De (super) peito aberto contra o câncer de mama

Campanha divulgada ontem pela ALCC (Associação da Luta Contra o Cancro*) de Moçambique traz as super-heroinas Marvel e DC fazendo autoexame para prevenção do câncer de mama. As peças mostram o busto da Mulher-Maravilha, Mulher-Gato, Mulher-Hulk e Tempestade com a chamada (no estilo de história em quadrinhos): “Ninguém está imune ao câncer de mama”. Logo abaixo, o texto explicativo: “Quando falamos sobre câncer de mama, não há mulheres ou supermulheres. Todas têm que fazer o autoexame mensalmente. Lute conosco contra este inimigo e, quando tiver dúvidas, fale com seu médico.”

Não importa a cor da pele, câncer de mama atinge todas as mulheres

A campanha foi criada pela agência DDB Moçambique com arte de Maísa Chaves (veja o portfolio da artista clicando aqui). Chama a atenção a utilização da Tempestade na campanha, uma heroina que, embora não goze da popularidade das outras, é de origem africana. Uma excelente sacada da artista que demonstra ter sensibilidade e entender de quadrinhos.  O câncer de mama é uma doença que levou cerca de 460 mil mulheres à morte em 2008, segundo pesquisas mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde). Estes óbitos poderiam ser evitados se as mulheres praticassem a prevenção, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a possibilidade de cura.

Maravilha de campanha

No Brasil, o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) afirma que os tipos de câncer mais incidentes no País são de pele, próstata, mama e pulmão. Para 2012, o Inca prevê cerca de 520 mil novos casos de câncer no País. A luta é grande e, se cada um fizer a sua parte, esses números podem diminuir. A conscientização é o superpoder que todos precisamos aprender a desenvolver.

É um crime não realizar o autoexame

*Cancro é a forma como o câncer é chamado no país africano.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s