Saído do Forno: A Cruzada da Inocência

Chegou ao fim, nos Estados Unidos, a minissérie A Cruzada da Inocência (Children’s Crusade, no original), protagonizada pelos Jovens Vingadores e que marca o retorno da Feiticeira Escarlate ao Universo Marvel. Recapitulando: a Feiticeira Escarlate é uma heroína mutante com o poder de alterar as probabilidades, filha do vilão Magneto, maior inimigo dos X-Men. Durante vários anos, ela foi um dos membros dos Vingadores, junto com seu irmão Pietro, o velocista conhecido como Mercúrio. Apaixonada pelo androide Visão, eles se casaram e tiveram dois filhos gêmeos, Thomas e William.

O pior dia da vida dos Vingadores

Os Vingadores, porém, descobriram que os bebês foram criados pelo poder da Feiticeira (um androide jamais poderia gerar filhos, ainda mais gêmeos) e fizeram com que ela se desfizesse das crianças. Abalada mentalmente e incapaz de controlar seus poderes, a Feiticeira Escarlate teve um surto e provocou a morte do Visão, do Gavião Arqueiro e do Homem-Formiga, causando o desmantelamento da equipe na saga Avengers: Disassembled, chamada no Brasil de Vingadores: A Queda.

Feiticeira pirada na batatinha

Além disso, ainda perturbada e influenciada por Mercúrio e Magneto, a Feiticeira criou um mundo “perfeito” – na sua visão distorcida – que ficou conhecido como Dinastia M. Quando os heróis descobriram a farsa e lutaram para devolver as coisas ao normal, a Feiticeira disse três palavras: “Chega de Mutantes”, privando a maior parte da raça de seus poderes e praticamente acabando com eles. Desde então, ela desapareceu, escondida em algum lugar do mundo, longe de tudo e de todos.

Os Jovens Vingadores surgiram para substituir os originais após o desmantelamento da equipe

Com o fim dos Vingadores, um grupo de adolescentes fãs dos heróis se reuniu para manter seu legado vivo: Patriota, Wiccano, Hulkling, Estatura, Visão (numa versão mais jovem) e Rapaz de Ferro formaram os Jovens Vingadores. Mais tarte, uniram-se à equipe Gaviã Arqueira e o velocista Célere. Os jovens perceberam a semelhança física entre Célere e Wiccano e seus nomes (Thomas e William) e poderes (Wiccano possuía poderes mágicos como a Feiticeira e Célere era veloz como Mercúrio) davam a entender que eram os gêmeos desaparecidos da ex-vingadora.

Wiccano perde o controle

Assim, chegamos à minissérie: durante uma batalha contra um grupo terrorista, Wiccano perde o controle de seus poderes. Preocupados que ele venha a se tornar uma nova Feiticeira Escarlate, os Vingadores decidem observar o rapaz e revelam ao grupo toda verdade sobre a ex-vingadora desaparecida. Decidido a descobrir a verdade sobre sua origem, Wiccano resolve encontrar a Feiticeira Escarlate, à revelia dos Vingadores e dos seus próprios companheiros. Para isso, se alia a ninguém menos que Magneto – que se regenerou e faz parte dos X-Men, mas ainda carrega o peso de ser um terrorista e, portanto, gerar desconfiança na maioria dos heróis.

Até o Dr. Destino entra na briga. A coisa vai feder...

A minissérie possui nove edições bimestrais e teve início em setembro de 2010, mas uma série de atrasos fez com que somente agora a última edição chegasse às bancas americanas (a data do último número é de maio/2012). O escritor Alan Heinberg, responsável por todas as aventuras dos Jovens Vingadores publicadas até o momento, desde sua criação em 2005, criou uma aventura cheia de reviravoltas, onde cada edição é mais empolgante que sua anterior.

AvsX - primeiro Round

O roteiro é muito bem amarrado e deixa os leitores na expectativa para saber o que vai acontecer na próxima edição. Além disso, a história também planta as raízes daquilo que será o grande confronto de 2012, entre os Vingadores e os X-Men, já que os dois grupos entram em confronto pelo direito de julgar a Feiticeira Escarlate.

Quem vai morrer?

Evidentemente, como em toda grande saga da Marvel, haverá perdas bastante significativas – mesmo que, daqui há alguns meses, tudo volte como era antes. Esse, infelizmente, é um dos grandes problemas dos quadrinhos de super-heróis: ninguém que morre fica realmente morto por muito tempo. A própria minissérie traz, além da Feiticeira (que não estava morta, mas também não estava fazendo a mínima falta nos Vingadores), outro herói famoso – o que a editora vai fazer com ele nessas alturas do campeonato, só os roteiristas saberão dizer.

Os namorados recebendo um sabão do irmão ciumento

Por enquanto, o que se sabe é que essas perdas podem significar o início de uma nova vida para os Jovens Vingadores, seja como grupo ou como heróis individuais, principalmente porque Heinberg quebra todos os tabus e cria polêmica ao introduzir o beijo gay de Hulkling e Wiccano no último capítulo, incluindo um pedido pouco convencional nos quadrinhos. Porém, a Marvel já se mostrou uma editora livre de preconceitos há muito tempo atrás, desde quando transformou Estrela Polar em um personagem homossexual, e está pouco se importando para as polêmicas. O que é positivo, já que coloca as diferenças como algo natural e, com isso, incentiva a aceitação e o respeito.

Chegada de efeito: isso não pode ser bom...

Embora seja uma série repleta de ação e com um roteiro excitante, trazer de volta a Feiticeira Escarlate pode não ser uma boa ideia, no final das contas. Esse vai e vem dos personagens que morrem, ressuscitam, ganham poderes de um deus pra depois perderem, ficam maus e enlouquecem pra depois serem redimidos como coitadinhos é o tipo de coisa que já se tornou tão comum que cansou o leitor. É como aquela história do menino e o lobo: de tanto mentir que o lobo estava perto, quando o animal realmente ia atacar, ninguém mais deu crédito. De qualquer forma, a série é excelente e a torcida é para que a minissérie, quando sair no Brasil, seja publicada em um único volume, no máximo dois. Seria um presente para o leitor, ao invés de castigá-lo durante nove meses para ver a conclusão da saga. Nesse ponto, levamos vantagem sobre os americanos.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s