A arte da arte sequencial

Que os quadrinhos são uma forma de arte, ninguém tem dúvida, tanto que as HQs também são chamadas de “arte sequencial”. Acontece que alguns artistas resolveram levar ao extremo esse conceito e criaram algumas versões bastante inusitadas dos heróis dos quadrinhos, transformando personagens mundialmente conhecidos em obras de arte que rivalizam com as mais importantes e valorizadas pinturas da arte mundial.

Direto da Guernica para os quadrinhos

O artista plástico Mike Esparza, por exemplo, inspirou-se na arte cubista de Pablo Picasso e criou várias telas com os super-heróis no estilo do pintor espanhol. O resultado é, no mínimo, curioso e as obras estão à venda no site do artista.

Distorção espacial

Beleza cubista

Flash estilo Picasso

O italiano Leonardo Da Vinci também já inspirou o artista brasileiro Wanderline Freitas a criar uma versão super-heróica do famoso quadro “A Última Ceia”. No lugar de Jesus e seus apóstolos, Superman e outros heróis, tanto da Marvel quanto da DC. É interessante notar que, diferente da ceia original, na qual as mulheres não participaram, a obra de Freitas não esqueceu da Mulher-Maravilha e colocou-a no lugar de São João (os leitores de Dan Brown vão entender a referência). O autor também possui um site que merece uma visita, pois é possível ver outras obras em estilo próprio, com super-heróis ou não.

O Capitão América não gostou de ser retratado como Judas.

A Proporção do Aranha e a Viúva Negra: títulos criativos

Da Vinci e seu homem vitruviano e a Pietà de Michelângelo também foram referência para o artista italiano Giuseppe Veneziano criar pinturas com o Homem-Aranha como protagonista. Polêmico, Veneziano também pintou o aracnídeo em cenas pouco ortodoxas, como na tela em que ele é seduzido pela atriz pornô Cicciolina, ou na tela em que a Mulher-Maravilha está… hã… acariciando seu corpo sobre o uniforme. Veja mais no site do artista.

Proibido para menores

Santa poltrona aconchegante, Batman!

O cartunista Ziraldo montou, ano passado, uma exposição chamada Zeróis, na qual retrata vários personagens em seu estilo inconfundível. A mostra ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e reuniu 44 ilustrações que iam de Batman a Capitão América, passando, claro, pelo Superman. Na época, o criador do Menino Maluquinho afirmou que desenha os Zeróis desde menino e que a exposição foi um evento que demorou 60 anos pra acontecer.

Batman e Monstro do Pântano em madeira pirografada

Mas nem só de pintura vive um artista plástico. Alguns ilustradores deixaram de lado o pincel, tinta e tela branca para trabalhar com outros materiais até mais difíceis de manejar, o que valoriza ainda mais a obra. O americano Daniel Crosier, por exemplo, entalha madeira utilizando o método da pirografia – técnica que consiste em queimar a superfície do material utilizando um ferro quente. O resultado final dá um ar de requinte ao trabalho. Conheça mais sobre o trabalho do artista visitando sua página na internet.

Design infernal do Motoqueiro Fantasma

Quadrinhos, arte, cultura e humor

Por fim, mas não menos importante, como esquecer da exposição História em Quadrões, do desenhista Mauricio de Sousa, que retrata a Turma da Mônica em obras clássicas conhecidas mundialmente, tanto da pintura como da escultura. A mostra ganhou duas versões e não apenas “copia” as obras originais, mas também apresenta uma referência histórica de cada uma, trazendo cultura a crianças e adultos que, ao mesmo tempo em que se diverte vendo as versões “monicalizadas”, também conhecem um pouco das obras originais que a inspiraram.

Pausa no combate ao crime para uma leitura básica

Poderíamos falar muito mais sobre quadrinhos e arte, mas já deu pra perceber que os dois conceitos são uma coisa só e que um serve de referência para o outro. Portanto, fica a dica para os pseudo-intelectuais de plantão tomarem cuidado quando forem criticar aquele amigo nerd. Ele pode ser mais cult do que você pensa.

*Agradecimento ao amigo Daniel Valente por ter cedido as fotos da Exposição Zeróis.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s