O mundo é dos nerds

Este foi o ano dos nerds no cinema. Primeiro foi Kick-Ass – Quebrando Tudo, que trouxe o mundo dos leitores de histórias em quadrinhos para as telonas numa aventura pra lá de violenta, mas muito divertida. Agora é a vez de Scott Pilgrim contra o Mundo, que chegou aos cinemas na última semana, sem qualquer alarde, o que é um verdadeiro disparate, já que o filme é o que há de mais divertido em comédias adolescentes nos últimos anos.

Epa, falta um nesse quarteto!

A película narra a história de um jovem de 22 anos (o Scott Pilgrim do título, interpretado pelo ator Michael Cera, de Juno e Superbad: É hoje, ambos de 2007), baixista da banda Sex Bob-Omb, formada por mais três amigos. O grupo sonha com uma oportunidade de tocar para um grande público e ser descoberto por algum caçador de talentos de uma gravadora famosa. A maior frustração de Pilgrim é que sua ex-namorada também tocava numa banda semelhante e virou uma celebridade, enquanto ele e seus amigos vivem mendigando uma chance.

Quer coisa mais nerd do que coraçõezinhos flutuantes durante o beijo?

Apesar da idade, o rapaz ainda vive num mundo adolescente. Tanto que vive trocando de interesses amorosos. Ele se interessa por uma chinesa de 17 anos e começa a sair com ela, mas se apaixona perdidamente por outra garota chamada Ramona Flowers, uma entregadora da loja virtual Amazon. Porém, para conquistar Ramona, ele terá que derrotar sete ex-namorados dela, que se uniram para formar a Liga dos Ex-Namorados do Mal.

Cada soco vale pontos

O enredo se desenrola nesse clima totalmente nonsense criando situações pra lá de absurdas e divertidas em ritmo de videogame. Desde a trilha sonora até os efeitos, com onomatopeias, lutas coreografadas e em câmera lenta e personagens que se transformam em moedas quando são derrotados, tudo é muito anormal. Exatamente por isso, é engraçado. O filme tem um ritmo tão frenético que, em vários momentos, a tela mostra a ação, informações paralelas sobre os personagens (como idade e profissão – recurso frequente nos games) e a própria legenda. Quem não tiver uma leitura dinâmica se perde em meio a tantos dados.

“Morra de inveja do meu cabelo, Lex Luthor!”

Entre os ex-namorados de Ramona, estão Chris “Tocha Humana” Evans e Brandon “Superman” Routh, ambos em papel hilariante. Evans interpreta o astro de cinema Lucas Lee, cujo superpoder está na habilidade de andar de skate em corrimões (!!!) e de contar com a ajuda de vários dublês para cenas perigosas. Já Routh interpreta Todd Ingram, baixista da banda rival cujos poderes telecinéticos são creditados à alimentação vegetariana. A peruca loura-oxigenada-emo-de-astro-do-rock de Routh é só um motivo a mais para rir.

Esqueceram de Macauley, mas não do irmão dele.

Outro personagem que merece destaque é Wallace, o amigo gay de Scott (interpretado por Kieran Culkin, irmão de Macaulay Culkin, de Esqueceram de Mim), que vive fazendo intervenções inteligentes e uma mais engraçada que a outra. Sem contar, claro, o desfile de corpos diferentes que aparecem em sua cama. Como ele mesmo diz, em determinada cena, “não fui eu quem inventou as regras do mundo gay”.

Street Fighter? Mortal Kombat? Não! Scott Pilgrim.

Scott Pilgrim contra o Mundo é um desfile de tudo que é nerd: quadrinhos, super-heróis, bandas de garagem, videogames, personagens estereotipados e muito surrealismo. Os puristas, que criticam as cenas irreais e exageradas dos filmes de ação, provavelmente vão odiar essa comédia. Talvez seja por isso que algumas pessoas deixaram a sala antes do filme terminar. A estes, só resta dizer: perderam a chance de se divertir pra caramba!

“Luke, eu sou seu pai!”

Ah, sim… faltou dizer que o filme é baseado na HQ homônima de Bryan O’Malley… mas, no meio de tanta nerdice, isso já era de se esperar, não?

Fonte de inspiração

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s