Foi divulgado hoje via twitter, um teaser com o comentado encontro da Turma da Mônica Jovem com os personagens de Osamu Tezuka, o mestre do mangá japonês. Astroboy, Safiri (de A Princesa e o Cavaleiro) e Kimba, o Leão Branco encontrarão com a Mônica, Cebola, Cascão e Magali em uma história de duas partes (publicada na revista Turma da Mônica Jovem 43 e 44 – fevereiro e março, respectivamente). Juntos, irão defender a Floresta Amazônica.

Personagens dos dois universos se encontram

Antes, porém, o leitor terá uma prévia na revista TMJ 42, que chega às bancas nos próximos dias: é a edição 42 1/2, o teaser anunciado via twitter, mencionado no início deste artigo. O crossover entre os personagens é importante por várias razões: primeiro porque vem sendo negociado desde a década de 80, quando Mauricio de Sousa e Osamu Tezuka se conheceram e iniciaram uma amizade para fazerem projetos em conjunto. “Na época em que conversávamos, a ideia era fazer uma animação juntando nossos personagens. Agora, achamos melhor começar com uma publicação em quadrinhos para depois vermos a possibilidade de produzir um desenho animado também.”, afirma o autor.

HQ vem em sintonia com evento ecológico

Segundo porque é a primeira vez que os personagens japoneses e brasileiros participam juntos de uma mesma história. Finalmente, o projeto ganha importância porque esta ano acontece a Eco + 20, evento internacional de ecologia, organizado pela ONU, que tem esse nome porque se passa 20 anos após a Eco 92 e pretende discutir os reflexos daquilo que foi discutido naquela época. A Eco + 20 acontece no Rio de Janeiro, em junho.

Astroboy virou filme, Safiri virou DVD.

O crossover é uma excelente oportunidade para conhecer melhor os personagens de Tezuka. Astroboy ganhou uma simpática animação em 3D no ano de 2009 que reconta sua origem e respeita o conceito original do personagem. Safiri está prestes a ter a animação clássica relançada em box pela Focus Filmes que, coincidentemente também deve chegar às lojas em fevereiro. Tanto um quanto o outro também tiveram seus mangás lançados pela Editora JBC.

Somente Kimba está “esquecido” – embora exista uma polêmica afirmando que a Disney plagiou o personagem com o lançamento de O Rei Leão que, casualmente (ou não), se chama Simba. Polêmicas à parte, a Turma da Mônica Jovem promete corrigir a injustiça com o leão branco e resgatá-lo com todo respeito ecológico que ele merece. Em tempo: a capa da revista que abre esta postagem fez com que este blogueiro enchesse os olhos de lágrimas. Saudades de uma infância feliz que o mestre Mauricio de Sousa resgatou.

Deixe um comentário