me encomodaria até entenderia esse novo universo é tenso demais, a terra dois vai ser muito tenso tbm.

        A proposito, mencionando terra dois, ao falaram do lanterna eles mencionaram que outro super heroi da terra dois vai sair do armario, na terra dois terremos a “Sociedade da justiça” pensei com meus botões e pensei em uma personagem que eu particularmente senti falta nesse Reboot. Dona Troy, que no final de carreira acabou fazendo parte da “Sociedade da justiça”, gostaria de lançar uma pergunta para os seus leitores: Se anunciassem que Dona Troy será a nova mulher maravilha da terra dois (já que a Diana Morreu) e que ela séria a segunda personagem homossexual. O que eles achariam?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s