Saído do Forno – Cavaleiro da Lua

Pela quinta vez, a Marvel tenta revitalizar o Cavaleiro da Lua, o sombrio herói que surgiu nos anos 80 e, na época, fez relativo sucesso. Acaba de sair nos Estados Unidos, uma nova série da revista Moon Knight, que traz o herói de volta em uma cruzada solitária em Los Angeles para impedir que surja um novo Rei do Crime na cidade. Durante um evento de lançamento de sua primeira série de TV, o ex-mercenário e agora produtor Marc Spector é convocado pelo Capitão América, Homem-Aranha e Wolverine para proteger a cidade de Los Angeles dos criminosos que estão migrando para lá.

Hábitos noturnos, medo, milionário... qualquer semelhança...

Os heróis acreditam que esses vilões estão se concentrando na cidade uma vez que ela fica longe de Nova York, onde a maioria dos super-heróis atua, aguardando uma oportunidade para que possam tomar o controle do crime. Por isso, os Vingadores precisam de um agente que “coloque o medo no coração desses bandidos” (Santa paródia, Tio Stan Lee!).

Na batalha para evitar uma guerra de gangues

Logo de cara, o Cavaleiro da Lua enfrenta Mister Hyde no mano a mano, uma façanha que merece até os elogios do Amigão da Vizinhança, uma vez que Spector é apenas um homem comum sem poderes especiais, exceto seu treinamento militar e habilidades de luta. A revitalização do personagem é tarefa para o atual faz-tudo da editora, Brian Michael Bendis e a arte ficou a cargo de Alex Maleev, cujo traço lembra bastante o de Bill Sienkiewicz, um dos criadores do herói.

Edição de estreia

O Cavaleiro da Lua surgiu em 1980, criação de Doug Moench e Bill Sienkiewicz. Na trama, o mercenário Marc Spector se revolta com os atos de crueldade do líder de sua gangue, Bushman, e é deixado para morrer no deserto. Depois de muito caminhar, foi encontrado por um grupo de arqueólogos e supostamente chegou a morrer de exaustão diante da imagem do deus-lua egípcio Konshu. Um minuto depois, seu coração tornou a bater e, ao abrir os olhos, sua primeira visão foi a estátua de Konshu, a quem atribuiu sua ressurreição. De posse do manto branco do deus egípcio, Spector se transformou no seu representante contra os criminosos e assumiu a identidade de Cavaleiro da Lua.

Nos anos 90, o personagem aparecia em minisséries

Para ajudar em suas investigações, adotou também duas outras identidades: o milionário Steven Grant (cuja fortuna ele fez graças ao dinheiro que acumulou com seu trabalho de mercenário) e o taxista Jake Lockey. Com o tempo, porém, essas quatro personalidades tão diferentes fizeram com que Spector entrasse em crise de identidade e quase enlouquecesse. Recuperado, ele retomou sua carreira heroica e chegou a fazer parte dos Vingadores da Costa Oeste e, recentemente, dos Vingadores Secretos (que vão estrear no Brasil também este mês, na nova revista Capitão América e os Vingadores Secretos, que substitui Reinado Sombrio).

Título de maior duração

Nos Estados Unidos, a primeira versão da revista Moon Knight durou de novembro de 1980 até julho de 1984, totalizando 38 edições. No ano seguinte, ganhou um novo título, que não passou de seis números (de junho a dezembro de 1985). O Cavaleiro da Lua ficou um tempo no ostracismo, apenas fazendo aparições especiais em aventuras com outros heróis até que, em 1989, ganhou uma nova chance com o título Marc Spector: Moon Knight, que durou até março de 1994 (60 edições).

"Cavaleiro de Prata": tradução errada na estreia no Brasil

Cancelado novamente, o sombrio personagem continuou aparecendo eventualmente em minisséries até que, em 2006, surgiu uma nova tentativa de revitalizá-lo em histórias mais adultas, como parte do selo Marvel Knights. Foram mais 30 números nesta faze, de junho de 2006 até julho de 2009. No Brasil, o Cavaleiro da Lua estreou na revista Almanaque Premiere Marvel 3 , publicação trimestral da RGE Editora (atual Editora Globo). Na época, ele era chamado de Lunar, o Cavaleiro de Prata. Quando a Editora Abril adquiriu os direitos de publicação dos títulos Marvel, o erro de tradução foi corrigido e ele passou a ser chamado pelo seu nome original.

Ele é o novo protetor de Los Angeles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s