Mauricio de Sousa, o super-herói brasileiro

Ele é, sem exagero, o maior quadrinista brasileiro, vendeu cerca de um bilhão de gibis ao longo de mais de 50 anos de carreira, tem seus títulos publicados em diversos países e mantém o mesmo pique criativo de quando começou a carreira. Claro que estamos falando de Mauricio de Sousa, o “pai” da Turma da Mônica, que é o destaque da edição 27 da revista Mundo dos Super-Heróis, que chega às bancas esta semana.

Dossiê do criador inova ao sair do tema "super-heróis"

A revista inova ao trazer um dossiê de um criador brasileiro que não tem a ver com heróis superpoderosos, mas cuja carreira pode ser considerada heroica, levando em conta a dificuldade de mercado para os quadrinhos nacionais. Nas 50 (!) páginas do dossiê, é apresentada toda sua carreira, desde que era um repórter policial na Folha de São Paulo, passando pela publicação das primeiras tiras, a criação de seus personagens, carreira cinematográfica, internacional, licenciamento e projetos futuros. O dossiê fecha com uma entrevista exclusiva.

Animações da DC adaptam arcos das HQs

Outra matéria de destaque é a seção Especial, com as animações em longa-metragem da DC Comics, que inovou ao adaptar arcos fechados de histórias em quadrinhos direto para o mercado de DVD. O jornalista Jota Silvestre enumera cada uma, incluindo informações dos extras que podem ser encontrados em cada disco. São elas: A Morte do Superman, Liga da Justiça: A Nova Fronteira, Batman – O Cavaleiro de Gotham, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde: Primeiro Voo, Superman/Batman: Inimigos Públicos, Liga da Justiça – Crise nas Duas Terras, Batman contra o Capuz Vermelho, Superman/Batman: Apocalypse, DC Showcase: Superman/Shazam – O Retorno do Adão Negro e os curtas Jonah Hex, Arqueiro Verde e Espectro.

Todas as encarnações da Mulher-Gato nos quadrinhos, cinema e TV

A seção Procurado, que sempre apresenta um supervilão, traça um perfil da Mulher-Gato, tanto nos quadrinhos como na TV e cinema, trazendo todas as atrizes que já encarnaram a sensual inimiga do Batman. Já a seção Grandes Revistas enfoca o grande sucesso da Editora Abril nos anos 80/90: a revista Grandes Heróis Marvel (que ganhará um recomeço no mês que vem pela Panini, conforme notícia já noticiado por aqui). Completam a edição matérias com o perfil do Besouro Azul, os bonecos de zumbis na seção Action Figures, resenha do filme Thor e X-Men: First Class, além de uma coletânea de heróis do mundo real na coluna Mundo Bizarro.

Um grande sucesso da Editora Abril

Mundo dos Super-Heróis 27 é da Editora Europa e custa R$ 14,90. À venda também em versão para iPad por US$ 0,99 na loja da Apple.

Anúncios

3 comentários

  1. Não dá nem para imaginar o que seria do mercado brasileiro de quadrinhos sem esse homem e sua importância para a divulgação da nona arte. Quando pensam em quadrinhos feitos no Brasil, seu nome é o primeiro lembrado não á à toa. E sua personalidade mantém a mesma humildade de quando começou, o que, pra mim, é sua maior qualidade. Assim que encontrar essa edição, não deixarei de levá-la. ótimo post.

    (http://quadrinhospraquemgosta.blogspot.com)

  2. Gostei dessa matéria! Lembro-me de quando era criança, sempre que chegava um pacote mensal com revistas novas era uma disputa entre meus irmãos e eu para ver quem abria primeiro!
    Realmente, ele tem grande valia para nós brasileiros na indústria dos quadrinhos. E olha que os personagens não têm poderes e as histórias são “banais” [no sentido da verossimilhança com o cotidiano].
    Também to doido pra ver a Anne Hathaway como Mulher-Gato. Além de considerá-la uma ótima atriz ainda é um filme do Bátima do Nolan!!!!
    Aaaahh, vc perdeu a chance de dar aquela notícia da Mística-Maravilha e do Ajax-X em primeira mão… Já postei no flog… HOIAHAOIUHAOIHAOIU
    http://www.fotolog.com.br/lio_lioman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s