Saído do Forno: Avante, Vingadores!

Aproveitando o sucesso do longa-metragem dos Vingadores, que estreou recentemente nos cinemas (nos EUA, o filme só chega na próxima sexta), a Marvel lançou uma nova revista em quadrinhos da equipe, mantendo a formação vista nos cinemas. Não confundam com a edição bimestral lançada no Brasil pela Panini: esta Avante, Vingadores! é americana. E a formação, obviamente, visa atrair novos leitores que saem do cinema e querem ver/conhecer os heróis nas HQs e estranhariam bastante ver o grupo formado pelo Homem-Aranha, Luke Cage, Wolverine, Mulher-Aranha… (que até aparecem na história, mas são relegados a meros coadjuvantes).

O queridinho da Marvel

O roteiro da nova revista é escrito pelo atualmente maior pensador da Casa de Ideias, Brian Michael Bendis. Ele é “o” cara: criou todo o Universo Ultimate, assumiu os Vingadores numa fase ruim e já começou desmantelando a equipe pra começar tudo do zero, devolvendo ao grupo o status de melhor equipe da editora, foi o responsável pelas grandes sagas apresentadas pela Marvel nos últimos anos (Dinastia M, Guerra Civil, Invasão Secreta, Reinado Sombrio, O Cerco, O Próprio Medo), incluindo a atual Vingadores Vs. X-Men, também conhecida como AVX, já comentada neste blox.

O tradicional grito de guerra

Avante, Vingadores! aparentemente dá continuidade aos eventos do filme: a história começa com a inauguração da “nova” sede dos Vingadores na Torre Stark (bem parecida com o prédio que foi o epicentro da invasão Chitauri no longa) e os Vingadores reunidos agradecendo à população e prometendo proteger o planeta. Alguns fatos ficam mal explicados para os leitores antigos: a mudança súbita do traje do Gavião Arqueiro, que deixou o estilo medieval para seguir o mesmo padrão adotado nos cinemas, é um exemplo. Claro que sabemos o porquê essa mudança acontecer, mas não foi mostrada a transição na HQ, deixando um hiato para quem acompanha os quadrinhos há tempos.

Hulk volta às origens

Outra coisa é a volta do Hulk irracional: até então, a mente de Banner estava no controle. De uma hora para outra, o Verdão volta a falar em terceira pessoa e se isola no deserto. De qualquer forma, como é comum a Marvel colocar explicações em retcons e flashbacks, esses fatos ainda podem ser esclarecidos. E, verdade seja dita, são apenas detalhes que não atrapalham o entendimento da história.

A previsão é de muitos problemas para os heróis

O Zodíaco, grupo de vilões inspirados nos 12 signos zodiacais e que já infernizou os Vingadores antigamente, volta a se reunir, com novos membros e poderes. Câncer, o responsável pela reunião, promete a todos um poder ilimitado se o grupo se unir em busca de um artefato misterioso. Assim, Aquário enfrenta o Hulk no deserto antes de roubar alguma coisa que o Exército tentava proteger. Ao mesmo tempo, a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro estão espionando um local escondido na Latvéria quando este é invadido por Touro e nem mesmo com a providencial chegada de Thor, o vilão é derrotado.

Jogo dos sete erros

Este é o início da saga, que traz a arte de Mark Bagley (Ultimate Spider-Man) e deixa várias perguntas para a edição seguinte. Não poderíamos deixar de mencionar que a capa de AV 1 foi “inspirada” em outra capa, de outra equipe, que “por acaso”, pertence à concorrente e foi uma das revistas mais vendidas do ano passado, dando início ao comentadíssimo reboot da editora. Uma estratégia que obviamente foi pensada com o objetivo de provocar polêmica e colocar em paralelo as duas equipes para que o público decida quem são os heróis mais poderosos da Terra.

Guerrinhas à parte, Avante, Vingadores! não é uma edição excepcional, mas nem se presta a essa função. A revista não foi feita para dar um reboot no grupo, mas sim para aproximar a equipe daquilo que o público viu no cinema e, com isso, atrair mais leitores. A história é comum, mas prende a atenção e deixa um gancho para o próximo número. Uma edição comum com uma história legal: é mais do que suficiente para mostrar o que os quadrinhos Marvel oferecem aos leitores há mais de 50 anos.

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s