Guarda-roupa: Trajes aracnídeos

Após a morte do Tocha Humana (publicado nos EUA na edição Fantastic Four 587), a revista do grupo foi cancelada. Bem, mais ou menos… Na verdade, isso foi apenas uma desculpa para o lançamento de um novo título, no qual os três remanescentes do Quarteto Fantástico se juntam ao não menos fantástico Homem-Aranha para criar a Future Foundation (Fundação Futuro, em tradução livre). Note que o FF do título original (Fantastic Four) permanece.

“Tia May, por favor, lave meu lençol…”

Chama a atenção o novíssimo uniforme do aracnídeo, que deixou o clássico azul e vermelho e adotou um todo branco, com detalhes em preto, como se tivesse saído de um episódio de Plantão Médico ou das aventuras do Gasparzinho. Mas, quem pensa que o Amigão da Vizinhança adota o estilo conservador na confecção de seus trajes, engana-se. O guarda-roupa do herói é repleto de versões variadas do seu uniforme, que migra entre o bacana e o bizarro com a mesma fluência com que ele se balança pelos telhados em suas teias. Acompanhe a seguir as mais marcantes:

Calma, gente! Ele lava o sovaco, sim. As teias são parte do uniforme!

Clássico com teias nas axilas: Quando o herói foi criado, em 1963, o desenhista Steve Ditko dotou o personagem com teias embaixo dos braços. O motivo é simples: como ele não podia voar, as teias serviam para que os ventos pudessem ajudar o Homem-Aranha a planar enquanto se balançava. O tamanho das teias variava conforme a aventura, o que levanta a seguinte questão: a teia fazia parte da roupa ou o herói as fazia a cada troca de roupa, usando seus lançadores? Hmmm… melhor não saber a resposta…

Visual Clássico

Visual Clássico: Com a saída de Ditko da arte do aracnídeo, assumiu John Romita, com um desenho mais clean e traço bem definido. Nos primeiros desenhos, Romita manteve as teias sobre as axilas, mas gradativamente elas foram diminuindo até sumirem de vez.

Uniforme que se tornou bastante popular nos anos 90

Traje Negro: Na saga Secret Wars, o Homem-Aranha teve seu uniforme destruído durante uma batalha. Utilizando a tecnologia alienígena do planeta em que se desenrolava a história, o herói criou para si um novo traje, inconscientemente influenciado pela roupa da nova Mulher-Aranha. Mais tarde, descobriu que o traje era, na verdade, um ser vivo que se alimentava de sua adrenalina e conseguiu expulsar o simbionte. Este, se uniu a Eddie Brock e formou o vilão Venom. O visual da roupa, no entanto, se tornou bastante popular e Peter fez para si um outro uniforme em tecido, aposentando o vermelho e azul por um tempo.

 

A coisa mais legal da Saga do Clone

Aranha Escarlate/Novo Aranha: Durante a controversa Saga do Clone, nem Peter Parker aguentou tanta babaquice e decidiu abandonar a carreira de herói para dedicar-se a Mary Jane e à bebê que  ela esperava. Com isso, o seu clone, Ben Reilly, assumiu a identidade de Homem-Aranha. O clone já vinha atuando como Aranha Escarlate havia algum tempo, mas quando adotou o nome de Homem-Aranha, decidiu caracterizar a mudança com um novo uniforme (até bacana, por sinal): a aranha do peito cresceu, os lançadores de teia ficaram expostos, as luvas ganharam detalhes azuis nos dedos e a calça e botas também mudaram. Com o fim da saga, Peter reassumiu sua identidade e seu uniforme antigo. Pena que o Aranha Escarlate também morreu.

Homem-Aranha Clone e seu novo uniforme

Aranha-Fênix?!? WTF???

Aranha Fênix: Ok, roteiristas. Agora vocês extrapolaram! Numa aventura em que se une ao grupo Excalibur, o Homem-Aranha ganhou os poderes da Fênix e combinou seus poderes com os da mutante. Ou quase isso. Sei lá, nunca li essa história mesmo! Só sei que, graças a Deus, ela nunca chegou a ser publicada no Brasil. É muita bizarrice pra um personagem só.

Te cuida, Capitão Marvel!

Aranha Cósmico: Possuído por uma entidade alienígena chamada Capitão Universo, o Homem-Aranha ganhou poderes cósmicos por um curto período, durante a saga Atos de Vingança. O traje acompanhou essa mudança de personalidade.

Cafonice sem limites

Homem-Aranha Sem Limites: Criado para um desenho animado do herói nos anos 90 (Spider-man Unlimited), o novo traje conferia ao aracnídeo algumas habilidades para viver aventuras espaciais. O desenho não agradou e foi cancelada após 13 episódios. A brincadeira, no entanto, rendeu uma utilização deste mesmo traje numa HQ do herói em que ele enfrenta Blastaar, o tirano da Zona Negativa e o Carnificina. O uniforme aparece do nada e desaparece da mesma forma mal explicada, dando a entender que tudo não passou de uma brincadeira mesmo! E de mal gosto!

Traje não utilizável em dias de chuva

Aranha de Ferro: Para enfrentar vários inimigos de uma só vez, o Homem-Aranha precisou de uma proteção extra e de fluídos de teia especiais. Então, criou para si uma armadura pra lá de bizarra que não durou nem até o final da história. Os leitores agradecem.

Variação feia do traje clássico

Aranha Dinastia M: Quando a Feiticeira Escarlate enlouqueceu, sua mente criou um mundo onde os mutantes dominaram a humanidade e os humanos eram minoria. Nesse mundo maluco, o Homem-Aranha estava casado com Gwen Stacy, seu primeiro grande amor, e seu uniforme também sofreu pequenas alterações.

Literalmente, uma aranha!

Aranha de Ferro II: Surgiu na saga Guerra Civil e foi criado pelo bilionário Tony Stark como um presente para Peter, para que ele tivesse poder suficiente para a guerra que se avizinhava. Na verdade, foi uma forma que Tony encontrou de “comprar” a amizade de Peter para o seu lado da Guerra, pois o Homem de Ferro é, antes de tudo, um estrategista. A roupa tinha as mesmas cores da armadura do Homem de Ferro (vermelha e amarela) e tinha acoplado nas costas quatro “patas” de aranha para dar um auxílio extra ao herói. Além disso, o traje também tinha um rádio embutido para sintonizar a frequência da polícia, lentes infravermelhas e ultravioletas, filtros de carbono na região da boca para proteger o herói de toxinas, uma liga de teia que permitia voos a curta distância, GPS e comunicação por micro-ondas. Tudo isso também permitia a Stark monitorar o herói, claro (de bobo, Stark não tem nada!). Após romper com o Homem de Ferro e passar para o lado do Capitão América na guerra, o Aranha abandonou a armadura, que foi aproveitada na Iniciativa dos 50 Estados e deu origem ao grupo dos Aranhas Escarlates.

Ideal para passeios noturnos

Aranha Neon: Uniforme recém-lançado nos EUA e que faz parte da nova saga do aracnídeo, Big Time. Suas características ainda são desconhecidas, mas o visual é bem Século XXI, não acham?

O visual até que é legal. As cores é que não combinam…

Aranha FF: Uma inversão do traje negro – branco com detalhes negros – a nova roupa marca o ingresso do herói na equipe do Sr. Fantástico, Mulher Invisível e Coisa, em substituição ao Tocha Humana. Novo grupo, novo traje. O futuro tece sua teia e o Homem-Aranha acompanha as tendências da moda.

Outras versões:

Esse uniforme foi só um delírio da Disney…

Homem-Aranha Tron: No final do ano passado, para promover o filme Tron: O Legado, a Marvel (como nova subsidiária da Disney) lançou capas especiais de suas revistas com os heróis em trajes que lembravam o filme recém lançado. Nas histórias em quadrinhos, no entanto, o Homem-Aranha nunca usou este uniforme. No entanto, não deixou de ser uma experiência divertida e que criou um visual bem bacana.

Teaser promocional. E só.

Aranha Quarteto: Uma imagem teaser foi lançada, no final do ano passado, para promover as edições 2011 dos títulos Marvel, com o Aranha usando uma variação do traje do Quarteto Fantástico. Provavelmente tratava-se apenas de uma chamada para a o ingresso do herói no grupo, uma vez que ele nunca usou tal uniforme.

Homem-Aranha do futuro

Homem-Aranha 2099: No final deste século, o jovem Miguel O’Hara tem seu DNA alterado por acidente e adquire poderes especiais, assumindo o manto de ser o novo Homem-Aranha. O traje foi baseado numa velha fantasia de Halloween e está mais para fantasmagórica do que para aracnídea. O Universo 2099 foi criado em 1992 e apresentou aos leitores novas versões de heróis clássicos da Marvel, mas não durou muito tempo. O Homem-Aranha, porém, se manteve na memória do público até hoje, Seja no presente ou no futuro, o Amigo da Vizinhança mantém o posto de herói mais popular do Universo Marvel.

Anúncios

19 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s