Dez momentos de Smallville que você não viu

Hoje é o fatídico dia em que a mais longa série de super-heróis já produzida chega ao seu final, após dez anos de aventuras e 216 episódios (sendo dois deles com duas horas de duração). Smallville chega ao final com uma marca histórica. Alguns fãs mais conservadores podem até reclamar que a série modificou a mitologia do Homem de Aço e criou um monte de bobagens, o que é verdade. Mas também são obrigados a reconhecer que a série acertou muitas vezes e rejuvenesceu o personagem para o século XXI. Além de introduzir todo o universo dos quadrinhos ao longo da década seja com personagens, seja resgatando elementos de antigas HQ dos anos 50/60, na chamada Era de Prata (algo que a maioria dos telespectadores de Smallville nem faz ideia, porque não era nascida).

"Bem melhor em Technicolor", diria Lois

Polêmicas à parte, a série sempre foi recheada de referências ao universo do Homem de Aço. Resgatamos aqui algumas delas. Claro que existem muitas outras, que muitas vezes passam despercebidas até mesmo pelo fã mais ardoroso. Nem por isso, essas sutis menções prejudicam o entendimento da série como um todo. Elas são apenas uma diversão a mais aos olhos mais atentos. Talvez você tenha visto as que destacamos aqui, talvez tenha visto outras que não mencionamos ou até mesmo tome seu primeiro contato com elas agora. Não importa: o que vale é saber que Smallville marcou época e apresentou o Superman a uma nova geração. O sucesso da série se confirma em sua duração. Mas o Superman não acaba hoje: ele permanece aí, já há 76 anos e vai continuar por muitos mais, encantando as gerações seguintes. Porque o mundo precisa de heróis.

Capa vermelha esteve presente desde sempre

10 – Capa vermelha: A emblemática capa do Homem de Aço foi mostrada em vários episódios. Logo no primeiro, 1.01 Piloto, após cair no lago, atropelado por Lex Luthor, Clark salva a vida daquele que se tornaria seu pior inimigo e, resgatado, se enrola numa toalha vermelha. Em 4.01 Cruzada, quando Lois encontra Clark pelado no milharal, ela o leva para o Centro Médico de Smallville enrolado numa toalha vermelha. Em 4.14 Krypto, ao dar um banho no cachorro dos Kent, ele também sai andando com uma toalha vermelha nas costas. Finalmente, em 10.03 Supergirl, quando Kara evita a queda de um outdoor na população, um pano vermelho cai por trás dela, simulando a capa da heroina.

Sequência do salto de Clark em Insurreição

9 – “Capaz de saltar altos prédios com um único pulo”: No princípio, o Superman não era capaz de voar. Ele apenas saltava longas distâncias. Quando foram levadas para o rádio, as aventuras do herói começavam com uma empolgante narração que procurava passar toda a emoção de seus poderes a um público que não tinha a imagem para mostrar seus feitos: “Mais rápido que uma bala! Mais poderoso que uma locomotiva! Capaz de saltar altos prédios com um único pulo!…” Como uma das premissas da série era que o jovem Superman ainda não tinha descoberto seu poder de voo, os roteiristas aproveitaram esta antiga descrição no episódio 2.12 Insurreição, quando Clark precisa salvar sua mãe e Lionel Luthor de um sequestro em Metrópolis e salta do alto do Planeta Diário até o edifício da LuthorCorp. Já em 8.07 Identidade, Jimmy consegue tirar uma foto de Clark em ação e publicá-la na primeira página do Planeta Diário. A manchete que estampa a matéria é “Mais rápido que uma bala.”

"Mais rápido que uma bala"

De óculos, em dois momentos

8 – Cadê meus óculos?: A primeira vez que Clark foi visto de óculos, foi no episódio 3.10 Sussurro. Após sofrer um acidente envolvendo, obviamente, kryptonita, Clark fica cego e é levado por seus pais a um oculista.  A cena é divertida, pois ele sai da sala sentindo-se ridículo (como qualquer adolescente que necessita de óculos) e sua mãe diz que ele fica charmoso com o acessório. O tema voltaria à tona em 7.18 Apocalipse, quando Clark viaja para outra dimensão e precisa investigar Lex. Lois propõe um disfarce e, ao perceber que “falta alguma coisa” no visual, lhe dá um par de óculos.

Remy Zero canta o tema de abertura da série

7 – Somebody Saaaaaaaaaaave Me: No episódio 1.21 Tempestade, a banda que anima o baile da escola é Remy Zero, a mesma que canta a música-tema de abertura de Smallville, Save Me. Outra participação musical acontece em 3.07 Magnetismo: Josh Kelley, intérprete da música Almost Honest, aparece na cena em que Lana e seus amigos passeiam no parque de diversão.

O dispositivo na mesa lembra o que aparece em Superman, o filme (1978)

6 – Prisão espacial: Em 8.04 Instinto, Tess usa um dispositivo giratório para conter a energia do cristal kryptoniano em seu poder. Este aparelho é idêntico à prisão com que Jor-El captura os três vilões da Zona Fantasma no início de Superman, o Filme (1978).

Referências ao icônico S

5 – Super Símbolo: O famoso S do personagem também aparece várias vezes durante a série. Uma delas acontece em 4.01 Cruzada, quando Clark se materializa no milharal. A descarga elétrica que acontece com sua chegada forma a letra na cratera. Em 7.20 Pólo Norte, Clark sobrecarrega os sistemas de Brainiac numa usina elétrica. Segue-se uma explosão e, quando as cinzas do vilão se espalham pelo ar, uma delas forma uma imagem semelhante ao símbolo do Superman.

O rosto do General Zod (detalhe) no corpo de Luthor

4 – Ajoelhe-se perante Zod: Para os espectadores de Smallville, Zod tem o rosto do ator Callum Blue. Mas para os fãs mais antigos, Zod é Terence Stamp, ator que interpretou o personagem em Superman, O Filme (1978) e Superman II (1980). Pois suas feições não foram esquecidas em Smallville. No episódio 1.06 Zod, quando o vilão é expulso do corpo de Lex, a forma fantasmagórica que sai dele tem a mesma aparência de Stamp quando este interpretou o vilão no cinema.

Apostando corrida e exibindo várias identidades

3 – Flash de várias épocas: No episódio 4.05 Fugindo, Clark investiga o apartamento de Bart e encontra uma série de identidades falsas na carteira do jovem, cada uma com o nome de um personagem que já usou o nome de Flash nos quadrinhos: Jay Garrick (nos anos 40), Barry Allen (nos anos 50), Wally West (nos anos 80) e Bart Allen (nos anos 90). No mesmo episódio, Clark e Bart apostam corrida para ver quem é mais rápido, fazendo referência a uma HQ dos anos 60, na qual o Homem de Aço e o Relâmpago Escarlate disputam para ver quem é o “homem mais rápido do mundo”. Outras corridas se sucederam.

Tributo aos longa-metragens do Homem de Aço

2 – Das telas do cinema: O uniforme do Superman que vem sendo mostrado desde o início da décima temporada é o mesmo usado por Brandon Routh em Superman Returns. Além disso, em 5.01 Chegada, Clark atira o cristal para longe e este constrói sozinho a Fortaleza da Solidão, repetindo o mesmo gesto de Jeff East (intérprete do jovem Clark) em Superman, O Filme. Em outra cena, Jor-El pede a Clark que estude a história de Krypton e cenas do longa-metragem são projetadas em flashback. Mas o que mais mexe com o coração dos fãs é a trilha sonora de John Willians, que pode ser ouvida em 2.17 Respostas, quando Clark se encontra com o Dr. Virgil Swann (Christopher Reeve). É de arrepiar de emoção.

Santo jogo dos sete erros, Batman!

1 – Batman em Smallville (e ninguém viu!): Uma das maiores reclamações dos fãs da série é que Clark contracenou com todos os heróis da DC… menos com o preferido: Batman. Os produtores alegaram que, por questões contratuais, o Homem-Morcego só pode ser usado nos filmes para o cinema. Mas nem por isso, deixaram de incluir uma referência que passou despercebida pelo mundo inteiro. Em 1.06 Destino, a vidente Cassandra Carver toca em Lex e vê um futuro negro: como presidente dos Estados Unidos, Luthor aparece rodeado de cadáveres. Entre eles, podemos ver um com a máscara do Batman, outro no formato da cabeça do Caçador de Marte, o anel do Lanterna Verde e os braceletes da Mulher-Maravilha.

E aí, você viu todas essas cenas e detalhes?

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s