Preview 2012

O ano começa e traz, além da esperança de tempos melhores e renovação, uma série de novidades aguardadas com ansiedade pelos fãs, principalmente na área de cinema e quadrinhos. Pensando nisso e para facilitar a sua vida, preparamos um pequeno guia com as principais estreias de cinema, lembrando que as datas podem sofrer modificações, visto que alguns filmes ainda estão em produção. Pegue sua agenda e anote as datas para não perder nadinha!

Downey Jr. volta a encarnar o clássico detetive

Sherlock Holmes 2 – O jogo das sombras (Estreia em 13 de janeiro): O ano começa bem. Nesta segunda aventura, o Robert “Tony Stark” Downey Jr. retorna ao papel do mais famoso detetive de todos os tempos para desvendar a morte misteriosa do príncipe herdeiro da Áustria.

Tintim viaja pelo mundo em busca de aventuras

As Aventuras de Tintin (estreia em 20 de janeiro): Aventura animada em 3D do clássico personagem belga criado pelo cartunista Hergé, o filme sofreu uma série de críticas do pessoal do “não vi e não gostei”, mas parece que os cineastas Peter Jackson e Steven Spielberg fizeram esse pessoal morder a língua. As impressões de quem já viu (o filme estreou em 21 de dezembro nos EUA) foram muito boas, o que só aumenta a ansiedade da espera.

Jar-Jar em 3-D?? É uma ameaça fantasma!!

Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma – 3D (estreia em 10 de fevereiro): Ok, todos já sabemos qual é a história do filme. Mas ver em 3D as batalhas espaciais e Anakin na clássica corrida de Pods é uma experiência a mais. Sem contar que, certamente, George Lucas aprimorou cenas, o que sempre gera uma discussão boa nas rodas de amigos sobre a necessidade (ou não) de se modificar um clássico. E também teremos a oportunidade de rever Jar Jar Binks, com toda sua chatice. Ok, pulemos essa parte… Não importa se o filme não é tão bom quanto os seus antecessores: Star Wars é Star Wars. Ponto.

Motoqueiro bota fogo nas telas

Motoqueiro Fantasma 2 – O Espírito da Vingança (estreia em 17 de fevereiro): Muito mais violenta e hardcore que a aventura anterior, desta vez o herói que vendeu sua alma ao demônio e carrega a maldição de se transformar em uma caveira em chamas vai impedir o capeta de encarnar no corpo de um garoto e transformar a Terra num inferno. Nicholas Cage, que volta ao papel de Johnny Blaze, afirmou que o roteiro tem muito mais ação que o anterior, pois não está mais preso à história da origem do personagem. O trailer, que mostra o Motoqueiro urinando fogo, promete radicalizar.

Nem todos os heróis são educados

Poder sem Limites (Estreia em 9 de março): Um bando de adolescentes com superpoderes, resolve usá-los para diversão, até que descobrem que seus atos geram consequências e maturidade traz responsabilidade. O estilo câmera em primeira pessoa já trouxe histórias de monstros, demônios e bruxas e agora sai do gênero terror para o gênero ação e super-heróis.

Yoooooooooou're heeeeeeeere... There's nooooooothing I feeeeeeeeear...

Titanic 3-D (estreia em 6 de abril): Outro relançamento convertido para o sistema em terceira dimensão comemorando os 100 anos do naufrágio mais famoso da história. A história é bacana, o filme marcou época, a produção é megalomaníaca… mas será que o público terá paciência para mais três horas de chororô, com água em 3D por todos os cantos?

Eles estão de volta para mais confusão

American Pie 4 – O Reencontro (estreia 20 de abril): O filme reúne o elenco do longa original de 1999 e ignora todas produções que vieram após American Pie – O Casamento (2003). Evidentemente, muitas trapalhadas estão previstas para o reencontro da turma, principalmente porque as vidas de todos eles mudaram radicalmente: Jim e Michele se casaram e têm um filho de dois anos; Kevin se tornou arquiteto e Oz é apresentador de um programa de desportos. E o Stiffler… bem, o Stiffler é um caso à parte.

Unidos contra inimigos que um herói sozinho não poderia enfrentar

Os Vingadores (Estreia em 27 de abril): um dos mais aguardados blockbusters do ano, o longa, interligado com as produções anteriores da Marvel, traz a união do Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Nick Fury para combater Loki, o deus da trapaça. É a conclusão da teia que a editora vem tecendo desde 2008, quando chegou às telas o primeiro Homem de Ferro e, exatamente por isso, deixou os fãs excitados. O elenco estelar é outro atrativo nesta alta aposta da Marvel. E o melhor: estreia no Brasil antes dos Estados Unidos. Yeah!

Cuidado com a cabeça!

Valente (estreia em 22 de junho): Produção da Pixar, que conta uma fábula passada na antiga e mítica Escócia, quando a jovem princesa Merida abdica do seu sangue real para viver a vida como arqueira. O problema é que ela coloca em risco todo o reino e terá que enfrentar criaturas mágicas e as forças da natureza para colocar tudo no lugar. Se o filme começa com um abajur saltitante, é garantia de diversão desde o trailer, portanto, imperdível.

A minha voz continua a mesma, mas o uniforme... quanta diferença!

O Espetacular Homem-Aranha (estreia em 3 de julho): Reboot do aracnídeo mais famoso da Marvel, que tem a origem recontada e enfrenta o vilão Lagarto. As imagens que a Fox liberou desagradaram e o trailer também não empolga. Tudo indica que o filme será uma furada tanto quanto foi Lanterna Verde em 2011. De qualquer forma, aguardemos.

O Cavaleiro das Trevas enfrenta seu maior desafio

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (estreia em 27 de julho): Conclusão da Trilogia do Morcego, dirigida por Christopher Nolan. Neste longa-metragem, Batman enfrenta a ameaça de Bane e da Mulher-Gato, ao mesmo tempo que é tratado como criminoso pela polícia de Gotham City. A expectativa também é altíssima, levando em conta os excelentes Batman Begins (2005) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008). Por ser o capítulo final, já deixa saudades antes mesmo de estrear.

Meu preciooooooooooooooso...

O Hobbit (estreia em 14 de dezembro): Depois do sucesso da trilogia de O Senhor dos Anéis, o filme traz um retcon, mostrando como Bilbo Bolseiro conheceu o mago Gandalf, que o recruta para acompanhar um grupo de anões e tentar recuperar seu reino das garras do maldoso dragão Smaug. O trailer causou furor entre os fãs da saga e a expectativa é grande, embora o final da história só vá ser conhecido em 2013, pois O Hobbit será dividido em duas partes.

Flash corre pra adiantar a cronologia

Nos quadrinhos, os quadrinhos DC da Panini trazem a saga Ponto de Ignição (Flashpoint no original), que é uma prévia para o reboot dos personagens da editora que revolucionou o mercado dos quadrinhos norte-americano. O início da saga está previsto para janeiro e, no mês seguinte, todos os títulos DC estarão interligados com a história, mostrando as repercussões na vida dos outros heróis. Ponto de Ignição será lançado em formato de minissérie, com 52 páginas e em cinco edições mensais. Isso significa que os leitores brasileiros poderão acompanhar o reboot do Universo DC a partir de junho/2012. A Panini ainda não revelou as mudanças que ocorrerão com o mix das edições regulares, mas provavelmente os títulos serão zerados, a exemplo do que aconteceu nos Estados Unidos.

Em busca do casamento perdido

Pelos lados da Marvel, muitas novidades também estão anunciadas. Já em janeiro, os fãs do aracnídeo mais famoso dos gibis finalmente saberão o que aconteceu após o Aranha ter finalizado seu pacto com Mefisto e ter seu casamento cancelado. O que realmente ocorreu, que pacto foi esse e todas as outras dúvidas terão suas respostas – pelo menos, é o que prometem os editores – na saga One Moment in Time (Um momento no tempo).

Daredevil Reborn e Future Fundation chegam nos próximos meses

Já o Demolidor terá que se redimir das mortes pelas quais foi responsável na saga Terra das Sombras, publicada na revista Universo Marvel. A mesma revista publicará a minissérie Demolidor – Renascimento nas edições de janeiro a abril. E um novo Homem sem Medo vai surgir para defender a Cozinha do Inferno – e não será Matt Murdock. O Quarteto Fantástico também apresentará a morte do Tocha Humana e o ingresso do Homem-Aranha na equipe, que passa a se chamar Fundação Futuro.

Graphic MSP deverá ser lançada em agosto

Na linha de quadrinhos de Mauricio de Sousa, a expectativa é para o lançamento dos quatro números da Graphic MSP, escrita e desenhada por quatro artistas que participaram do projeto MSP 50 e que detalhamos num post específico já publicado aqui. Será um título de luxo dedicado ao Piteco, outro ao Horácio, um ao Chico Bento e, claro, um só para a Turma da Mônica. A previsão de lançamento é para a Bienal do Livro de São Paulo, que acontece em agosto.

História de Patópolis será republicada em novo título Disney

A Redação Disney também promete repetir o sucesso da coleção Clássicos da Literatura e Pateta Faz História com outra coleção em 20 fascículos semanais, mas não revela qual será o tema. Em fevereiro, surge um novo título bimestral, que trará sempre grandes sagas ou temas especiais. O primeiro número de Walt Disney Apresenta reconta A História de Patópolis – aventura totalmente brasileira, publicada nos anos 80, na revista Tio Patinhas Especial. Os números seguintes serão Pateta Repórter (abril), A Patada (junho), Sir Lock Homes (agosto), Donald Duplo (outubro) e Crônicas do Planeta T (dezembro). Mais detalhes sobre essas edições você confere no site do Planeta Gibi, o primeiro a anunciar a novidade.

Sem fôlego? Então aproveite bem as férias de Janeiro, porque 2012 promete tanta coisa legal que nem vamos ter tempo de pensar em fim do mundo.

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s