Nem só de reboot da DC vive o mundo dos quadrinhos. Como consequência da morte do Homem-Aranha, todos os títulos do Universo Ultimate também foram zerados e quatro novas revistas chegaram às comic shops americanas no mês passado. A estratégia, ao menos aparentemente, não tem relação com aquela adotada pela DC, mas é certo que desperta a curiosidade pela novidade de se ter um “novo” título em bancas.

Cabeçalho confere uniformidade aos títulos

A primeira mudança visível é no título. Todas as edições passam a estampar, no topo da capa, o título Ultimate Comics. Logo abaixo, vem o nome do herói principal e os artistas responsáveis pela edição, diferente do que era feito anteriormente, quando o título era Ultimate-nome-do-herói. Essa pequena mudança, embora sutil, garante uma uniformidade na publicação, mostrando que elas pertencem a uma mesma linha de revistas. Eis os novos títulos:

Novo uniforme, nova identidade, mesma personalidade

Ultimate Spider-Man – Uma nova identidade para o aracnídeo mais querido dos quadrinhos causa grande polêmica só pelo fato em si, afinal, quem imaginaria outra pessoa,  senão o jovem nerd Peter Parker, sob a máscara do Homem-Aranha? Pior ainda se essa identidade for de um rapaz negro e, como se não bastasse, latino. Entre críticas revoltadas e preconceituosas, a Marvel lançou a nova edição trazendo o jovem Miles Morales assumindo o manto do Homem-Aranha. Morales é um rapaz pobre, que vive com os pais e que consegue uma vaga num colégio público por pura sorte: ele é sorteado num processo semelhante ao que temos no Brasil. Ao ver a frustração das crianças que não conseguiram a vaga, o rapaz entra em conflito e vai desabafar com seu tio, um ladrão profissional que, um pouco antes, havia roubado os laboratórios das Indústrias Osborn e trazido na bagagem, sem saber, uma aranha geneticamente modificada – numa tentativa de Osborn de criar um novo aracnídeo que esteja sob seu controle.

Cena clássica

Não é preciso ser vidente pra adivinhar o que vem a seguir: o jovem é picado pela aranha e logo começa a manifestar poderes, alguns que o Homem-Aranha que conhecemos não possuía: invisibilidade (que é chamado de sistema de camuflagem aracnídeo) e picada de aranha (uma espécie de choque que imobiliza seus agressores). Como o rapaz vai descobrir que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades” é algo que deverá ser trabalhado nos próximos números. O roteirista Brian Michael Bendis – que é o responsável pela criação do Ultiverso, no final do ano 2000 – ficou devendo no quesito “criatividade” pois a personalidade do jovem Morales não difere muito da de Peter Parker: ele é tímido, pobre e apresenta complexo de inferioridade.

Poderia ser um pôster do filme dos Vingadores, mas é a capa de Supremos

The Ultimates – Esta nova revista dos Supremos aproveita o sucesso dos filmes de super-heróis e traz estampado na capa uma versão desenhada do Homem de Ferro, Capitão América e Thor, com o visual visto nas telas. A história, porém, é uma mistura de nada com coisa nenhuma: Nick Fury e a Shield monitoram diversos pontos do mundo e uma série de eventos faz com que eles percam o controle: Na Inglaterra, algumos deuses asgardianos caminham sobre a Terra e começam a saquear os bares em busca de bebida e diversão. A equipe Excalibur, comandada pelo Capitão Britânia, resolve tomar parte da situação e se envolve numa batalha com Thor e os outros deuses.

O pau come solto no novo gibi dos Supremos

O Uruguai entra em guerra com a Argentina e o Homem de Ferro é mandado para controlar o conflito, mas provoca uma explosão termonuclear na região. O Gavião Arqueiro volta de alguma missão e seu jato é abatido por alguma força desconhecida. O Capitão América está sumido. A batalha com os asgardianos e o Excalibur vai parar na Alemanha, onde um misterioso domo foi construído e começa a se expandir, capturando os heróis. Muita confusão e nada faz sentido.

Mutantes fora-da-lei

Ultimate X-Men – Os mutantes são inimigos declarados da humanidade após Magneto ter destruído metade da ilha de Manhattan com um tsunami na saga Ultimatum – e o Governo passou a capturar todos os que manifestam habilidades fora do comum e mantê-los em campos de concentração – entre eles, Tempestade e Colossus. Embora afirmem que os prisioneiros não possuem seus direitos humanos violados, a realidade se mostra bem diferente.

Tempestade siliconada presa num "campo de contenção"

Com essa situação extrema, cada mutante encontra a melhor forma de sobreviver: Jean Grey, agora sob a identidade de Karen Grant, decide continuar o sonho de Xavier e passa a encontrar e convocar jovens especiais para sua “escola”. Cansado de viver escondido, o filho de Wolverine parte em busca de suas origens, enquanto que Mercúrio vai até a Shield, vendo uma oportunidade para colocar seus poderes a serviço do Governo. Vampira é capturada pelos Sentinelas e, mesmo contra sua vontade, Kitty Pryde, Homem de Gelo e Tocha Humana – que agora vivem escondidos nos esgotos de Nova York vão resgatar a amiga. Como se vê, o novo título dos X-Men Ultimate não traz nenhuma novidade; apenas dá continuidade aos eventos que já vinham se desenrolando na série Ultimate X.

Gavião Arqueiro ganha minissérie

Ultimate Hawkeye – Uma surpresa é um título próprio para o Gavião Arqueiro, embora seja limitado: trata-se de uma minissérie em quatro edições. A história tem ligação com o título dos Supremos, pois mostra o Gavião voltando de uma missão não revelada e conversando com Nick Fury quando seu contato é brutalmente cortado pelo ataque de supervilões. A trama, então, volta alguns dias no passado e mostra uma reunião na cúpula do governo chinês, onde um grupo de cientistas apresenta um vírus altamente contagioso capaz de erradicar o Gene X do organismo humano e, com isso, acabar com as mutações (o que deve implicar também numa futura ligação com a revista dos X-Men). Mas o governo chinês não está interessado em erradicar os mutantes, e sim produzir seus próprios, sob seu total controle.

Gavião luta com mutantes produzidos em laboratório

São esses mutantes que atacam o jato onde o Gavião Arqueiro estava e o vingador tem que lidar com eles. A trama é meio confusa e o excesso de diálogos a torna cansativa. De qualquer forma, é uma forma de apresentar o personagem para o público, já que ele terá um certo destaque no filme dos Vingadores que estreia ano que vem.

De um modo geral, os títulos do Ultiverso não trouxeram muita coisa nova, mas a estratégia de recomeçar sempre atrai novos leitores, que vêem no número 1, uma oportunidade de iniciar uma coleção. Sabe-se que o novo Homem-Aranha teve uma boa vendagem, motivada pela troca de identidade do aracnídeo. Resta ver se as publicações vão ter fôlego para manter o interesse destes leitores, algo que o Universo Ultimate vem deixando a desejar desde o final da saga Ultimatum.

Deixe um comentário