Habemus mangá

O papa Bento 16 também virou personagem de mangá. Durante a realização do Dia Mundial da Juventude 2011, que vai acontecer este ano, no dia 16 de agosto, em Madri, será distribuída uma HQ que conta a história do pontífice desde sua eleição até os dias atuais.

A revista será publicada pela editora Atiqtuq, que publica quadrinhos religiosos no projeto Manga Hero, cujo foco são os heróis bíblicos. Serão publicados cerca de 300 mil mangás do papa em inglês e espanhol e distribuídos gratuitamente em vários pontos, durante o evento.

A HQ será escrita por Gabrielle Gniewek, um estudante da John Paul the Great University (JP Catholic) de San Diego, Califórnia (EUA) e tem o objetivo de fazer com que o público conheça mais sobre Bento 16 além do fato dele ser líder da Igreja Católica. Segundo Jonathan Lin, Diretor da Atiqtuq, a escolha do estilo mangá se deve ao fato desse tipo de publicação cobrir uma grande quantidade de temas e gêneros. “Queremos usar o mangá como uma ferramenta para mostrar aos jovens e ao mundo que a Igreja não teme a modernidade nem a cultura que muda.”

O Papa virou super-herói em HQ de 2005.

Não é a primeira vez que o papa vira história em quadrinhos. João Paulo II, um dos papas mais populares do último século, teve diversas versões de sua história contadas em quadrinhos. Numa delas, talvez a mais curiosa, o papa é retratado como super-herói, com acessórios como a capa antissatânica, o cetro de luz e fé, o cinto de castidade (uma versão do cinto de utilidades do Batman, com água benta, vinho, imagens dos santos e uma Bíblia Sagrada) e o escudo antipecado.

Apesar do humor explícito, a revista El increíble Homo Pater, escrita pelo quadrinhista colombiano Rodolfo León Sánchez, tenta mostrar o heroísmo do homem que liderou o catolicismo por mais de 25 anos e pregou a paz corajosamente ao redor do mundo. Bem mais antiga é a HQ produzida pela Marvel em 1982, com roteiros de Steven Grant e arte de John Tartaglione e Joe Sinnott.

Marvel também retratou a história de João Paulo II

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s