Revistas DC de maio anunciam o fim

A Panini já divulgou há algum tempo, um teaser que anuncia a chegada ao Brasil dos Novos 52, o tão polêmico reboot do Universo DC que movimentou o mercado de quadrinhos nos EUA em 2011. A imagem mostrava a silhueta dos heróis com a chamada O futuro está sendo reescrito e o texto anunciando o lançamento para breve, convidando o leitor a “redescobrir todos os seus heróis” (assim mesmo, com destaque).

Teaser anuncia novidades nas revistas DC

Agora, a editora anunciou, via site Planeta Gibi, as capas de suas edições de maio. Em todas elas (exceção feita à Universo DC On Line, que quadriniza o videogame e aos títulos especiais Guerra dos Lanternas Verdes e Corporação Batman) está a chamada O fim de uma era, indicando que estas edições serão as últimas da antiga fase da DC. Por conta disso, todas as edições sairão com 148 páginas (Superman, Batman e Lanterna Verde têm, normalmente, 76 páginas). A partir de junho, portanto, podemos esperar novidades.

Capas de maio anunciam o fim do universo DC como o conhecemos.

Resta saber de que forma a editora vai manter o mix das edições: levando em consideração que o mercado brasileiro é bem diferente do americano, é pouco provável que a editora lance 52 novas revistas (lembram-se do “todos” na chamada? Sinal que a Panini trará os Novos 52 integralmente), mas crie títulos genéricos que publiquem várias edições de uma vez, como vem acontecendo. Seria um indicativo de que as atuais revistas (Superman, Batman, Lanterna Verde, Liga da Justiça e Universo DC) podem continuar circulando. A dúvida é: a numeração será zerada como aconteceu nos Estados Unidos ou vai permanecer como está, só alterando o número de páginas e os títulos que compõem o mix?

ATUALIZADO!! A Panini acabou de anunciar, via hotsite os títulos das revistas que vão circular a partir de Junho. Serão mantidos os títulos em circulação, mas o número de páginas será reduzido de 76 para 68 páginas nas revistas Batman, Superman, Lanterna Verde e Liga da Justiça.  Universo DC e A Sombra do Batman continuam com 148 páginas. Além disso, a Panini anuncia também o lançamento da nova revista Flash (mensal, 68 páginas).

Este é apenas o começo da revolução: as revistas Novos Titãs & SuperboyEsquadrão Suicida & Aves de RapinaUniverso DC Apresenta: Desafiador, e Frankenstein e os Agentes da S.O.M.B.R.A. (todas mensais com 52 páginas) terão distribuição exclusiva nas comic shops Comix e Devir Livraria. Além desses títulos, ainda estão previstos Sgto. Rock e os Homens da Guerra, Grandes Astros do Faroeste e  Tropa dos Lanternas Verdes. Estes títulos, deverão ser lançados nos meses seguintes, mas não se sabe se serão vendidos em bancas ou via comic shops.

Todos os títulos terão 148 páginas

O reboot da DC começou em agosto/2011 lá na Terra do Tio Sam, quando todos os títulos foram cancelados e deram início a um novo universo, totalmente modificado – algumas mudanças enfureceram os fãs, não sem razão. Os 52 títulos que foram lançados (daí o nome do projeto, Novos 52) deram uma chacoalhada no mercado, impulsionaram a venda de alguns títulos e colocaram a DC na liderança dos títulos mais vendidos, com a quebra de vários recordes de vendagens.

Algumas revistas possuem menos de dois anos de circulação. Será que serão canceladas?

Passado o Big Bang inicial, a poeira já baixou e os títulos voltaram aos patamares “normais”, mas ainda capazes de incomodar a concorrente Marvel. O objetivo da editora de Superman e Cia., de chamar a atenção para suas HQs, foi atingido. Agora, é manter o nível de interesse dos leitores, algo bem mais complicado, uma vez que, salvo os títulos mais importantes, são 52 revistas em banca e algumas bem desinteressantes, diga-se de passagem. Por outro lado, títulos como Liga da Justiça, Action Comics, Superman e Aquaman estão entre os melhores desta fase e se mantêm no topo da lista das HQs mais vendidas desde então.

Fim da minissérie marca o início do novo universo DC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s