Dia Mundial dos Smurfs acontece neste sábado

O mundo vai ficar azul no próximo sábado, dia 25. É quando as criaturinhas azuis criadas na década de 1950 vão invadir a cidade para comemorar o aniversário de seu criador, Peyo, nascido em 25 de junho de 1928. Ao redor do mundo, outras manifestações também vão acontecer, visando, claro, a divulgação do filme Os Smurfs, que estreia em agosto.

Johan (esquerda) e Pirlouit, primeira criação de Peyo

Peyo, cujo nome verdadeiro é Pierre Culliford nasceu em Bruxelas, capital da Bélgica e começou a trabalhar cedo na Companhia Belga de Animação, tão logo terminou seu curso na Academia Real de Belas Artes. Sua primeira história em quadrinhos, Johan et Pirlouitfoi publicada no jornal La Dernière Heure (A Última Hora) em 1947, migrando pouco tempo depois para um suplemento infantil da revista Spirou. Foi nessa publicação que a dupla de cavaleiros medievais encontrou a aldeia dos Smurfs – The Schtroumpfs no original em francês. Foi na história La flûte à six Schtroumpfs (O título faz um trocadilho com o termo trou, buraco em francês, em referência aos seis furos da flauta na história), de 1958.

HQ de estreia dos Smurfs

Segundo seu criador, os anõezinhos azuis foram baseado nos Trolls, personagens das lendas nórdicas. Antes de se decidir pela cor azul para seus novos personagens, Peyo pensou em amarelo e vermelho, mas descartou a ideia porque a primeira passa ideia de doença e fraqueza e a segunda lembra violência. O azul remete mais ao mundo infantil, na opinião do cartunista. Em mais um daqueles casos em que os personagens coadjuvantes superam os principais, os Smurfs conquistaram uma legião de fãs e tornaram seu criador conhecido no mundo inteiro, muito mais do que com Johan e Pirlouit.

Álbuns da Ed. Vecchi

No Brasil, os Smurfs chegaram em 1975, em HQs publicadas pela Editora Vecchi (a mesma que, na época, lançava a revista Mad). Na época, eles eram chamados de duendes Strunfs e não fizeram muito sucesso. Porém, na década de 80, com a série animada produzida pelos estúdios Hanna-Barbera e exibida dentro do programa Balão Mágico, os Smurf viraram febre, gerando uma série de produtos. Os personagens voltaram às bancas em quadrinhos em 1982, pelas mãos da Editora Abril, que republicou o material já lançado pela Vecchi, porém adaptando os nomes dos personagens para os que eram usados no desenho animado. Os quadrinhos também lançaram o verbo smurfar, usado para tudo que os anões faziam, não importando o que era.

Coleção completa lançada pela Editora Abril em 1982/83

O Dia Mundial dos Smurfs acontece neste sábado e um site foi criado para divulgar o evento, onde os fãs podem postar suas fotos ao lado das criaturinhas azuis e divulgar no Twitter ou Facebook. No entanto, a página não informa claramente o que vai acontecer nessa dia – se bonecos dos personagens vão interagir com as crianças ou se será apenas um evento para divulgação do filme. De qualquer forma, fica registrada a data e a expectativa de uma volta da Smurfmania. Peyo faleceu em dezembro de 1992, aos 64 anos, mas a inocência presente em seus personagens é algo que precisa ser resgatada sempre e a volta dos Smurfs é mais do que bem vinda para ajudar nessa tarefa.

ATUALIZADO (22/06): Segundo informações da Sony, empresa que promove o filme e o evento, a ação que acontecerá no Obelisco do Ibirapuera será exclusiva para jornalistas e foi editada no texto. A assessoria informa que, para o público em geral, haverá ações durante todo o dia, com diversos pontos da cidade sendo iluminados de azul e personagens circulando pelos locais. Outras atividades serão divulgadas em breve. Fiquem atentos!

ATUALIZADO 24/06: A assessoria da Sony, responsável pela realização do Dia Mundial dos Smurfs dá mais detalhes sobre como será esse evento. Os participantes são convidados a comparecerem vestidos como os personagens (de gorro, calça e sapatos brancos e corpo pintado de azul). Embora seja solicitado que todos compareçam vestidos de smurf da cabeça aos pés, os eventos terão gorros camisetas azuis à disposição. A brincadeira visa estabelecer um recorde mundial e garantir o registro no Livro Guiness dos recordes sob o título de Maior Encontro de Pessoas Vestidas de Smurfs em um período de 24 horas em Locais Múltiplos. Para isso, juízes do Guiness estarão presentes em 12 cidades ao redor do mundo. Espera-se um total de mais de 2500 “smurfs”.

Além disso, bonecos dos Smurfs em “tamanho real” (ou seja, de 19 cm de estatura) habitarão o terraço do Hotel Trocadero de Paris (defronte da Torre Eiffel), a praça principal de Reykjavik, na Islândia, o Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá, Colômbia, e áreas de grande concentração de público em Genebra e Zurique, na Suíça. No Brasil, os Smurfs marcarão presença com a iluminação de monumentos em azul e um passeio dos personagens pela cidade de São Paulo.

Peyo, o verdadeiro Papai Smurf

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s