A Princesa e o Cavaleiro chega em DVD

O melhor desenho japonês de todos os tempos – na modesta opinião deste que vos escreve – finalmente chega em DVD. Trata-se do clássico A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi, no original), criação do mestre do mangá Osamu Tezuka, o mesmo que criou Astroboy e Kimba, o Leão Branco. A Princesa e o Cavaleiro foi lançado no Japão de 1953 a 1956, mas só virou desenho animado em 1967. No Brasil, passou nas tardes da TV Record no início dos anos 1970, juntamente com outros ícones da época – Fantomas e Speed Racer – e, embora não tenha sido o primeiro anime a chegar por aqui, se tornou um dos mais cultuados, ajudando a tornar o gênero conhecido em nosso País e abrindo as portas para outras produções.

Não é o Mickey Mouse, é o Duque Duralumínio. Abaixo, Nylon e seu indefectível nariz tomando uma sova de Safiri.

O desenho conta a história de Safiri, a filha única do rei da Terra de Prata que, por conta de um decreto que dizia que o herdeiro do reino deveria ser do sexo masculino, se faz passar por homem para que o governo não caia nas mãos do inescrupuloso Duque Duralumínio e seu insosso filho, o príncipe Plástico. Por desconfiar da farsa, o Duque faz de tudo para descobrir a verdade sobre o “Príncipe” Safiri e conta com a ajuda do seu atrapalhado assistente Nylon.

Ching, o anjinho travesso

No entanto, Safiri também tem seu protetor: o travesso anjinho Ching, que veio à Terra para buscar de volta o coração de menino que ele, por acidente, deixou cair quando Safiri nasceu e que a menina engoliu, tendo, portanto, dois corações (esta versão, no entanto, não é mostrada no desenho animado).

Safiri em posição de luta e sua outra identidade: o Cavaleiro Vingador

Safiri é um excelente espadachim e, vez ou outra, age com a identidade secreta do Cavaleiro Vingador. Ela também é apaixonada pelo príncipe Franz, da Terra do Ouro, e sonha com o dia em que vencerá de vez as maldades do Duque e poderá assumir sua verdadeira identidade de princesa para casar-se com Franz e unificar os dois reinos em guerra.

O desenho ensinou conceitos como honra, coragem e lealdade

O anime teve 52 episódios, nos quais Safiri enfrentou muitas ameaças que vão de monstros a piratas, passando até mesmo pelo senhor dos infernos, Satã, que queria o coração de menina de Safiri para dá-lo à sua filha Heckett. Entre os episódios mais memoráveis estão O Monstro que Comia Sombras e O Ciúme de Vênus, no qual a deusa da beleza, enciumada pela beleza de Safiri a faz ficar feia e obriga a garota a usar uma máscara para esconder seu rosto, numa leitura moderna da história da Branca de Neve e sua Madrasta Má.

Capa DVD de Safiri no Japão

A Focus anuncia que a série completa será lançada em quatro boxes de DVD, com 13 desenhos cada um e a dublagem original da AIC e Cine Castro, uma excelente notícia para os fãs nostálgicos (exceto por dois episódios cuja dublagem se perdeu e serão redublados). O primeiro box chega em março de 2012. A Focus, por sinal, já lançou várias séries antigas em boxes caprichados: começando com He-Man e She-Ra, já chegaram às lojas boxes de O Fantástico Jaspion, Changeman, Jiraya, O Elo Perdido e, recentemente, o maior herói do Japão, Ultraman, incluindo a série clássica e longas inéditos no Brasil.

Osamu Tezuka, o grande criador

A Princesa e o Cavaleiro foi lançada em mangá no Brasil no ano 2002, pela Editora JBC, em oito edições e, futuramente, está previsto um encontro dos personagens de Tezuka com a Turma da Mônica (provavelmente, a Turma Jovem, que é publicada no estilo mangá), fruto de um antigo contato de Mauricio de Sousa com Osamu Tezuka, antes da morte do cartunista japonês em 1989. O pai da Mônica, por sinal, homenageou o amigo em uma antiga crônica, mostrando um crossover da turminha com Safiri, Kimba e Astroboy, as grandes criações de Tezuka. O lançamento do DVD seria uma excelente oportunidade para lançar o novo encontro dos personagens, apresentando-os para as novas gerações.

Homenagem de Mauricio de Sousa por ocasião da morte de Tezuka em 1989

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s