Top 10 – Coisas que você não sabia sobre E.T., O Extraterrestre

E. T. completa 30 anos. Comentado e idolatrado ao longo de tantos anos, alguns fatos sobre a produção ainda permanecer obscuras e pouco conhecidas. Desvendamos dez curiosidades a respeito deste filme inesquecível que marcou época e, até hoje, continua tocando os corações de quem o vê.

Diretor Jones

1 – Um ano antes de E.T., Steven Spielberg havia lançado Caçadores da Arca Perdida, outro grande sucesso do diretor. Harrison Ford, que se consagrou no papel do arqueólogo aventureiro Indiana Jones, gravou uma participação especial em E. T. Ele era o diretor da escola onde Elliott estuda, mas essa cena foi cortada na edição final.

2 – A Columbia Pictures rejeitou o roteiro de E. T. por causa de outro alienígena. Na ocasião, os estúdios analisaram dois roteiros e, como tinham praticamente o mesmo tema – alienígenas que vinham para a Terra, se perdiam e tentavam voltar para casa, deixando antes uma mensagem de paz – foi escolhida a produção mais adulta: Starman, o Homem das Estrelas. E. T., por sua vez, foi produzido pela Universal.

Dedo brilhante, não! Bolinhas de luz!

3 – Os médicos e enfermeiros que tentam reanimar E. T. no final do filme são profissionais verdadeiros e não atores. Spielberg afirmou que pretendia dar o máximo de autenticidade à cena e chamou alguns amigos médicos para fazerem a cena, a fim de reproduzir um ambiente real de hospital num momento crítico como aquele. Enquanto filmava, ficou preocupado com o excesso de vozes fora de sincronia, o que dificultava a edição do som, mas manteve como estava.

“ET, não morra! Os médicos são de verdade!”

4 – Nada de alien bonzinho com mensagem de paz. O roteiro original de E.T. era bem mais sombrio e mostrava um ser espacial que vinha preparar a terra para uma invasão. Para nossa sorte, Spielberg mudou de ideia e resolveu ir na direção oposta, transformando o extraterrestre num ser amigável e a história, numa trama mais leve e “família”.

Que medo! E.T. foi concebido como filme de terror.

5 – Em paralelo a E. T., Spielberg produzia outro filme, no qual foi creditado como roteirista. Ambos tinham um paralelo interessante: enquanto E. T. representava o sonho de uma família suburbana, o outro roteiro apresentava o pesadelo de uma família suburbana. O título? Poltergeist.

Pesadelo suburbano

6 – Um dos amigos de Michael (Robert MacNaughton), o irmão mais velho de Elliott, que ajuda na fuga de E. T. nas bicicletas, fez sua estreia como ator neste filme. Trata-se de C. Thomas Howell, que no ano seguinte se tornaria o astro de outros clássicos oitentistas: Vidas sem Rumo (1983) e Admiradora Secreta (1985).

Papel pequeno, rumo ao estrelato.

7 – Michael Jackson comprou um dos bonecos de E. T. usados nas filmagens. O sonho de consumo de muita gente, mas que somente um ídolo pop multimilionário conseguiria realizar.

Dois ícones da cultura pop.

8 – Steven Spielberg sempre que pode, homenageia o amigo George Lucas e a saga Star Wars em seus filmes: Em E. T. há uma aparição de Yoda, na cena em que os garotos saem para a festa de Halloween; em Contatos Imediatos do Terceiro Grau, um pequeno R2-D2 pode ser visto pendurado de cabeça para baixo na nave-mãe e em Caçadores da Arca Perdida, o robozinho e seu companheiro C-3PO podem ser vistos num hieroglifo. Lucas, por sua vez, retribuiu as homenagens em Episódio I, quando uma delegação com a raça de E.T. é mostrada entre os membros do Senado.

Homenagens mútuas de Spielberg e Lucas.

9 – O sucesso de E.T. foi tão grande que uma série de produtos foi lançada com o simpático alienígena estampado. Inclusive, uma série de selos de carta. Na falta de um telefone, dava pra escrever pra “minha caaaaaaaasa”.

utilizar apenas em cartas interestelares

10 – Outros títulos para o filme: Night Skies (Céus noturnos) e A Boy’s Life (Uma vida de menino).

Com títulos assim, só me escondendo mesmo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s