The Cape: novo herói da TV

Estreou no dia 3 de janeiro, no canal NBC americano, a nova série The Cape, que narra as aventuras do mais novo super-herói da TV. Criada por Tom Wheeler, a série conta a história do policial Vince Faraday, um dos guardas mais corretos da políciade Palm City, orgulho de sua família e, principalmente, do filho Trip. Com o surgimento de um criminoso mascarado chamado Chess e com a dificuldade das autoridades em achar pistas sobre ele, conclui-se que há um círculo de corrupção dentro da própria polícia, a ponto de uma empresa de segurança chamada Ark assumir a responsabilidade de proteger a cidade. Para não ficar sem emprego, Vince concorda em prestar serviços à Ark.

David Lyons é Vince Faradey, vulgo o Capa

Ele recebe uma mensagem misteriosa do hacker Orwell, que lhe dá pistas sobre um esquema de contrabando armado pela própria Ark. Ao investigar, junto com seu melhor amigo Marty, Vince é preso e descobre que não apenas havia sido traído por Marty como o presidente da Ark, Peter Fleming, é o próprio Chess. Fleming põe sua máscara em Vince e arma uma perseguição contra o policial, para que a imprensa noticie que ele, Vince, era o criminoso. Durante a perseguição, Vince consegue fugir ao cair num poço do esgoto no exato momento em que um caminhão explode.

De robô em Terminator para hacker em The Cape: estigma tecnológico

Dado como morto, o policial é encontrado por um grupo de assaltantes circences que só não lhe matam porque ele concorda em ajudá-los a realizar pequenos roubos para ferir a moral da Ark. Em troca, os artistas passam a treiná-lo na arte do ilusionismo para que ele possa recuperar sua honra e provar que não era criminoso. Para isso, ele assume a identidade do herói dos quadrinhos que seu filho lê, chamado O Capa e passa a combater o crime em sua nova identidade, mantendo a falsa notícia de sua morte a fim de proteger os familiares. Conta com a ajuda de Orwell, que, na verdade, é uma mulher (Summer Glau, da série Terminator) e dos ladrões circenses.

Lagarto de V? Não, os olhos trazem imagens de peças de xadrez

A série segue o padrão da maioria dos seriados sobre o tema, com ação, mistério e toques de humor. O enredo brinca com os termos do jogo de xadrez ao colocar o personagem Chess (Xadrez, em inglês) como antagonista do herói ao mesmo tempo em que causa uma reviravolta na vida do policial: de uma hora para outra, ele passa de modelo a criminoso, sendo obrigado a agir na clandestinidade para proteger sua família e usando uma identidade secreta para reconquistar a confiança do próprio filho. Literalmente, sua vida é colocada em xeque. A diversão maior fica por conta que o Capa não possui super-poderes: ele apenas utiliza técnicas de ilusionismo e luta. Sua capa também é utilizada com precisão para capturar objetos e até pessoas.

Membros do Circo do Crime: o anão é invocado!

Ao mesmo tempo, a série mostra que o crime pode ter várias faces, já que a polícia se corrompeu e, disfarçada de entidade honesta, engana a população. Ao mesmo tempo, os ladrões circenses passam a cometer pequenos furtos para desacreditar a empresa de segurança, e ainda conta com a ajuda de um policial super-herói. Resta saber se ele, com sua moral restaurada, vai continuar a concordar com os delitos dos companheiros ou irá se voltar contra eles. E até que ponto Orwell também não é uma criminosa, ao invadir e controlar os sistemas computadorizados? São questões interessantes para serem discutidos nos próximos episódios.

Das telas para os quadrinhos (ou o contrário?)

The Cape já havia sido anunciada na Comic Con San Diego 2010, quando as emissoras de TV aproveitam o burburinho do evento para divulgar sua programação de novas séries e novas temporadas. Na ocasião foi distribuída uma HQ com um preview do que seria o personagem para atrair a audiência. The Cape vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h. O episódio piloto, exibido no dia 9 de janeiro (domingo), teve uma audiência de 8,4 milhões de telespectadores.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s